13 de janeiro de 2026

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro e não gostou, não significa que esse livro é ruim, é apenas um livro que você não gostou de ler.

Olhando, rapidamente, a lista dos livros mais vendidos no Brasil em 2021, podemos perceber que muitos bestsellers não são os livros clássicos, ainda que alguns deles apareçam na lista. A maioria, pelo que pude perceber, são livros de autoajuda, como: dicas pare ser um milionário, como viver melhor, como ter amigos e assim vai. Mas tudo isso não significa que esses livros são ruins, só existem livros para todos os gostos.

Será que um livro com a imagem de capa de um Youtuber famoso é menos qualificado que qualquer outro livro? Para saber se um livro é bom ou ruim, não basta simplesmente lê-lo é algo mais complexo, se é que é possível chegar em uma conclusão.

Existem livros que eu considero um máximo, tem livro que eu não leria de novo e isso é normal! E de novo não significa que todos os livros que eu já li são bons ou ruins, seja clássico ou contemporâneo. Tudo depende do gosto do freguês, ou melhor, do leitor!

Mas olhando pelo lado da produção, podemos observar que existem livros mal revisados, com histórias pouco originais, com capas pouco atraentes e tudo isso pode comprometer a qualidade do livro. Porém tudo isso vai passar pelo crivo individual de cada pessoa, um leitor mais assíduo consegue identificar esses problemas e caba se tornando mais exigente também.

Com a internet a literatura encontrou um espaço fértil para ser produzida. Livros clássicos e os mais novos são facilmente encontrados na rede e consequentemente novos leitores também. O fenômeno dos poetas do Instagram, por exemplo, mostra que a literatura se apresenta de diferentes formas e isso é muito bom.

Seja como for, os livros são importantes para a produção do conhecimento e principalmente para promoção da literatura. Se um livro de um Youtuber contribui para conquistar novos leitores, se consegue movimentar o mercado do livro e colocar foco para a produção de livros, isso é ótimo!

Existem livros bons, Machado de Assis está aí para não me deixar mentir. Mas não existem livros ruins, no máximo livros mal escritos ou mal revisados e produzidos. Sempre o gosto pessoal vai prevalecer, como tudo que consumimos na vida o livro também passa por isso. Se muita gente gostou de um livro e você não, está tudo bem! Siga para o próximo e nunca pare de ler e descobrir novos mundos.

Medicina amazônica é a oração de SHAMURI, artista folk do Reino Unido

EXCLUSIVO: Artigo escrito por Shamuri em julho de 2025 sob encomenda para a ARTE BRASILEIRA

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

Chiquinha Gonzaga: compositora mulher mestiça

A mítica compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) representa um divisor de águas na história da música brasileira. Nela, convergem 3 marcos.

LEIA MAIS

O Som do Passado: Como os Equipamentos Vintage Estão Reconectando Gerações

Mais pessoas, a cada dia, vão além de um breve lazer em ambientes que fazem da viagem no tempo sua.

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

Vá e Veja ou Mate Hitler

Falas do filme: Homem #1: “Você é um otimista desesperado.” Homem #2: “Ele deveria ser curado disso.” Eu particularmente considero.

LEIA MAIS

Ana Canan: metáforas da solidão extraídas da natureza

Clique aquiClique aquiClique aqui Perfil Ana Canan FlickrClique aqui Previous Next Suave é viver sóGrande e nobre é sempreviver simplesmente.Deixa.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS