25 de agosto de 2026

Música tradicional do Sul, liderada pelo acordeom, colore a nova música de Felipe Gentileza

O artista, que é de Jaguarão/RS (fronteira com o Uruguaio), tem no single "Tranqueiras" memórias de nomes fortes e distintos do Rio Grande do Sul, indo do cantor Chico Saratt a Engenheiros do Hawai

O cantor e compositor gaúcho Felipe Gentileza lança nesta sexta-feira (10) o seu novo single, “Tranqueiras”. A canção, escrita há tempos, leva nos versos o peso da bagagem de vida do artista de 37 anos de idade.

“Os versos dizem sobre as coisas que acumulamos no caminho da nossa vida. Falam sobre como não existem atalhos pra chegar em algum lugar.”, contou Felipe. “A mensagem principal é sobre as bagagens mentais e emocionais que acumulamos nesse caminho, principalmente sobre as que nos atrapalham e atormentam durante o percurso.”

A sonoridade de “Tranqueiras” é retrato de outra bagagem de Felipe, a da música de onde nasceu, no Rio Grande do Sul. “A música é uma balada com uma pegada bem influenciada por canto autores gaúchos, como Chico Saratt, ou até mesmo Engenheiros do Hawai no álbum Simples de Coração. É uma sonoridade que assume o acordeom, gravado por Fernando Sanfa, como ingrediente principal do arranjo, muito influenciado pela música tradicionalista do RS.”

“Tranqueiras” é uma composição antiga, mas somente agora o artista encontrou para ela um arranjo ideal. “Sempre gostei muito dela, principalmente do refrão, mas outras canções foram entrando na frente. Tinha um pouco de dificuldade de decidir o arranjo final. Finalmente tive a ideia do acordeom e assumir a influência da música gaúcha que acho que ela sempre teve.”

Com o lançamento de “Tranqueiras”, a discografia de Felipe Gentileza completa nove singles. Todos estão disponíveis nas plataformas digitais, como Spotify, Youtube, Deezer, entre outros.

Sobre o artista

Desde que iniciou sua carreira fonográfica, durante a pandemia, 9 singles foram lançados, com destaque para “Fugir do Mundo”. Mas desde os 15 anos, Felipe já transita por cidades do seu Estado e pelo Uruguaio, país que faz divisa com Jaguarão, cidade do Rio Grande do Sul onde vive. Gentileza esteve em alguns festivais da região sul do país, como o Jaquararte, o Role das bandas e o Bazar Caravana (Pelotas), e foi entrevistado em rádios locais.

Sua sonoridade é herança de nomes nacionais como Vanguart, Erasmo Carlos, Raul Seixas, entre outros, do rock clássico (The Bealtes, Stones), do folk americano e da música uruguaia e argentina (No te va Gustar, Sui Generis, Luis Alberto Spinetta). Além da música, atua na área de cultivo de soja e arroz.

Instagram – TikTok – Facebook – Spotify

Crédito: Felipe Gentileza

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

Autor publica livro de fantasia sobre a 3ª Guerra Mundial na América do Sul

O autor brasileiro Pedro Reis, publicou ano passado, um livro de fantasia e ficção científica, onde a ideia de uma.

LEIA MAIS

Adonay: universais variações sobre o mesmo tema

Como saber, se há tanta coisa do que falar ou não falar?E se o evitá-la, o não falar, é forma.

LEIA MAIS

César Revorêdo: história íntima da solitude

O fimlimite íntimonada é além de si mesmoponto último. Orides Fontela 1. Prelúdio Essa nova série do artista visual Cesar.

LEIA MAIS

Jardel: o silêncio que sopra sussurros do longe

Os humanos são sozinhos.Por mais que haja amizade, amor,companhia, a solidão é da essência. Clarice Lispector  1. Jardel (João Pessoa,.

LEIA MAIS

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Bethânia só sabe amar direito e Almério também (Crítica de Fernanda Lucena sobre o single

O mundo acaba de ser presenteado com uma obra que, sem dúvidas, nasceu para ser eterna na história da música.

LEIA MAIS

Historiadora lança minicurso gratuito sobre a história da arte, com vídeos curtos e descomplicados

(Divulgação) Aline Pascholati é artista visual e historiadora da arte diplomada pela Sorbonne (Paris, França) e trabalha há mais de.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS