12 de julho de 2026

A literatura virtual e os seus benefícios sociais

Há algum tempo eu publiquei sobre este mesmo assunto, porém, do ponto de vista profissional e literário. Foi mais ou menos como uma análise dos instapoetas e do conteúdo artístico em si.

Mas agora senti necessidade de dissertar sobre o lado bom da literatura nas redes sociais, na internet como um todo. E aí: com o que (ou quem) a arte literária virtual contribui?

O ponta pé inicial dessa discussão deita raízes no consumo de leitura do brasileiro, que é muito baixo se comparado com outros países da própria América Latina.

Quase ninguém lê ou quase todo mundo lê pouco. A internet surge para facilitar (e muito) a vida daqueles que nunca tiveram a leitura como hábito ou forma de entretenimento.

Não é incomum rolar o feed e nos depararmos com um texto ou frase sobre positividade e afins. Sem adentrar na qualidade literária do conteúdo em si, nós temos literatura; e mais do que isso: nós temos o consumo de literatura.

É uma catarse imaginar o jovem que não teve acesso à educação de qualidade lendo um texto sobre superação, ou quem sabe, algo que tenha como escopo alegrar o dia de alguém. Leitura é leitura. Leitura é conhecimento. E conhecimento é liberdade.

Portanto, abracemos a inclusão literária virtual, pois ela oferece a oportunidade de leitura e de aprendizado a todos, de forma universal e igualitária. A leitura deve ser incentivada e fomentada. Um cérebro sem conteúdo é um cérebro desperdiçado.

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

CONTO: Aqueles Cães Que Latiam e Os Visitantes Que Não Batiam (Gil Silva Freires)

Desde que se mudara, Leonardo não conseguia dormir direito. E sua insônia não era causada por problemas financeiros ou sentimentais..

LEIA MAIS

O lado cineasta de Oswaldo Montenegro

  O lado musical e poético de Oswaldo Montenegro é reconhecido Brasil afora, mas o lado cineasta do artista é.

LEIA MAIS

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

Francisco Eduardo: retratos, andanças e marinas fundam uma poética

Veredas são caminhos abertos, livres entre florestas inóspitas ou suaves e são símbolos de ruas de escassez de cidades com seus bairros de.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Goreth Caldas: um sistema de metáforas (das tantas esperas)

Entre os escaravelhos e o arbustodo peito frágil existemsegredos buscando alívioatravés de sussurros. Henriqueta Lisboa 1. Goreth Caldas (Caicó, 1958), embora.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS