29 de setembro de 2026

Banda polonesa Dreamless Night responde cinco perguntas sobre seu novo single, “Oko w oko z twoim spojrzeniem”

Banda: Dreamless Night (POLÔNIA)

Instagram – Facebook – Spotify

Características: Jazz Fusion, Rock Progressivo e Rock Psicodélico

Lançamento: “Oko w oko z twoim spojrzeniem” (faixa do álbum “Droga do źródła”)

Data de lançamento: 23 de fevereiro de 2026

O que inspirou a composição?

É uma composição do nosso guitarrista, Wojciech Dramiński, que se inspirou em sua ex-namorada (embora não houvesse mais “ex” quando ele a escreveu). A tradução para o inglês do título seria “Oko w oko z twoim spojrzeniem”.

Qual a mensagem que se propôs com este lançamento?

Acredito que a arte, em geral, não precisa transmitir uma mensagem. Trata-se apenas de aproveitar a experiência de ouvir música (do ponto de vista do público) e de criar música (do nosso ponto de vista).

Quais aspectos musicais você explorou e o que você imagina e crê ter trazido de inovação?

À primeira vista, a música parece muito simples, pois a maior parte dela consiste em solos de guitarra baseados em uma cadência andaluza tradicional. É mais complexo, no entanto, pois a modalidade foi adicionada: as escalas mudam, já que a primeira progressão do solo de guitarra é uma escala andaluza que termina em Si maior, mas na segunda vez o último acorde é Fá sustenido maior, que serve como ponto de transição e move a escala para a segunda progressão, que também é uma cadência andaluza, mas termina em Fá sustenido maior. Em seguida, a mudança retorna da mesma forma, alterando o último acorde de volta para Si maior. Em termos de atmosfera desta música, assim como de todas as faixas do nosso novo álbum, “Droga do źródła”, a intenção era conectar o jazz-fusion com o rock progressivo e psicodélico, e acredito que isso possa ser inovador, porque, embora tenha havido muitas tentativas de fazer isso, acho que ninguém o fez da maneira como fizemos neste álbum.

Conte-nos o que simboliza a arte de capa do lançamento.

A arte da capa serve para mostrar a dualidade do álbum. A primeira parte (de onde esta faixa faz parte) é muito mais jazzística e vibrante, enquanto a segunda é mais sombria e psicodélica. Essa dualidade também se manifesta na comparação entre o povo “primitivo” e a cidade moderna.

Quais as influências do seu país, a Polônia, na construção da música?

No que diz respeito às influências polonesas, posso citar alguns nomes mais antigos da música progressiva ou psicodélica polonesa, como SBB, Marek Grechuta & Anawa, Czesław Niemen, Skaldowie ou Czerwone Gitary. Como este álbum é predominantemente instrumental, destaco a influência do SBB, uma banda de rock progressivo da Silésia (região no sul da Polônia) que, ao longo de sua carreira, gravou faixas com algumas semelhanças às deste álbum.

  • Respostas de Tadeusz Dramiński, baterista do Dreamless Night
Newsletter

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

Uma nova oportunidade de conhecer a censura no Brasil

Gilberto Gil e Caetano Veloso em exílio na Europa, entre 1969 e 1972. Foto: Reprodução do site da Folha de.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS

O que acha de ser homem como sua avó foi? É o que sugerira composição

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)” é uma composição que foge de tudo que é comum. Se trata.

LEIA MAIS

Andinho de Bulhões: ausência de lume na justaposição e na aglutinação

O sol novifluentetransfigura a vivência:outra figura nascee subsiste, plena Orides Fontela 1. Andinho de Bulhões nasceu em um povoado pertencente.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Música Machista Popular Brasileira?

A música, diz a lógica, é um retrato da realidade de um povo. É expressão de sentimentos de um compositor,.

LEIA MAIS