13 de janeiro de 2026

“Nessa música [Hidden Helpers], encontrei a reconciliação comigo mesmo”, afirmou o alemão Thomas Graf em entrevista à ARTE BRASILEIRA

Intérprete, compositor e produtor: Thomas Graf (ALEMANHA)

Siga no InstagramFacebookSpotify

Música: single “Hidden Helpers”

Característica musical: Folk Rock

Ano de lançamento: 2025

Fonte: Artistfy Music

Que mensagem essa música transmite ao mundo?

A música fala sobre como não podemos ser felizes se não aceitarmos nossos erros e fraquezas e reconhecermos que, apesar de nossas fraquezas, somos amáveis. É claro que a mensagem não é que não devemos mudar ou trabalhar em nós mesmos. Trata-se, na verdade, de perceber nossas fraquezas e erros e ser um pouco mais tolerantes – conosco mesmos e também com os outros. Trata-se de não querer mudar constantemente, mas também de deixar as forças curativas da alma – os HIDDEN HELPERS – agirem.

O que o inspirou a compor essa música?

A música surgiu após um relacionamento fracassado. Percebi que posso mudar muitas coisas, mas não tudo. Nessa música, encontrei a reconciliação comigo mesmo. Consegui respeitar e me perdoar um pouco por não fazer tudo certo. Isso foi um grande alívio naquele momento. E, ao mesmo tempo, também consegui me reconciliar com minha ex-parceira e perdoá-la por não ter feito tudo perfeitamente.

Como você descreveria a música musicalmente?

Uma música muito tranquila, com um leve toque de jazz, com um longo solo de flugelhorn no meio e um coro africano no final.

Quem é o cantor e compositor Thomas Graf?

Thomas Graf é um cantor e compositor de 54 anos de Munique, na Alemanha. Ele já lançou vários singles e álbuns de folk rock. Em 14 de novembro, será lançado seu novo álbum, REDEMPTION, que inclui a música HIDDEN HELPERS.

Há algo interessante que você gostaria de destacar?

HIDDEN HELPERS é uma música muito humana, que tem como objetivo nos tornar mais gentis. Ela trata de nos perdoarmos mais, sermos mais calorosos conosco mesmos e, assim, automaticamente, mais empáticos com as outras pessoas. A melodia tranquila e o refrão emocionante no final têm como objetivo abrir nossos corações e reforçar a mensagem musicalmente.

Respostas de Thomas Graf

Newsletter

Bethânia só sabe amar direito e Almério também (Crítica de Fernanda Lucena sobre o single

O mundo acaba de ser presenteado com uma obra que, sem dúvidas, nasceu para ser eterna na história da música.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS

Carlos Gomes: um naïf registra e exulta uma pintura lúdica

O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. Provérbios, 11, 17.

LEIA MAIS

O disco que lançou Zé Ramalho

Zé Ramalho sempre foi esse mistério todo. Este misticismo começou a fazer sucesso no primeiro disco solo do compositor nordestino,.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

Dione Caldas: transversais no tempo e no espaço

Olhos acesos sobre o mundoo que não dorme desconhecea sua própria efígie. Henriqueta Lisboa 1.Dione Caldas nasceu em Natal (15.05.1964)..

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

César Revorêdo: história íntima da solitude

O fimlimite íntimonada é além de si mesmoponto último. Orides Fontela 1. Prelúdio Essa nova série do artista visual Cesar.

LEIA MAIS