28 de abril de 2025

Playlist “Além da BR” #263 – Sons do mundo que chegam até nós

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”. Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 263ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes que nos são apresentados.

Até o primeiro semestre de 2024 publicávamos também no formato de texto corrido, produzido pela redação da Arte Brasileira. Contudo, decidimos publicar apenas no formato minientrevista, em resposta aos pedidos de parte significativa dos nossos leitores.

Dave Roemer – “Pretty Big Mouth (The Count Five Cover)” – (EUA)

Qual é a melhor descrição deste lançamento? Minha interpretação dessa música incrível da banda de garagem de 60′ The Count Five apresenta um riff cativante sobre um forte groove de baixo. O trabalho de guitarra captura a essência psicodélica do original enquanto adiciona guitarras rosnantes e distorcidas. Adicione alguns vocais realmente legais com uma performance suave e um toque nostálgico, e você tem meu próprio toque em um verdadeiro clássico de garagem!!

O que você retrata na letra e qual é a sua mensagem? Esta é uma música que não se leva muito a sério. Com o jogo de palavras no título, a natureza brincalhona e provocante da letra “Eu conheci uma mulher bonita e bonita com uma boca muito grande!”, no fundo, esta é realmente uma canção de amor. “Eu vou me casar com ela e vou me sentir bem!”, apenas boba e brincalhona sobre uma melodia psicodélica e incrível e confusa.

O que inspirou a composição? Eu sempre amei essa música e realmente queria tentar torná-la um pouco (ou talvez muito!), mais pesada, com alguns acordes de guitarra distorcidos e pesados. Eu não ouvi nenhuma outra interpretação dessa música que eu amasse, (exceto a original, é claro!), e finalmente consegui fazer eu mesmo!

Sobre os arranjos e instrumentos da música, qual o seu comentário? Eu queria que essa música fosse construída em um groove realmente forte e legal e, embora eu seja principalmente um cara da guitarra, eu queria que o baixo e a bateria realmente definissem o tom para essa com um foco real no final. Adicione um riff de estilo surf cativante e um trabalho de guitarra psicodélica muito bom e rosnado (se é que posso dizer isso), com um pouco de órgão para preencher o refrão, e você tem uma versão dessa música que captura a essência do original enquanto coloca meu próprio selo pesado nela!

Conte-nos sobre seu novo EP. “Pretty Big Mouth” é o primeiro single lançado do meu novo EP, “Rumble at the Ridge“. As outras 4 músicas são composições originais que apresentam um pouco de um estilo garagey, punk, com alguns elementos de uma vibe de rock clássico também. “Rumble at the Ridge” provavelmente será lançado no início ou meados de abril e estou ansioso para compartilhá-lo com vocês. Preparem-se, vai ter um estrondo!!

Respostas Dave Roemer

Nuraghe – “Jesus Christ” – (Espanha)

Qual a melhor descrição desse lançamento?Jesus Christ” é uma faixa realmente especial porque, diferentemente do resto do álbum, foi totalmente composta e arranjada no estúdio em Ferrara (Titans Lab Recording Studio), Itália.

A ideia principal veio do baixista, e o resto da banda ajudou com os arranjos que você ouve. É uma música que tem um pouco de cada um de nós nela.

O que você retrata na letra e qual sua mensagem? A mensagem é bem clara. Se Jesus Cristo estivesse vivo hoje, o cristianismo desapareceria. Ele não estaria mais na cruz, o crucifixo perderia seu significado e a Igreja não permitiria isso. Além disso, a mensagem do Messias é praticamente o oposto do que a Igreja Católica prega. É óbvio que eles tiram vantagem da imagem de Jesus para ganhar dinheiro. É meio confuso.

O que inspirou a composição? Sobre os arranjos e os instrumentos na música, qual seu comentário? A verdade é que a ideia surgiu de uma frase que o pai do baixista disse enquanto ouvia “Jesucristo García” do Extremoduro: “Se Jesus estivesse vivo, a Igreja seria a primeira a se livrar dele.” A partir daí, tínhamos o refrão de introdução e o início do gancho em nossas cabeças, “Este é o nosso conselho, Jesus Cristo! Oh Oh!” Carlitos moldou a harmonia principal, a melodia e a letra. Os guitarristas adicionaram seu toque, e o baterista acertou o ritmo, dando a ele o impulso perfeito para a faixa.

É possível estabelecer uma ligação entre essa música e o seu país, a Espanha? Na Espanha, o catolicismo está meio que enraizado na sociedade, quase como uma segunda natureza, embora seja verdade que o secularismo está lentamente conquistando seu espaço. A maioria das instituições, partidos políticos e assim por diante tendem a se alinhar bem de perto com a doutrina da Igreja e a monarquia, que andam de mãos dadas aqui. Dito isso, a música não está realmente tentando empurrar nenhuma questão específica — é apenas um tópico amplamente debatido na sociedade espanhola. Se a Igreja algum dia descobrisse essa faixa, eles provavelmente ficariam mais do que felizes em promovê-la!

Respostas Nuraghe

Envy Marshall – “Like A Man (FLAM)” – (Austrália)

Qual reflexão que você fez para que nascesse essa composição? E, enfim, o que diz a letra e qual sua mensagem ao mundo? Esta é uma canção sobre empoderamento; é sobre nunca ser deixado para trás, independentemente do gênero.

Esta canção “veio até mim.” Eu não a escrevi! Estava limpando e cozinhando uma noite em minha casa em Melbourne, Austrália, e me sentia muito como a “Cinderela” dos dias modernos, entediada e sabendo que tinha mais a oferecer do que fazer brownies e lavar roupa. Escrever canções sempre foi uma maneira de eu entender o mundo através de histórias, uma forma de eu desvendar o que está acontecendo dentro de mim emocional e mentalmente.
OUVI UM GRITO FORTE NA MINHA MENTE “F**K COMO UM HOMEM” !! larguei o que estava fazendo na cozinha, peguei meu violão e escrevi o refrão. Eu sei o quão importante esta canção é e que precisa ser ouvida!

Você consegue dizer com qual artista ou banda essa música se assemelha? Eu sou uma Musicista de Rock. Para mim, a Música Country é o primo bêbado do Rock ‘n roll, então para mim, os dois são sempre da família.

É possível estabelecer uma ligação desta música com o seu país, a Austrália? Eu vivi nos Estados Unidos como lutadora profissional por muitos anos, por isso tenho o sotaque country. Esta canção também está muito ligada ao meu país, Austrália, onde todos os meus amigos músicos são basicamente cowboys urbanos.

Respostas Envy Marshall

Un Dia de Octubre “300” – México)

Que reflexão você fez para criar a composição? Você simplesmente fala e escreve sobre o que sente e pensa naquele momento.
Se neste momento você tem um violão para acompanhar, isso de alguma forma se torna mágico.

O que dizem as letras e qual é a sua mensagem para o mundo? Os temas deste novo material são experiências pessoais e não tem como intenção enviar uma mensagem ao mundo, mas se alguém se identificar e sentir ligação com a música, seja bem-vindo à viagem.

Você pode dizer com qual artista ou banda essa música é semelhante? Para todos e ao mesmo tempo para ninguém, a música na minha opinião já está feita e não há nada de novo para descobrir, o que faz a diferença entre as bandas é a essência de cada integrante e a forma como tocam seu instrumento.

Qual é a conexão entre essa música e seu país, o México? Além do meu país, existe uma ligação com o mundo inteiro através da linguagem do amor e da falta de amor que todo ser humano necessita em algum momento.

Quem é Un Dia de Octubre. É um grupo de amigos querendo se divertir tocando música e vivendo a vida, é simplesmente isso.

Respostas Un Dia de Octubre

Jacob Sorenson – “Firecracker” – (EUA)

Qual é a melhor descrição deste lançamento? Firecracker é uma das 20 músicas que serão lançadas em um próximo álbum chamado “memories”. Esta faixa pega especificamente a sensação country do Outlaw com um dedilhado de guitarra realmente pesado e vocais baixos de barítono/baixo e leva para casa um verso encorpado com um refrão mais leve e arejado. A faixa dá tons de country e rock também e foi inspirada por um som de guitarra que eu podia ouvir na minha cabeça antes de eventualmente escrever uma história corajosa de algumas das minhas experiências de vida. Eu acho que é relacionável e cativante. Os solos de guitarra e a produção são únicos para qualquer coisa que eu já fiz antes, mas é apenas um som muito legal que Garion Wells ajudou a produzir, com Steve Phillips na guitarra elétrica.

O que você retrata na letra e qual é a sua mensagem? Quando minha esposa e eu nos casamos, eu tinha muita dificuldade em equilibrar o tempo para a família e meus hobbies. Eu pescava logo de manhã e logo depois do trabalho até o anoitecer. Chegou a um ponto em que ela teve que conversar comigo sobre algo que precisava mudar, o que era verdade. Ela me chamou a atenção sobre meus hábitos e me colocou no meu lugar, de uma forma muito amorosa. Toda vez que eu dizia a ela que não achava que algo pudesse acontecer, ela colocava o nariz no chão e começava a se esforçar mais para fazer acontecer. Fico impressionado repetidamente com o nível de energia, motivação e franqueza com que ela consegue operar. Ela não vai explodir com você, mas definitivamente não recua de algo em que acredita. Ela adora que essa música seja sobre ela também, e que eu entenda o quão importante ela é para mim.

O que inspirou a composição? Eu estava dirigindo para o trabalho uma manhã e pude ouvir um som de guitarra realmente sujo e encorpado. Enviei uma gravação de voz para Garion Wells e ele gravou a faixa original de violão acústico. De lá, passamos para as letras e produção. Nós dois sentimos que poderíamos deixar bastante espaço nesta para dar uma sensação de que a mensagem é direta. Com o espaçamento, a guitarra elétrica e os solos apenas elevaram a mensagem por toda parte, tornando a faixa o que ela realmente veio a ser.

Como essa música se conecta com a cultura do seu país, os EUA? Há uma quantidade significativa de recreação nos EUA, mas em particular onde moramos em Utah. Especificamente pesca, caça, acampamento, esqui, são algumas das atividades que fazemos. Os homens muitas vezes são considerados como tendo seus hobbies e seu próprio espaço, ou agenda, operando em seu próprio tempo. Isso brinca com a ideia de que o hobby ou interesse é mais importante, mas então sendo trazido de volta à realidade, que você não pode ter alegria e felicidade plenas sem pensar nos outros. Em termos de casamento, há velhos tons de patriarcado, que as mulheres estão em casa e o homem trabalha, e isso só mostra que minha esposa é tão trabalhadora em todas as suas responsabilidades quanto eu sou com meu trabalho e interesses. Esse equilíbrio é importante. A comunicação é importante. Ser responsável por suas ações é importante. Esta música é uma mensagem dessas coisas e dos melhores resultados que acontecerão quando isso acontecer. Valores familiares tradicionais nos EUA, eu diria, ou pelo menos o que é retratado como tal.

Há algo interessante que você gostaria de destacar? Esta música, e todas as músicas do meu álbum de memórias são histórias reais ou reviravoltas de histórias reais com talvez algum contexto ajustado para se encaixar liricamente e melodicamente. Firecracker em particular é uma música que sempre terá um lugar especial no meu coração, pois é uma canção de amor para minha esposa, para mostrar a ela o quanto eu a vejo, a ouço e a amo, apesar das minhas imperfeições. Ela sempre nos ama, ela não recua do que é certo e ela é realmente um anjo por me aturar.

Respostas Jacob Sorenson

Newsletter

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

Pedro Blanc estreia na Netflix e revela bastidores à colunista Fernanda Lucena

“Isso pra mim representa uma confirmação de tudo que eu planejei pra minha vida e ver que tudo com o.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O quê realmente faz o diretor de imagem? (com Diogo Pace)

Este episódio tem o intuito de investigar uma profissão essencial de toda produção audiovisual, como programas de entretenimento e jornalismo,.

LEIA MAIS

O disco que lançou Zé Ramalho

Zé Ramalho sempre foi esse mistério todo. Este misticismo começou a fazer sucesso no primeiro disco solo do compositor nordestino,.

LEIA MAIS

“A Grande Família” e o poder da comédia do cotidiano

A série “A Grande Família” é exemplo de um gênero do humor que funciona como um espelho capaz de revelar.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS