13 de janeiro de 2026

Playlist “Além da BR” #300 – Sons do mundo que chegam até nós

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”. Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 300ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes que nos são apresentados.

Até o primeiro semestre de 2024 publicávamos também no formato de texto corrido, produzido pela redação da Arte Brasileira. Contudo, decidimos publicar apenas no formato minientrevista, em resposta aos pedidos de parte significativa dos nossos leitores.

Jo Morrison, Ningrui Liu, and Felix X Tigersonic – Get Some Ears, by Jo Morrison, Ningrui Liu, and Felix X Tigersonic – (Reino Unido)

Escute no BandCamp

Qual é a melhor sinopse deste lançamento? Esta faixa foi criada pelo Etudes Study Group, um trio (Jo Morrison , Felix X Tigersonic e eu, Ningrui Liu) que explora os cards de performance Etudes de Sharon Gal. A peça captura a interação espontânea entre voz, movimento e eletrônica, onde a estrutura emerge da audição em vez da composição tradicional.

O que inspirou a composição? Nos inspiramos no sistema de partitura participativa de Sharon Gal e na liberdade que ele proporciona aos intérpretes para interpretar o som como gesto, espaço e presença. Nossa improvisação reflete a memória coletiva, o diálogo intuitivo e a imprevisibilidade do acaso.

A música é experimental? Sim, nosso trabalho intencionalmente confunde as fronteiras entre improvisação, arte sonora e performance. Ele resiste a formas fixas e, em vez disso, convida o público a um processo compartilhado de descoberta.

Você consegue relacionar essa música ao seu país, o Reino Unido? A cena musical experimental do Reino Unido nos influenciou profundamente. Casas de shows como o Café OTO e coletivos como o Noisy Women fomentam uma cultura de risco e improvisação. Esta faixa reflete esse espírito vibrante e colaborativo.

Algo curioso que você queira destacar? Toda a apresentação foi guiada por   fichas de apresentação , em vez de partituras tradicionais. Nunca sabemos exatamente que som vai surgir; cada gesto abre novas possibilidades, tornando cada apresentação única.

Respostas Jo Morrison, Ningrui Liu, and Felix X Tigersonic

JAK“Someone I Can Roll With (feat. RichMusiq)” – (EUA)

Qual é a melhor sinopse para este lançamento? Como vai, eu sou o JAK . Muito obrigado por reservar um tempo para ouvir a música e me entrevistar sobre ela. Essa música foi muito pessoal para mim. Muitas das letras foram baseadas em experiências pessoais do meu relacionamento passado. A música era originalmente uma canção de amor, mas depois de um término recente, mudei a letra para incorporar o que aconteceu. RichMusiq adicionou algumas de suas anedotas pessoais à letra, o que realmente acompanhou o tom melancólico da música. A música é sobre amar e perder quem você ama. Mas, ao mesmo tempo, ainda ter fé de que você encontrará aquela pessoa especial .

O que inspirou a composição? Eu me inspirei em composições antigas de pop rap. BOB e Bruno Mars colaboraram na faixa Billionaire. E a forma como ela foi estruturada sempre me inspirou. Mas eu diria que o R&B old school sempre me hipnotizou e me seduziu com as letras. Especialmente Guniwine e a maneira como ele compunha suas músicas. Sempre me fascinou a maneira como a produção era tão cheia de paixão e as letras também combinavam com isso. Em termos de letras, devo dizer que muitos desses versos foram inspirados por uma das minhas artistas favoritas de todos os tempos, Selena Quintanilla. Suas letras em espanhol e inglês sempre tiveram um ar de honestidade e brevidade. Ela nunca hesitou em dizer sua verdade e, como rapper, sempre fui inspirado por isso.

Qual é o tema e sua mensagem universal? Perder o amor ou estar com alguém que não te amava às vezes é uma coisa triste. Ou mesmo se você é a pessoa que não pode retribuir esse amor. Você se sente um pouco quebrado; talvez esse sentimento ou emoção não faça parte de você, mas acho que todo mundo tem. É sobre isso que essa música fala. O amor não precisa ser todos os gestos românticos fofos ou o que os outros dizem sobre o que é amor. Às vezes não é cinematográfico ou o que você lê em todos os romances. Acho que o amor pode ser qualquer ato de carinho que você dá a alguém . Mesmo algo tão pequeno como pegar na mão do seu parceiro, enviar uma música para ele saber que você está pensando nele, ou até mesmo cozinhar para ele, mesmo sabendo que é um péssimo cozinheiro. Tudo o que você precisa é encontrar aquela pessoa especial para rolar com você.

Musicalmente, em quais aspectos você se concentrou neste lançamento? Geralmente, fico do lado do hip hop old school, adicionando algumas fusões de Bollywood ou algo da Bay Area. Essa música, no entanto, estava extremamente fora da minha zona de conforto. Então, tive que fazer um rap diferente. Mergulhei mais em emoções sombrias e invoquei um tom quase relaxado. E tentei cantar um pouco no segundo verso. Meu artista convidado neste RichMusiq foi absolutamente incrível com seus vocais e realmente capturou a essência desta música. Em termos de produção, trabalhamos em uma batida que realmente pudesse encapsular o tom que queríamos. Queríamos uma canção de amor, mas com o passar dos dias ela se transformou em algo mais.

Afinal, quem é o artista Jak ? Essa é uma boa pergunta. Acho que ainda estou descobrindo a cada dia e tentando melhorar a cada dia. Sou um rapper da Bay Area, na Califórnia. Cresci com muitas culturas e estilos musicais diferentes ao meu redor e coloco isso em cada uma das minhas músicas. Adoro me apresentar e tem sido uma bênção fazer parte da comunidade do rap todos os dias. Faço parte de um grupo chamado Progress In Numbers e tenho feito shows por toda a baía há algum tempo. Meu colega artista RichMusiq também é da Bay Area e é um dos melhores cantores de R&B da região. Temos mais alguns projetos saindo em breve, então não deixe de conferir. Também quero agradecer novamente pela entrevista e pela oportunidade de falar sobre essa música. 

Respostas JAK

Elliot Tellman – “I WANNA BE” – (Cazaquistão)

Qual a melhor maneira, para você, de descrever esse lançamento? Esta música é um reflexo da obsessão com a própria aparência e do desejo interior de melhorar. Por trás de tudo isso está o desejo de ser admirado e de garantir que todos os seus esforços não sejam em vão.

De onde surgiu a composição? Qual a mensagem da música? A inspiração veio numa fase em que comecei a me exercitar regularmente e a prestar mais atenção em mim mesma. Foi um momento em que me concentrei no que eu realmente queria, em vez de tentar atender às expectativas dos outros.

Quais aspectos musicais foram trabalhados na gravação? Nesta música, concentrei-me em combinar um som suave e atmosférico com uma sensação rítmica que criasse uma sensação de confiança e movimento. Queria que os vocais fossem carregados de emoção, mas contidos, transmitindo a tensão interna entre vulnerabilidade e autocontrole.

O que esse lançamento diz sobre a cultura e as artes do seu país, o Cazaquistão? No Cazaquistão, o tema da autoaceitação e dos desejos pessoais está apenas começando a ganhar força. “I WANNA BE” fala sobre o fato de que não há problema em querer ser notado e não ter medo de falar abertamente sobre si mesmo.

Respostas Elliot Tellman

Paul Nourigat – Sipping From The Same Cup – (EUA)

Qual é a melhor maneira de descrever este lançamento? “Sipping from the same cup” é uma canção folk-rock original que presta homenagem a músicos de todo o mundo e àqueles que nos antecederam. Embora me orgulhe da minha música original, sou grato aos muitos que me antecederam e que, por meio de seus esforços, tornaram minha música mais informada.

De onde veio a composição? Criei a composição primeiro com minhas letras, depois criei as faixas de guitarra e, em seguida, adicionei bateria e pedal steel guitar com instrumentistas talentosos também em Portland. A música foi então produzida em estúdio e masterizada profissionalmente em Portland por um engenheiro de som profissional, sob a supervisão de um produtor que colaborou comigo em três dos meus seis álbuns.

Qual é a mensagem da música? Somos todos parte de uma grande comunidade, que se constrói a partir dos outros. Nos beneficiamos do sucesso e dos dons dos outros para criar o que chamamos de “música original”. Além disso, independentemente das fronteiras nacionais, a música é um fenômeno mundial e uma ponte colaborativa que podemos usar para demonstrar o que é possível quando todos trabalhamos juntos e compartilhamos nossas almas!

Quais aspectos musicais foram trabalhados na gravação? Criei a composição primeiro com minhas letras, depois criei as faixas de guitarra e adicionei bateria e pedal steel guitar em sessões de estúdio, antes de adicionar os backing vocals. A música foi então mixada e masterizada em Portland.

O que essa faixa diz sobre seu próximo álbum? Este é o single principal do meu sexto álbum “Curious Directions”, que será lançado em 24 de outubro .

O álbum explora os muitos caminhos e escolhas que fazemos na vida – ou que são feitos por nós. O álbum multigênero apresenta vibes folk, country e rock para combinar com o tema de cada música única, e conta com contribuições de artistas da América do Sul, EUA, França, Turquia e Inglaterra.

Respostas Paul Nourigat

4Fingaz – “Jesus I’m in need” – (Reino Unido)

Qual a melhor maneira de descrever este lançamento?Jesus I’m in need” — de 4Fingaz e Mac Heymann, uma nova jam cristã de afro-beats que fala sobre encontrar força na graça de Deus. Para quem precisa de um lembrete de que Deus está sempre presente.

De onde veio a composição? Qual é a mensagem da música? Dentro do universo gospel? Esta música é mais do que apenas uma música; é um clamor sincero e uma declaração poderosa. Esta vibrante faixa cristã de afro-beats combina ritmos contagiantes e instrumentação otimista com uma mensagem profunda e comovente de rendição e confiança em Deus. A música captura a experiência humana universal de se sentir sobrecarregado e se voltar para Jesus como a fonte suprema de conforto, força, provisão e caminho.

Quais aspectos musicais foram explorados na gravação? O produtor Mac Heymann é de Gana. Há muitas influências africanas no som.

Há algo interessante que valha a pena mencionar? Mac Heymann e 4Fingaz trabalham juntos há alguns anos e já lançaram várias músicas. Ainda não se conheceram pessoalmente; toda a comunicação é feita por mensagens, ligações e transferência de arquivos.

Respostas 4Fingaz

OS COMENTÁRIOS PUBLICADOS NESTA EDIÇÃO DO ALÉM DA BR NÃO REPRESENTAM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO EDITORIAL DA REVISTA ARTE BRASILEIRO E DE SUA EQUIPE.

Newsletter

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

Clarice Lispector – Como seria nos dias atuais?

(Crônica de Brendow H. Godoi) Quem seria Clarice Lispector se nascida na década de noventa? Talvez, a pergunta mais adequada.

LEIA MAIS

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS

 Artur Rosa: prelúdio para um só artista

Quem há de completar a obra reguei com meu pranto e suor. Henriqueta Lisboa 1. Arthur Rosa (25.06.1984) nasceu em.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

Zé Alexanddre, o antes e o depois do The Voice+

Em tempos de queda de audiências na mídia tradicional, o The Voice permanece intacto. Os participantes saem do amadorismo, conquistam.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

Uma aula sobre samba paulista com Anderson Soares

Patrimônio cultural imaterial do nosso país, o samba foi descrito e explicado por incontáveis fontes, como estudantes do tema, jornalistas,.

LEIA MAIS

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma.

LEIA MAIS