8 de junho de 2026

“Quanto mais longe você vai, mais entende de onde veio”, disse Sherry-Lee Waters à ARTE BRASILEIRA sobre a origem do seu novo single

Artista: Sherry-Lee Waters

País: Canadá

Lançamento: single “Roots, Routes and Small Muddy Boots”

Característica: Country

Data de lançamento: 28 de maio de 2026

Como surgiu essa música?  Eu a escrevi para meus pais, que são os maiores fãs de música country de todos os tempos! Começou como uma reflexão sobre sair de casa — e perceber que a estrada que você percorre e as raízes que carrega são, na verdade, a mesma coisa. Quanto mais longe você vai, mais entende de onde veio.

Qual é a sua mensagem? Que o lar não é um lugar que se deixa para trás — é algo que está sempre connosco. 

Musicalmente, como você o descreveria?  Roots combina minha experiência com o country, bluegrass e folk do início dos anos 70 com sons eletrônicos e ritmos trap modernos. As letras são emotivas e sinceras. É uma nostalgia que dá vontade de dançar. 

Tem alguma curiosidade sobre este lançamento? O jogo de palavras no título — “routes” e “roots” — eu fiz com que soassem idênticas, porque neste caso elas são idênticas: duas palavras para a mesma verdade.

Quem é Sherry-Lee Waters? Uma compositora canadense, criada ao som de música country, bluegrass e folk, cercada por banjos, guitarras e autoharps, que agora mistura letras sinceras e texturas eletrônicas em algo que eu chamo de YEEDM Soul. 

Respostas de Sherry-Lee

Letra

Mamãe cantarolava uma velha canção das montanhas
Uma melodia como água escorrendo pela pedra
Papai cantava enquanto dirigia para a cidade
Pequenas botinhas chutavam o banco dele enquanto eu cantava junto

Eu não sabia, naquela época, o que me havia sido dado
Um mapa feito de música, um jeito de ganhar a vida

Essas são as raízes
Que me levam para casa
Imbuídas em meu ser
Onde quer que eu vá

Cada nota em meu coração
Plantada como uma semente
Raízes se tornaram caminhos
Botas enlameadas se tornaram crença

Troquei o cascalho por luzes de néon
Ainda ouço as velhas harmonias à noite
O banjo, o violino, a harpa, o violão
Eles vivem em meus sonhos como uma estrela que aponta para o norte

Eu não sabia então o que aquela criação me traria
Uma canção na minha alma e uma razão para viver

Estas são as raízes
Que me levam para casa
Imbuídas em meu ser
Onde quer que eu vá
Cada nota em meu coração
Foi plantada como uma semente
Raízes se tornaram caminhos
Botas enlameadas se tornaram crença

Raízes, caminhos e pequenas botas enlameadas
Raízes, caminhos e pequenas botas enlameadas
Raízes, caminhos e pequenas botas enlameadas
Raízes, caminhos e pequenas botas enlameadas

Mãe, pai, finalmente vejo
Cada caminho que percorro
Vocês estão aqui comigo

Estas são as raízes
Que me levam para casa
Imbuídas em meu ser
Onde quer que eu vá

Cada nota em meu coração
Plantada como uma semente
Raízes se tornaram caminhos
Botas enlameadas se tornaram crença

Traduzido com DeepL

“DO MEU LADO” – Curta de 2014 dirigido por Tarcísio Lara Puiati

Eu descobre esse cura por acaso mas recomendações do YouTube. Acredito que por conta do meu interesse em curtas metragens.

LEIA MAIS

Rosana Puccia dá voz a mais dois temas atípicos no mercado musical brasileiro

Em atividade discográfica desde 2016 quando apresentou o álbum “Cadê”, Rosana Puccia é, de verdade, uma colecionadora de canções atípicas,.

LEIA MAIS

BEDEU – Em emocionante entrevista, a compositora Delma fala sobre o músico gaúcho

Em Porto Alegre (RS), no dia 4 de dezembro de 1946, nascia aquele que daria o ar da graça ao.

LEIA MAIS

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

Clarice Lispector – Como seria nos dias atuais?

(Crônica de Brendow H. Godoi) Quem seria Clarice Lispector se nascida na década de noventa? Talvez, a pergunta mais adequada.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

VÍCIO ELEGANTE – A história de um clássico de Belchior

  “Vício Elegante” é o nome do último álbum de estúdio do nordestino Belchior, lançado em 1996, e que sem.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS