20 de julho de 2026

Workshop de Bateria da Barreiras Instrumentos, no MARV

Rafael Ribeiro recebeu Bereu Drums no palco do MARV, com produção da Barreiras Instrumentos e os músicos de Barreiras marcaram presença. Bereu Silva, Alcebias, uma manifestação de Deus expressada através da bateria e do conhecimento técnico rigoroso, somado a um ouvido eminentemente absoluto.

De face coberta ou de cara lavada, ele se acopla ao sistema da bateria. Se torna um com toda a complexidade dela. Um canal da voz de Deus. A sonoridade inteiramente instrumental afirma a linguagem da bateria como mensageira de sensações vividas em catarse. Vivemos uma libertação.

Foi geográfico ouví-lo tocar e vê-lo sentir aquilo tudo que se manifestava através do conhecimento dele. Um deslocamento dimensional. Dentro de uma das tantas casas de Deus e nós subimos aos céus.

A primeira música que ele interpretou com a bateria o afirmava um homem que busca ser livre, em seu estado de presença. E, quando começou o solo, ele parecia enfrentar barreiras para expurgar uma dor. Perseverou até que a misericórdia fosse alcançada. E aí transcendeu. Big bang de tanta luz.

A gente vendo a cruz, a dor, o fim, o começo, a libertação e a elevação acontecer numa performance de bateria, pelo amor de Deus!!! Vivemos juntos. Quebramos nossas barreiras. Saímos como quem sai de um culto. Canções de redenção. De unidade com a misericórdia de
Deus. Um abraço d’Ele.

Doses cavalares de talento em ambos os bateristas que ocupavam o palco, um de frente pro outro. Com as ilustres presenças dos talentos de Bruno Danilo (guitarra) e Soneca Bass. Habilidade, resistência, elegância, educação, agilidade, substância, propriedade, segurança, didática, intimidade com o instrumento.

Que baterias lindas!

Esse evento foi o jeito lindo da Barreiras Instrumentos deixar a gente apaixonada nesse modelo poderoso de batera com aspecto de madeira. E Bereu estudou tanto e sabe tanto sobre ensinar que deixa a gente com vontade de aprender.

E a régua da plateia estava altíssima nas perguntas de caráter técnico. E a nossa Enciclopédia Barsa da Bateria deu aula de verdade. Glorioso esse momento! Parabéns a toda a equipe de produção desse projeto necessário.

Fomentar atividades formativas na cena musical do interior da Bahia é missão de cura e libertação social.

Por Fernanda Lucena

Crédito das fotos: Ziv Lima

CONTO: Os Bicos de Gás e o Cigarro King Size (Gil Silva Freires)

Maldita família. Malditos papai-mamãe-titia, como diziam os Titãs. Kleber era fã incondicional dos Titãs e a proibição paterna de assistir.

LEIA MAIS

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

“DO MEU LADO” – Curta de 2014 dirigido por Tarcísio Lara Puiati

Eu descobre esse cura por acaso mas recomendações do YouTube. Acredito que por conta do meu interesse em curtas metragens.

LEIA MAIS

A conexão musical entre Portugal e Brasil, contada pela siberiana Svetlana Bakushina

Artigo escrito por Svetlana Bakushina com exclusividade para Arte BrasileiraPortugal, agosto de 2024 Nasci e cresci na Sibéria, onde a.

LEIA MAIS

Rosana Puccia dá voz a mais dois temas atípicos no mercado musical brasileiro

Em atividade discográfica desde 2016 quando apresentou o álbum “Cadê”, Rosana Puccia é, de verdade, uma colecionadora de canções atípicas,.

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

Tim Maia em 294 palavras

Ícone do pop nacional, Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, em 1942. Antes do sucesso,.

LEIA MAIS

Clarice Lispector – Como seria nos dias atuais?

(Crônica de Brendow H. Godoi) Quem seria Clarice Lispector se nascida na década de noventa? Talvez, a pergunta mais adequada.

LEIA MAIS

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS