Numa noite de inverno, no bairro do Ipiranga, Marcela nos contratou para fazer uma homenagem aos seus pais no dia do seu aniversário. Era sua noite debutante, e ela planejara tudo. Resolveu optar não pelo tradicional, um baile de debutante, mas sim por um baile à fantasia. Mais incrível é que reservou toda a sua mesada, de alguns anos, para duas coisas que julgava importantes: uma era a serenata para os pais e a outra, o presente que viria logo depois da homenagem. Contou cada centavo para que, dentro de suas possibilidades, tudo saísse perfeito.
Rumamos então para a homenagem, que parecia muito diferente de tudo que já havíamos presenciado. Chegando à festa, nos direcionamos à frente dos pais da debutante, que estavam nervosos, e começamos a serenata.
Finalizadas as canções que ela havia escolhido para cada um, eis que chega o momento da mensagem que ela mesma fez questão de ler. Fizemos um fundo musical, e ela anuncia que aquela festa à fantasia tinha muita importância para ela porque reunia seus amigos e parentes importantes; que suas amigas eram preciosas e que o baile à fantasia revelava um pouco de cada pessoa presente na festa. Fez a indagação do que é real e do que é fantasia no mundo de hoje, onde as pessoas preferem o virtual em vez das trocas reais de sentimentos.
E que só na experiência dessa troca se fortalecem os verdadeiros e bons sentimentos. Suas palavras vinham recheadas de sabedoria a cada nova manifestação. Chega então o momento da segunda surpresa da noite, preparada pela nossa Frozen para seus pais gladiadores medievais. Ela pede ao seu irmão que traga o mochilão escondido embaixo da mesa do bolo. Assim que o nosso Shrek se aproxima, ela anuncia uma nova surpresa:
Atenção, todos os presentes, porque agora quero anunciar que esse será o mochilão de viagens do papis e da mamis a partir de agora. Com a ajuda da vovó Berenice e do vovô Miguel, eles irão conhecer a pousada do Rio Quente, que tanto os fascina. Escolha a data e boa viagem, parabéns!!!
Muita emoção encheu os espaços e os corações de todos que testemunharam uma homenagem como nunca tinham visto. Podemos sentir que sensibilidade e amor não têm idade; basta uma boa oportunidade recheada de criatividade para mostrar que, no momento adolescente, tudo pode mudar e ser muito diferente.
Texto de Fredi Jon
Acompanhe o Minuto Serenata no YouTube no canal SERENATA & CIA com mais este tema e com narração de Valdeci Almeyda