6 de novembro de 2026

Setor livreiro tem primeira desaceleração no ano, mas ainda mantém crescimento no acumulado de 2026

Depois de sete períodos de alta, o 8º período de 2026 do Painel do Varejo, pesquisa realizada a cada quatro semanas pela Nielsen e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra a primeira queda em volume, comparando com o mesmo período do ano que vem.

 Mesmo com uma retração em volume (-7,1%), há uma estabilidade em faturamento (+0,9%), que é resultado do crescimento o preço médio ofertado (+8,6%) e uma média menor de descontos, -1,8 p.p.

“Acreditamos que a queda no período em volume e a estabilidade em faturamento, devido à sazonalidade de importantes ações promocionais para o setor, seja pontual e que o ano continue promissor”, comenta o presidente do SNEL, Dante Cid. Em 2025, a ação ocorreu no período 08, enquanto neste ano ela aconteceu no período 07, o que elevou a base de comparação do período passado e reduziu o impacto observado no período 08 de 2026. “No próximo período, devemos ter o resultado da Bienal de São Paulo, que, assim como aconteceu com a Bienal do Rio do ano passado, deve impulsionar as vendas”, completou.

No acumulado do ano, por outro lado, o crescimento é ainda robusto. O faturamento do varejo livreiro alcançou R$ 2,13 bilhões, alta de 11,2% em relação ao mesmo período de 2025. O volume de vendas também avançou 7,9%, totalizando 40,1 milhões de exemplares vendidos.

Ainda no acumulado, observamos um avançou 3,1% no preço médio, chegando a R$ 53,19, mesmo com um aumento do desconto ofertado (+2,1 p.p.). Em contrapartida, o número de ISBNs diferentes comercializados recuou 4,4%, refletindo uma redução da bibliodiversidade no período.

Entre os gêneros, Ficção foi o destaque do período, ampliando sua participação no faturamento em 5,7 pontos percentuais. Já Não Ficção Trade e Não Ficção Especialista perderam participação, com recuos de 4,1 e 2,1 pontos percentuais, respectivamente.

Além disso, Jacira Silva, coordenadora da NielsenIQ BookData Brasil, comenta, o período 08 de 2025 ainda foi marcado por um desempenho relevante dos livros de colorir, que tiveram destaque naquele momento e contribuíram para os resultados do período. “Mesmo diante de uma redução pontual no volume vendido no período 08, o resultado se manteve praticamente estável em faturamento e segue acumulando crescimento expressivo em 2026. A permanência de Ficção na liderança e o fortalecimento de Infantil evidenciam tendências importantes que continuam sustentando a expansão do setor”.


*T. Mercado – Período 08: 2025 (14/07/2025 a 10/08/2025) x 2026 (13/07/2026 a 09/08/2026)

**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK32: 2025 (30/12/2024 a 10/08/2025) x 2026 (29/12/2025 a 09/08/2026)

***Os números não estão descontando a inflação do período
 

Fonte: NielsenIQ | NielsenIQ BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

NielsenIQ Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dezessete países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

SOBRE A NIELSENIQ – A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com

Newsletter

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

Francisco Eduardo:  a geometria do corpo e suas personas

 Quando quis tirar a máscara,Estava pegada à cara.Quando a tirei e me vi ao espelho,Já tinha envelhecido. Fernando Pessoa  .

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

Edilson Araújo: verde que te quero verde

Verde que te quiero verde.Verde Viento. Verdes ramas.El barco sobre la mar y el caballo em la montãna. Federico García.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

BINGO: O REI DAS MANHÃS – Tudo o que você precisa saber!

Lançado em 2017, é o primeiro longa do diretor Daniel Rezende (montador de “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite.

LEIA MAIS

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Dá para fazer livros razoáveis com Inteligência Artificial. Há casos de autores com centenas de livros já publicados com a.

LEIA MAIS

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS