23 de julho de 2024
Ler para se manter vivo

2 filmes e 1 livro para aproveitar o Fim de Ano

Com o fim do ano, aquele clima do Natal e Ano Novo tomam conta das ruas, com os enfeites natalinos fora e dentro de casa. Para entrar no clima de uma das datas mais festivas do ano, hoje trago dois filmes e um livro para maratonar até o feriado.

O primeiro da lista é um sucesso lançado no final de 2020, mas talvez você ainda não conheça. O filme “Tudo bem no Natal que vem”, conta a história de Jorge (Leandro Hassum), um senhor rabugento, que odeia o Natal. Ao cair do telhado, na véspera do feriado, o homem acaba batendo a cabeça e ficando preso em um ciclo da noite de Natal. Todo ano ele vive a noite de Natal, daquele ano, dessa forma não se lembra como foram os outros dias do ano e assim vai nos anos seguintes.

O filme é uma comédia, algo que a gente vê muito no cinema nacional, e traz elementos de uma ceia de Natal bem brasileira. Além disso a risada é garantida com Leandro Hassum, o ator, mais uma vez mostra sua veia humorística. Para finalizar, o filme em si faz refletir aquela ideia de que a felicidade não se compra.

O segundo da lista é um filme que não segue muito bem a temática natalina, mas traz a ideia da amizade, algo que sem dúvida, está presente no Natal. O filme “Tudo por um Popstar”, baseado no livro de Thalita Rebouças, é também uma produção nacional de comédia.

O filme conta a história de 3 amigas, que juntas, vão fazer tudo que podem para realizar o sonho de conhecerem seus ídolos, membros de uma banda pop. Com alguns empecilhos para que a meta das meninas seja cumprida, a trama demostra a amizade que existe entre as três. Um filme bem adolescente e uma ótima pedida para assistir em casa com os amigos ou família.

Por último, o livro “Ao meu amor serei atento” de Vinicius de Moraes. Ele traz 20 poemas para despertar no leitor, vários sentimentos, mostrando como viver cada instante, numa paixão de tudo e si mesmo. Esse é um daqueles livros para deixar nosso coração quentinho. O nome do livro remonta ao poema, que em minha opinião, é um dos mais belos já escritos por Vinicius, o poema “Soneto de Fidelidade”, que demonstra o quanto esse autor tem a capacidade de fazer a gente tocar esse sentimento tão especial.

Com esse aconchego, terminamos nossa lista de dois filmes e um livro para aproveitar o Fim de Ano. Para você, amigo leitor, deixo estimas de muita alegria e realizações nesse Natal e Ano Novo que já se anunciam.

contributor
Professor de História e escritor de 3 livros, radialista por amor e apaixonado pela literatura.