13 de janeiro de 2026

2 filmes e 1 livro para aproveitar o Fim de Ano

Com o fim do ano, aquele clima do Natal e Ano Novo tomam conta das ruas, com os enfeites natalinos fora e dentro de casa. Para entrar no clima de uma das datas mais festivas do ano, hoje trago dois filmes e um livro para maratonar até o feriado.

O primeiro da lista é um sucesso lançado no final de 2020, mas talvez você ainda não conheça. O filme “Tudo bem no Natal que vem”, conta a história de Jorge (Leandro Hassum), um senhor rabugento, que odeia o Natal. Ao cair do telhado, na véspera do feriado, o homem acaba batendo a cabeça e ficando preso em um ciclo da noite de Natal. Todo ano ele vive a noite de Natal, daquele ano, dessa forma não se lembra como foram os outros dias do ano e assim vai nos anos seguintes.

O filme é uma comédia, algo que a gente vê muito no cinema nacional, e traz elementos de uma ceia de Natal bem brasileira. Além disso a risada é garantida com Leandro Hassum, o ator, mais uma vez mostra sua veia humorística. Para finalizar, o filme em si faz refletir aquela ideia de que a felicidade não se compra.

O segundo da lista é um filme que não segue muito bem a temática natalina, mas traz a ideia da amizade, algo que sem dúvida, está presente no Natal. O filme “Tudo por um Popstar”, baseado no livro de Thalita Rebouças, é também uma produção nacional de comédia.

O filme conta a história de 3 amigas, que juntas, vão fazer tudo que podem para realizar o sonho de conhecerem seus ídolos, membros de uma banda pop. Com alguns empecilhos para que a meta das meninas seja cumprida, a trama demostra a amizade que existe entre as três. Um filme bem adolescente e uma ótima pedida para assistir em casa com os amigos ou família.

Por último, o livro “Ao meu amor serei atento” de Vinicius de Moraes. Ele traz 20 poemas para despertar no leitor, vários sentimentos, mostrando como viver cada instante, numa paixão de tudo e si mesmo. Esse é um daqueles livros para deixar nosso coração quentinho. O nome do livro remonta ao poema, que em minha opinião, é um dos mais belos já escritos por Vinicius, o poema “Soneto de Fidelidade”, que demonstra o quanto esse autor tem a capacidade de fazer a gente tocar esse sentimento tão especial.

Com esse aconchego, terminamos nossa lista de dois filmes e um livro para aproveitar o Fim de Ano. Para você, amigo leitor, deixo estimas de muita alegria e realizações nesse Natal e Ano Novo que já se anunciam.

Rosana Puccia dá voz a mais dois temas atípicos no mercado musical brasileiro

Em atividade discográfica desde 2016 quando apresentou o álbum “Cadê”, Rosana Puccia é, de verdade, uma colecionadora de canções atípicas,.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

“Fiz da arte um motivo para viver” – por Pedro Antônio

Quadro “Cinco Girassóis” de Pedro Antônio   Meu nome é Pedro Antônio, tenho 23 anos, e hoje eu posso afirmar que.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

“A Grande Família” e o poder da comédia do cotidiano

A série “A Grande Família” é exemplo de um gênero do humor que funciona como um espelho capaz de revelar.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS

Tim Maia em 294 palavras

Ícone do pop nacional, Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, em 1942. Antes do sucesso,.

LEIA MAIS

LITERATURA DO RAP, por Luiz Castelões

O rap é o mais importante gênero musical-literário do final do séc. XX.Assim como o post de rede social é.

LEIA MAIS

Bethânia só sabe amar direito e Almério também (Crítica de Fernanda Lucena sobre o single

O mundo acaba de ser presenteado com uma obra que, sem dúvidas, nasceu para ser eterna na história da música.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS