23 de junho de 2024
Além da BR Listas de lançamentos

Playlist “Além da BR” #72 – Sons do mundo que chegam até nós

além da br

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 72ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

Quist Airlines“Wallflower, Pt. 2” – (Finlândia) – [MINI ENTREVISTA]

– Qual é a mensagem desta música? A mensagem da música é que às vezes a busca pelo amor requer um salto de fé. Se você não quer ou reluta em tomar uma decisão, a vida e o amor podem passar por você e você pode acabar afastado. Deliberar por muito tempo e seu excesso de pensamento pode deixá-lo pior do que antes.

– Como e por que essa música nasceu? A música nasceu de uma jam. Miki, nosso guitarrista, trouxe um riff que lembrava outra música nossa. Para diferenciá-lo mais facilmente do outro, trocamos a chave e travamos por um tempo. Nosso cantor improvisou a frase “No meio da estrada” ouvida no primeiro verso, e de repente parecia mais uma continuação da outra música mencionada.

– Comente o som do single. O som do single é a princípio suave e gentil, mostrando um momento de reflexão e vulnerabilidade do narrador enquanto eles passam por diferentes estágios de introspecção, tentando compreender o recente fim de um romance nascente. Nosso protagonista finalmente chega à conclusão de que tudo que deu errado foi resultado de suas próprias ações, gerando raiva e frustração autodirigidas. A partir daqui a música assume um toque agressivo e acelerado, com guitarras distorcidas cantando um riff de blues contagiante. O som ao longo da última parte da música é cru e cheio de angústia.

– Existem histórias interessantes ou curiosidades sobre este lançamento?
A única curiosidade desse lançamento é que na verdade é a segunda metade de uma peça maior, trazendo uma conclusão satisfatória para a narrativa da parte 1.

Respostas Quist Airlines

Diana Chanto – “Como Yo” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

– Em resumo, o que é esta música?Como Yo” é uma música pop latina, um estilo alegre e enérgico, as marcas de base rítmicas suaves e com um estilo que flui magistralmente entre duas línguas, uma peça que sem dúvida convida à dança.

– O que diz a letra e qual sua mensagem? A letra reafirma o que somos ou o que muitas mulheres são, independentes, fortes, únicas, inesquecíveis, uma carta que definitivamente as empoderas.

– Há alguma curiosidade ou história sobre o lançamento? No lançamento simultâneo do filme da Barbie, agora é a vez das mulheres!

Respostas Diana Chanto

Tamar Berk“cash out” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

– O que você diz nesta música, qual é a sua mensagem? Essa música é sobre aqueles momentos da sua vida em que você sente vontade de desistir. Todos nós passamos por momentos difíceis que exigem tanto de nós que nos sentimos entorpecidos. Só queremos rastejar para dentro de uma caverna e desistir. Quando escrevi essa música, fiquei tão triste e tão derrotado. Mas, novamente, eu sabia que acordaria na manhã seguinte e continuaria. Às vezes, temos que nos permitir sentir tudo, mas para mim sempre sei que continuarei avançando.

– Como você pode definir o som do single? A música “cash out” é uma música suave e exuberante escrita no piano com um pouco de guitarra e percussão. Eu queria que a música parecesse um abraço caloroso ao seu redor enquanto você a ouvia. Talvez para que eles não se sentissem tão sozinhos.

– E o clipe, o que você traz nele? O vídeo foi filmado na Salvation Mountain, que é uma instalação de arte no meio do deserto entre Palm Springs e Joshua Tree, construída por Leonard Knight, que queria espalhar sua mensagem de amor. Quando chegamos, pude sentir a energia… era mágica e fascinante. O deserto já é meu lugar favorito para estar… é tão quente que te obriga a desacelerar e aproveitar o momento. Salvation Mountain é um lugar de esperança e, embora minha música “Cash Out” seja sobre aqueles dias em que você sente vontade de desistir, isso nem sempre significa que eu desistiria. Eu queria que o vídeo fosse um lembrete de que sempre há esperança.

– Existe alguma história interessante ou curiosidades sobre este lançamento? Minha música “Cash Out” começou com duas frases escritas em um daqueles pequenos guardanapos de avião enquanto eu voltava para casa depois de ajudar minha mãe a se mudar de casa para um pequeno apartamento. Meu pai havia falecido um ano antes, e eu sabia que chegaria a hora disso acontecer, mas não estava preparada para a deterioração emocional que iria passar nessas duas semanas em que estive com ela. Eu estava absolutamente arrasada por ter que arrumar a casa e passar por todos os pertences do meu pai. Com o passar dos dias, comecei a me sentir totalmente entorpecido… e tão deprimido. Minha mãe ainda estava em estado de choque, mas principalmente ela estava apenas com raiva e com medo, e eu estava absorvendo toda aquela energia e lidando com meu próprio inferno pessoal. Então, quando eu estava no avião indo para casa, peguei o guardanapo que eles te deram com a sua bebida e rabisquei a linha “Não tenho mais promessas em mim, estou me preparando para sacar”. Quando cheguei em casa, sentei-me ao piano e escrevi tudo, praticamente como havia escrito naquele dia.

Respostas Tamar Berk

Urban Cowboys“Our Song” (feat. Jerry Douglas) – (Dinamarca) – [MINI ENTREVISTA]

– O que você diz na letra? A letra foi escrita como uma declaração de amor ao amor da minha vida.

– Qual a mensagem desta música? “Our Song” é perfeita para votos de amor como casamentos e noivados. Amor sincero com promessa de eternidade.

– Comente a sonoridade do single. Tivemos muita sorte de ter o número do mundo. 1 dobro do jogador Jerry Douglas como participação em nossa música.

– Há alguma história ou curiosidade interessante sobre este lançamento? Mesmo a banda sendo dinamarquesa a música nasceu em Nashville.

Respostas Urban Cowboys

Tomcat y El Rock & Roll Combo – “Mientras Dure la Canción” – (México/Reino Unido) – [MINI ENTREVISTA]

– O que essa música traz em sua letra? O Autor (Natan Revel) escreveu essa música depois de conversar comigo ao telefone quando eu (Tomcat) sofri um terrível episódio depressivo, a ideia surgiu quando eu disse a ele que só a música que eu gosto me fazia sentir bem, mas não ouvir isso na mídia popular, minha depressão voltou.

– Qual a origem conceitual dessa música, sua base, seu contexto? A música fala sobre uma pessoa que só se sente “abraçada” por sua música favorita ou pelos lábios e braços de sua amada e esquece a dor causada pela depressão.
– Que elementos você trouxe para o som? Para a produção decidimos dar um estilo Neo Swing ao estilo das clássicas Big Bands dos anos 40 com um toque de Benny Goodman e Brian Setzer Orchestra, Boz Boorer gravou uma magnífica guitarra e um clarinete que deram ao resultado final uma boa categoria.
– É possível comparar essa música com alguma coisa? Embora as músicas da Big Band das décadas de 1940 e 1950, como “Sing, Sing, Sing”, fossem muito animadas, neste caso usamos esses ritmos para denotar a dor de um blues aplicado ao ritmo do swing.

Respostas Tomcat y El Rock & Roll Combo

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.