11 de fevereiro de 2025

Artista plástico e escritor lança livro que critica se realmente foi para todos a Copa do Mundo e as Olimpíadas realizadas no Brasil

(Foto: Divulgação)

 

O Rio de Janeiro sediou parte da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, eventos marcantes na história da cidade e do estado, bem como na memória de grande parte dos brasileiros. Porém, estes eventos trouxeram consigo diversos questionamentos e controvérsias: as remoções forçadas de famílias em vários morros e favelas, o não cumprimento de promessas relacionadas ao meio ambiente – como a despoluição da baía de Guanabara e da lagoa de Jacarepaguá –, o superfaturamento de várias obras – como a do estádio do Maracanã – e a real possibilidade da Aldeia Maracanã se tornar um estacionamento, por exemplo.

Estas e outras questões foram tema do trabalho de muitos artistas do estado do Rio de Janeiro. Entre estes, está Alex Frechette, artista plástico e escritor que mapeou grande parte das obras críticas aos megaeventos que surgiram neste período. O trabalho, resultado de sua dissertação de mestrado em Turismo na Universidade Federal Fluminense, está sendo lançado pela Circuito, editora especializada em arte e cultura contemporâneas. O livro “Copa pra quem? Olimpíadas pra quem? Arte e megaeventos no Rio de Janeiro – contranarrativas na cidade turística” é uma pesquisa que traz um panorama histórico das problemáticas das Olimpíadas e das Copas do Mundo, abordando também as manifestações que antecederam os megaeventos brasileiros, como as Jornadas de Junho de 2013.

O livro une os temas arte e turismo de forma a abordar seus pontos de contato, ou seja, suas características essenciais como fenômenos sociais, em uma crítica às posições elitistas e excludentes dos eventos pretensamente “para todos”. Esta é a principal tônica da publicação, que também conta com o depoimento (e reprodução das obras) dos artistas engajados neste tema.

A orelha conta com as impressões do professor e teórico das artes Jorge Vasconcellos, e o prefácio fica por conta da Profª Drª Karla Godoy, orientadora da dissertação, ambos docentes da UFF.

 

SERVIÇO

Título: “Copa pra quem? Olimpíadas pra quem? Arte e megaeventos no Rio de Janeiro – contranarrativas na cidade turística”

Editora: Circuito

Preço: R$ 35,00

251 páginas

LANÇAMENTO:

Data: 22 de março (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Obelisco da Praça Mauá (próximo ao MAR e ao Museu do Amanhã), Centro/RJ

 

(Texto da assessoria de imprensa)

 

 

 

 

Filme nacional que arrecadou mais de R$ 19 milhões, “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado

No dia 22 de agosto de 2003, ia aos cinemas “Lisbela e o Prisioneiro”. Aposto que não sabiam, mas estavam.

LEIA MAIS

CONTO: Os Bicos de Gás e o Cigarro King Size (Gil Silva Freires)

Maldita família. Malditos papai-mamãe-titia, como diziam os Titãs. Kleber era fã incondicional dos Titãs e a proibição paterna de assistir.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

As “Dancinhas de Tik Tok” são inimigas da dança profissional?

Os avanços tecnológicos e suas devidas popularizações presenciadas desde o final dos anos 1990 e início dos anos 2000 se.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

VÍCIO ELEGANTE – A história de um clássico de Belchior

  “Vício Elegante” é o nome do último álbum de estúdio do nordestino Belchior, lançado em 1996, e que sem.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS