21 de março de 2025

Artista plástico e escritor lança livro que critica se realmente foi para todos a Copa do Mundo e as Olimpíadas realizadas no Brasil

(Foto: Divulgação)

 

O Rio de Janeiro sediou parte da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, eventos marcantes na história da cidade e do estado, bem como na memória de grande parte dos brasileiros. Porém, estes eventos trouxeram consigo diversos questionamentos e controvérsias: as remoções forçadas de famílias em vários morros e favelas, o não cumprimento de promessas relacionadas ao meio ambiente – como a despoluição da baía de Guanabara e da lagoa de Jacarepaguá –, o superfaturamento de várias obras – como a do estádio do Maracanã – e a real possibilidade da Aldeia Maracanã se tornar um estacionamento, por exemplo.

Estas e outras questões foram tema do trabalho de muitos artistas do estado do Rio de Janeiro. Entre estes, está Alex Frechette, artista plástico e escritor que mapeou grande parte das obras críticas aos megaeventos que surgiram neste período. O trabalho, resultado de sua dissertação de mestrado em Turismo na Universidade Federal Fluminense, está sendo lançado pela Circuito, editora especializada em arte e cultura contemporâneas. O livro “Copa pra quem? Olimpíadas pra quem? Arte e megaeventos no Rio de Janeiro – contranarrativas na cidade turística” é uma pesquisa que traz um panorama histórico das problemáticas das Olimpíadas e das Copas do Mundo, abordando também as manifestações que antecederam os megaeventos brasileiros, como as Jornadas de Junho de 2013.

O livro une os temas arte e turismo de forma a abordar seus pontos de contato, ou seja, suas características essenciais como fenômenos sociais, em uma crítica às posições elitistas e excludentes dos eventos pretensamente “para todos”. Esta é a principal tônica da publicação, que também conta com o depoimento (e reprodução das obras) dos artistas engajados neste tema.

A orelha conta com as impressões do professor e teórico das artes Jorge Vasconcellos, e o prefácio fica por conta da Profª Drª Karla Godoy, orientadora da dissertação, ambos docentes da UFF.

 

SERVIÇO

Título: “Copa pra quem? Olimpíadas pra quem? Arte e megaeventos no Rio de Janeiro – contranarrativas na cidade turística”

Editora: Circuito

Preço: R$ 35,00

251 páginas

LANÇAMENTO:

Data: 22 de março (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Obelisco da Praça Mauá (próximo ao MAR e ao Museu do Amanhã), Centro/RJ

 

(Texto da assessoria de imprensa)

 

 

 

 

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Augusto dos Anjos? (com Augusto César)

O 9º episódio do Investiga buscou informações sobre os principais pontos da trajetória pessoal e profissional do poeta brasileiro Augusto.

LEIA MAIS

CONTO: A ansiedade do vovô na hora que o cometa passou (Gil Silva Freires)

Seo Leonel tinha nascido em 1911, um ano depois da primeira passagem do cometa de Halley neste século vigésimo. Dessa.

LEIA MAIS

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

Bethânia só sabe amar direito e Almério também (Crítica de Fernanda Lucena sobre o single

O mundo acaba de ser presenteado com uma obra que, sem dúvidas, nasceu para ser eterna na história da música.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #17 – O “Espaço Tempo” de Natália Masih e os anjos camaradas de

No dia 27 de outubro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os cantores e compositores Gabriel Deoli e.

LEIA MAIS

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS