26 de agosto de 2026

Autora Claudianne Diaz diz “viver o personagem” no livro A MAGIA DOS SONHOS [ENTREVISTA]

Capa do livro

 
Publicou “A magia dos Sonhos” pela Editora Multifoco em 2014. E outros títulos Digitais como: Estranho Julgamento, A bruxa de Westwood, As poeiras do velho tempo, O Feiticeiro – Raiz mágica em duas versões; inglês e espanhol, O carvalho e o lobo, O outro lado do espelho, Treze luas e Ventos do leste. Mais Seis títulos atuais: As aventuras de Louidi, La vecchia Religione – A bíblia, a chave e o punhal, O espelho negro da bruxa Beavor, Lilith – E os quatro braços do mundo, Sonâmbula – Noite de trevas e Um sonho de Amor pela Efuturo.
Participou da Antologia de Poesia Paulista “Para além da terra, para além do céu”. Vol. I; com a Poesia “Além do Amor” Pela Chiado Editora. E “Além da Lenda” Vol. II; Pela mesma Editora.
Atualmente lancou um Romance pela Editora Ixtlan. [Abadon e as Bruxas de Ucayali]. Que em breve estará disponível para venda no Site da Livraria da Editora.
 
PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE AQUI.
 
Confira uma resenha feita para o livro A MAGIA DOS SONHOS (136 páginas), pela própria escritora.
“A Sabedoria oculta em outrora foi estímulos dos deuses impiedosos uma forma de matar entre nós; e que qualquer forma de conhecimento não estabelecido entre povos era ocultação de poder. Com isso, os deuses altruístas faziam guerras contra nós para nos exterminar. Assim, não conseguiríamos incumbir com suas destrezas e poderes. Mas, Odim, pai de todos interferiu com outros deuses e dispôs aos menos favorecidos que daria um lugar em seu palácio se colocassem ordem na terra.”
 

Abaixo, confira na íntegra uma entrevista que fizemos com a autora:

 
De onde vem esse fascínio pela magia, tão expressa no livro?
O interesse sobre a magia é real. Talvez, seja por esse o motivo pela qual tudo tomou o rumo de uma história que envolve uma jovem em mergulhar num mundo desconhecido. Tudo torna mais agradável escrever e também viver o personagem como um único ser.
 
Como chegou na história do livro?
Em 2011 quando iniciei meu caminho oculto tudo a minha volta começou lentamente se transformar. Como se as coisas que realmente estavam fora voltassem a fluir e tornar em sua posição original. Comecei a comprar e ler muitos livros esotéricos que foram de certa forma abrindo as portas do mundo literário em minha vida. Porém, eu participava de um grupo fechado de escritores de Campinas que me colocou diretamente em concursos Internacionais. Então, uma vontade enorme de escrever veio à tona. Pouco tempo depois, eu tinha ideias para construir uma personagem parecida comigo. Embora, eu tenha muitas poesias nas quais pretendo publicar. Muitas orações que me ajudaram nesse novo e intrincado mundo peculiar.
 
Como foi seu processo criativo? Quanto tempo você levou para escrever?
Em primeiro lugar eu vivi a personagem. Ela nada mais é do que uma pessoa real. Se trata de ficção, mas bem lá no fundo o drama fora bem sentido. Quando se inicia uma vez, jamais voltamos os mesmos. A viagem astral ou a experiência extracorpórea como o chamam é real e nós podemos trazer coisas maravilhosas desse mundo.
Eu terminei o livro em exatamente oito meses. Não é extenso, mas antes de tê-lo em minhas mãos todo o envolvimento com a magia fora bem sentida e comprometida por mim. Finalizei por não ser permitida a falar mais sobre passagens que muitos não entenderiam ou não estariam preparados.
 
Como foi trabalhar a personalidade da protagonista?
Molda-la foi um prazer. Por ter que se viver numa realidade fixa, muitos autores deixam um pouco esse caminho e se fecha para um mundo totalmente fictício. Aí o que podem chamar de imaginário se torna uma personificação original.
 
E os outros personagens, como foram surgindo?
Bom, como eu adoro a hierarquia dos anjos. Criei uma vida distinta para Sabynne. Ela merecia ser amada. Dizem por aí que amar é profano de forma materialista. Mas, sem o toque nada existiria. E, absolutamente no mundo divino não é diferente.
 
Tem alguma história ou curiosidade interessante que envolva o livro? Fique à vontade para falar o que quiser.
Sim. Há sete anos eu tentei a experiência extracorpórea sem um guia físico. Segui as orientações do livro que lia na época. [O livro completo de bruxaria do Buckland pág.126]. Eliminei tudo que existia de errado da minha mente, limpei a memória. Bem lá no fundo onde fica guardado todas as poeiras e máscaras para que possamos nos moldar pra uma sociedade.
Às vezes, somos incapazes de jogar toda a sujeira e ser dignos para pisar em outro lugar na qual não pertencemos. Mas, tentei por alguns meses espiar o outro lado.
Muitas coisas nas quais vi jamais poderia explicar. E, se eu dissesse, diriam, mentira. Então, deixo o que eu vi e guardo todos os detalhes para minha própria alma. Pois, bem sei que minha alma jamais duvidaria de tal lembrança. A questão é que os caminhos percorridos depois do puxão que eu levei foram abstratos e reais. Toda a energia e convicção de ambos os lados me projetavam para ouvir e sentir cada pequena força. Uma voz dizia, ouça e siga, não tenha medo. A experiência me fez querer escrever sobre mas, nem tudo me fora permitido.
 
PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE AQUI.
 
 
 

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

Uma nova oportunidade de conhecer a censura no Brasil

Gilberto Gil e Caetano Veloso em exílio na Europa, entre 1969 e 1972. Foto: Reprodução do site da Folha de.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

Geometria e metalinguagem em Marieta Lima

  A pintora Marieta Lima estudou geometria e desenho acadêmico com irmã Inês, no antigo Colégio das Freiras. Tendo, posteriormente,.

LEIA MAIS

A conexão musical entre Portugal e Brasil, contada pela siberiana Svetlana Bakushina

Artigo escrito por Svetlana Bakushina com exclusividade para Arte BrasileiraPortugal, agosto de 2024 Nasci e cresci na Sibéria, onde a.

LEIA MAIS

Novo pop rock de Jan Thomassen se esbarra na “crise dos 40” 

“Envelhecer consciente de que não há caminho de volta”. É este um dos pensamentos do novo single do cantor e.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

Iaponi: a invenção de uma permanente festa de existir

As formar bruscas, a cada brusco movimento, inauguram belas imagens insólitas. Henriqueta Lisboa   1.   Iaponi (São Vicente, 1942-1994),.

LEIA MAIS