13 de janeiro de 2026

CRÍTICA E ESPERANÇA – Uander lança seu single de estreia solo, “flor da Vida”

Divulgação.

Integrante da banda Chá de Gim, o cantor e compositor Goiano Uander iniciou nos apps de streaming como músico solo. A estreia (bem sucedida, vale dizer) veio com “Flor da Vida”, canção social e politizada, que retrata as ânsias, mas também as esperanças que Uander carrega consigo.

“A letra foi escrita em uma ocupação secundarista, um manifesto que os alunos precisaram fazer para manter sua educação pública, participei ativamente das ocupações dos colégios e lá tive contato com adolescentes e pessoas muito mais novas que eu, com um espirito livre com liderança e com uma visão de mundo mais prestativa a todos, isso me inspirou muito.”, explica o artista.

A partir dessa argumentação de Uander, fica mais fácil entender o que, de fato, a música tem a dizer. Nos versos, ele critica (poeticamente) o sistema econômico mundial, no qual o dinheiro acaba por se tornar mais importante que a vida. No entanto, sua indignação também o leva a ter fé em rumos mais brilhantes para a humanidade.

“Tento passar uma visão que acredito, uma evolução enquanto espécie, uma coletividade mundial para reduzir os danos e projetar gerações que coloquem o planeta terra, os direitos humanos, a liberdade de expressão em primeiro plano, flor da vida retrata a esperança que eu ainda carrego pela humanidade.”

Musicalmente, Uander apostou nos beats, que, por sua vez, foram realizados por Lucas Bsv. A empreitada eletrônica foi a primeira na vida do jovem cantor. “Foi minha primeira aventura com a música eletrônica, eu adorei participar desse movimento, e entender como funciona a vertente musical, pretendo também dar novas roupagens a canção, principalmente ao vivo.”

Para o futuro próximo, Uander planeja lançar um EP, e correr atrás da realização de shows. Em paralelo a isso, está produzindo um disco com sua banda.

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Hal Wildson

Produção: Lary Andrade

Assistência de Direção: Bruno S. Lacerda

Assistente de Câmera: Nayara Tavares Silva

Edição: Lucas Wagner Nunes

Direção de Fotografia: Gleig de Souza

Apoio Criativo e Narração: Cristiano Karai Poty ( Guarani Mbya)

Tradução: Fábio Kuaray Papa

Produção Musical: lucas bsv

Medicina amazônica é a oração de SHAMURI, artista folk do Reino Unido

EXCLUSIVO: Artigo escrito por Shamuri em julho de 2025 sob encomenda para a ARTE BRASILEIRA

LEIA MAIS

Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Bodoli – de Mauricio Duarte

 Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Boboli – de Mauricio Duarte   O que acontece quando um mestre da arte.

LEIA MAIS

Carlos Gomes: um naïf registra e exulta uma pintura lúdica

O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. Provérbios, 11, 17.

LEIA MAIS

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até.

LEIA MAIS

Conceição Fernandes: a presença e a valia do silêncio na arte

1. Conceição Fernandes (Mossoró, 16.05.1957) é atualmente professora aposentada, tendo atuado como professora nas redes estadual e municipal. Dedica-se às.

LEIA MAIS

Uma breve leitura dos festivais de ontem e de hoje

Nesta manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2017, acabei de ler o livro “Tropicália – A história de.

LEIA MAIS

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

SP/RJ: Bloco dos Dubladores se manifesta contra o uso indiscriminado da inteligência artificial no enredo

O carnaval deste 2024 nas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo também questiona o uso indiscriminado das Inteligências Artificiais.

LEIA MAIS