25 de abril de 2025

ENTREVISTA – Em nova fase, Erick Roza apresenta o EP “MPB Espírita”

Beatriz Person / Divulgação.

O cantor e compositor Erick Roza, que desponta como um dos grandes nomes do pop nacional, lançou recentemente o EP “MPB Espírita” pelo selo Best Play. O novo trabalho chegou com participação especial do seu pai Marcelo Souza na faixa “Senhor, senhor!”. Marcelo ganhou notoriedade nacional por ser um dos integrantes do Polegar, uma das “boy bands” brasileiras de maior sucesso nos anos 80 e 90.

Como o próprio nome diz, o EP “MPB Espírita” traz ensinamentos e inspirações que vem do espiritismo, doutrina que Erick não apenas pratica, mas também se dedica em inspirar outros jovens através de seu canal no youtube, intitulado Jovem Espírita.

A Revista Arte Brasileira conversou com o cantor sobre o novo EP e trouxemos hoje a entrevista completa para vocês! Confira agora: 

Redação – “MPB Espírita” já está no mundo. Como está sendo ver o retorno desse lançamento? 

Erick: Está sendo muito bom!! Já está acumulando algumas dezenas de milhares de plays nas plataformas. Mas muito acima disso, eu recebi comentários de que as pessoas se conectaram com as músicas, como por exemplo: “parece que a música estações foi feita pra mim”. Esse pra mim é o melhor comentário que minha música pode ter.

Redação – Esse EP traz ensinamentos do espiritismo. Fala um pouco pra gente como foi trazer um pouco dessa doutrina para dentro das faixas desse EP?

Erick: Cresci no meio espírita, sempre estudei sobre, mas foi algo bem natural pra mim. Meu maior receio era quanto a recepção do público.

Redação – Esse EP além de “Duas Metades” e “Estações”, você trouxe um feat mais que especial: com o seu pai. Como surgiu a ideia de trazer ele para o seu EP e o quão importante é dividir essa faixa com ele?

Erick: Sim, é algo que já estávamos estruturando há muitos meses, mas estávamos com algumas dificuldades de repertório e o fato de que ele estava morando fora do Brasil. Mas tudo foi resolvido e lançamos esta canção (Aeeeee). Pra mim está sendo muito importante, ele que me apresentou ao mundo musical!

Assista o clipe da faixa “Senhor, Senhor!” no Youtube

Redação – “Duas Metades” é uma faixa que você já lançou há um tempo e veio como um conselho para você. Por que ela foi a escolhida para lançar como single? E o quão especial essa faixa é?

Erick: Como estratégia de marketing, lançar em formato de single e depois juntar em ep foi como: não gastar todas as fichas de uma vez só. Mas só pelo fato de eu “lançar” ela 2 vezes, já demonstra que é muito importante para mim hahaha. Como você mesmo comentou, essa é uma música com um conselho para mim mesmo.

Redação – Você sempre traz mensagens inspiradoras e positivas nas suas composições. “Estações” fala sobre mudanças, assim como cada estação. E também aborda quanto a viver a vida com mais leveza. Fala um pouco sobre a composição dessa faixa. Como veio a inspiração de passar tudo isso nessa canção?

Erick: Realmente. A música se trata de mudanças. A inspiração acho que foi minha própria vida mesmo. Queria passar a mensagem central da mudança (minha vida estava passando por mudanças) com o meu jeito (que eu considero leve) de compor. Gosto de usar a natureza como metáfora.

Redação – Já estamos chegando no final do ano. O que podemos esperar do Erick em 2022?

Erick: Olha, fiz muitos lançamentos neste segundo semestre. Então nos primeiros meses vou descansar um pouco e ver o resultado das coisas que vim construindo durante esse ano. Junto com isso, vou estruturando meus próximos passos e lançamentos. Certamente eles virão! 😀 😀

O disco que lançou Zé Ramalho

Zé Ramalho sempre foi esse mistério todo. Este misticismo começou a fazer sucesso no primeiro disco solo do compositor nordestino,.

LEIA MAIS

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Roberto Piva (com Jhonata Lucena)

O 10º episódio do Investiga se debruça sobre vida e obra de Roberto Piva, poeta experimental que viveu intensamente a.

LEIA MAIS

Quem é Priscilla Pugliese, protagonista da premiada websérie “A Melhor Amiga da Noiva”?

Créditos: Lukkas Marques Formado em Cinema pela Faculdade Nu Espaço, Priscilla Pugliese é atriz, empresária e produtora, funções que exerce.

LEIA MAIS