18 de julho de 2025

Federico Puppi, um artista italiano que fez do Brasil o seu lar

Leandra Benjamin / Crédito

Aos leitores da Arte Brasileira, já está bem claro o quanto o nosso Brasil é apaixonante aos olhos daqueles que vem de outras terras. É este também o caso do violoncelista, produtor musical e compositor italiano Federico Puppi.

Ele chegou no Brasil em 2012, quando, na época, desejava deixar a Europa. Naquele momento, Puppi estava casado com uma brasileira na Itália, e veio sem muitas pretensões de ficar. No entanto, se separou, mas continuou no Brasil.

Ativo musicalmente em solos italianos, Puppi encontrou no Brasil a grande oportunidade de evoluir enquanto artista e como ser humano. “Quanto mais você viaja, quanto mais conhece do mundo, quanto mais entende seu tamanho, as diferenças…”, acrescenta ele.

E continua: “A realidade brasileira, por mais que possa ter alguns lados parecidos com a Italia por causa da “latinidade”, é muito diferente. Principalmente no quesito de justiça social, o Brasil te mostra de forma crua e direta todas as desigualdades social que existem. O Brasil te faz perguntas importantes para o crescimento humano.”

PUPPI E SUAS PARCERIAS

Para o artista, o Brasil ainda carece muito de uma cena artística forte. “Eu não percebo a existência de uma cena de fato, existem alguns grupos, divididos geograficamente, mas cena é algo a mais que acho que falta um pouco no Brasil. Difícil apontar uma motivação, um porque. Mas com certeza faço parte de alguns movimentos artísticos que se desenvolvem principalmente entre Rio e São Paulo.”, comentou.

O MOTIVO DE SER ARTISTA

No universo da música, Puppi já passou por varias fases, mas, segundo ele, chegou em um momento de mais expansividade, de elevação, e de, de fato, ser um comunicador musical, aquele que deve emocionar o público.

“Já tive fases herméticas, fases de rebeldia, e agora me encontro numa fase mais expansiva. Me importo com os outros, mais do que antes. Procuro criar algo que possa emocionar as pessoas, de alguma forma curar as pessoas da loucura da realidade. Fazer que as pessoas se sintam melhor através da minha música.”

“Sinto que a música tem uma função de cura muito forte. Cura para a alma. Isso é o que a música faz para mim e o que gostaria de poder proporcionar para os outros. Quero música que una as pessoas, que faça se sentir bem, que espalhe empatia.”

REFERÊNCIAS

Como um artista viajado, conhecedor de mundo, não é surpresa que suas referencias sejam tão vastas. Puppi cita artistas da música clásica europeia, mas também de cantautores italianos como Frabrizio de André, Lucio Battisti e Lucio Dalla.

“E depois vem tudo que encontrei no Brasil, de Gil até Milton, do Lô Borges até Cazuza. Os compositores do norte da Europa como Olafur Arnalds, são realmente muitas influencias juntas.”

UM RECADO DE PUPPI PARA O MUNDO

“Nos tempos atuais, cheios de crises, de sofrimento, de raiva, vou deixar aqui uma citação do poeta latino Virgilio: AMOR VINCIT OMNIA Traduzindo seria: o amor vence tudo.”

Alguns livros que você precisa ler antes de morrer

A morte dá alusão ao fim do mundo, o Apocalipse e até mesmo o fim da vida de uma pessoa,.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #16 – Raffael Fragoso, um sertanejo pop a ser observado com atenção

No dia 17 de novembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com o cantor e compositor sertanejo Raffael Fragoso,.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

Filme nacional que arrecadou mais de R$ 19 milhões, “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado

No dia 22 de agosto de 2003, ia aos cinemas “Lisbela e o Prisioneiro”. Aposto que não sabiam, mas estavam.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca.

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

As várias versões da “Balada do Louco”

No documentário “Loki – Arnaldo Baptista” (2008), o ex-mutantes Arnaldo Baptista é definido como “a própria personificação” do eu lírico.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS