23 de abril de 2025

Jéssica Ellen apresenta suas raízes e de sua arte em clipe-documentário

Jéssica Ellen

(Cena do clipe)

 

Cantora, atriz e bailarina, Jéssica Ellen faz da arte uma busca por sua própria ancestralidade. Após marcar presença no line up da edição 2019 do Rock in Rio, onde se apresentou no Palco Sunset com Elza Soares, ela lança um vídeo especial que mostra um pouco das raízes de sua arte. “Madá” é uma mistura de clipe com mini-doc e mostra a relação da artista com suas origens, sua comunidade e sua família, em especial sua avó Madalena, inspiração para a música de mesmo nome presente em seu disco de estreia. 

“Essa é uma música eu falo que eu não escrevi, eu fiz download, pois ela veio muito rápido. Ela conta a história da minha avó, que fala muito pouco da vida dela. Escolhi essa canção para esse vídeo pois sempre falamos de ancestralidade e sinto que a base é na família. E temos que homenagear em vida”, diz a artista.

 

 

A faixa conta brevemente a jornada da matriarca da família, que veio muito menina da Bahia para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor e todos os percalços dessa jornada, algo comum em muitos lares de todo o país. A avó e a relação de amor e carinho no lar são as estrelas do vídeo.

“A história da minha avó é algo que quero ressignificar. Jornadas como a dela e da minha mãe são histórias de mulheres negras com muita fibra, mas com muita dor. O que quero é agradecer essa jornada, essas dores, e desejar uma nova possibilidade de vida para minha futura filha”, conta Jéssica.

 

SOBRE A ARTISTA

(Divulgação/TV Globo/ Inácio Moraes/Gshow)

Cria da favela da Rocinha (RJ), foi na comunidade que ela descobriu e desenvolveu sua paixão pela música. Sempre participando de atividades culturais nas escolas públicas e grupos por onde passou, a artista também se dedicou a outras formas de expressão ao longo de sua adolescência, principalmente à dança e ao teatro. 

Em 2011, contemplada com bolsa integral, ingressou na escola e faculdade de dança contemporânea Angel Vianna, onde se formou bailarina. Ainda no mesmo ano, foi aprovada na faculdade de teatro. Na mesma época, surgiu a oportunidade para o seu primeiro trabalho na TV, em Malhação.

A partir da sua estreia nas telas, música e dança deram espaço à dramaturgia e, como atriz, estrelou obras como “Totalmente Demais” (2015), “Justiça” (2016) e “Filhos da Pátria” (2017).

 

Textos de Daniel Pandeló – Edição de Matheus Luzi

 

 

 

 

Lupa na Canção #edição23

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Música de Cazuza e Gilberto Gil também é um filme; você sabia?

“São sete horas da manhã   Vejo o Cristo da janela   O sol já apagou sua luz   E o povo lá.

LEIA MAIS

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Rosana Puccia dá voz a mais dois temas atípicos no mercado musical brasileiro

Em atividade discográfica desde 2016 quando apresentou o álbum “Cadê”, Rosana Puccia é, de verdade, uma colecionadora de canções atípicas,.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

Cuba, a Ilha da Utopia

Artigo escrito em maio de 2024 pelo maestro Kleber Mazziero sob encomenda para a Arte Brasileira Em fevereiro de 2023,.

LEIA MAIS

Uma aula sobre samba paulista com Anderson Soares

Patrimônio cultural imaterial do nosso país, o samba foi descrito e explicado por incontáveis fontes, como estudantes do tema, jornalistas,.

LEIA MAIS

Uma breve leitura dos festivais de ontem e de hoje

Nesta manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2017, acabei de ler o livro “Tropicália – A história de.

LEIA MAIS

CONTO: O Medo do Mar e O Risco de Se Banhar (Gil Silva Freires)

Adalberto morria de medo do mar, ou melhor, mantinha-se distante do mar exatamente pra não morrer. Se há quem não.

LEIA MAIS