6 de março de 2026

Lupa na Canção #edição8

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas novas, quentes, diferentes. A seleção é eclética, serve para todos os gostos.

É importante ressaltar: que as posições são aleatórias, não indicando que uma seja melhor que a outra; essa lista é atualizada diariamente, até o encerramento do mês.

Iza e Daniel são bem aventurados em releitura do clássico “Estou Apaixonado”

Nos anos 1990, o duo sertanejo João Paulo & Daniel lançou uma versão abrasileirada do clássico latino “Estoy Enamorado”, tornando “Estou Apaixonado” sucesso nacional. A bem aventurada versão interpretada por Daniel há mais de duas décadas está agora também na voz da cantora Iza, ao lado do próprio Daniel.

Motivados pela sintonia florida a partir do encontro no programa The Voice Brasil como jurados, eles dão uma nova vida à canção, numa releitura quase que totalmente repaginada. O registro faz parte de “Duas Vozes”, projeto de duetos onde Daniel se junta a outros artistas em gravações especiais.

Disponível na playlist “Brasil Sem Fronteiras…”

Tiago Araripe e o “maior hiato da música brasileira”

Tiago Araripe é um nome destacado no mercado musical. Esteve ao lado de músicos prestigiados como Tom Zé e Zeca Baleiro, e integrou o grupo Papa Poluição. Sua produção musical e fonográfica é antiga, mas também recente, tendo lançado nos últimos dez anos dois álbuns como cantor e compositor. Vale isso dizer para introduzir à música “Hiato”, o seu primeiro single lançado neste 2023. Isso porque a música “já nasceu com 31 anos”, como ele mesmo diz.

A história é a seguinte: entre seu disco de estreia, “Cabeços de Sansão” (1982), e “Baião de Nós” (2013), lá se foram 31 anos. Zeca Baleiro, de forma participativa, fez parte deste meio tempo. Zeca, então, disse, brincando, que a este espaço entre os lançamentos deveria ser conhecido como “o maior hiato na música brasileira”. Outros lançamentos de Tiago chegaram ao mundo, no entanto, a brincadeira de Baleiro permaneceu, até tornar-se letra musicada por Pachelly Jamacaru.

Com arranjo do produtor musical e percussionista Jefferson Portela, o resultado final de “Hiato” é de vibração alegre e colorida. A letra, de maneira inteligente e saudável, faz a ponte entre o passado e o novo. O single, lançado num momento de transformações diversas, também simboliza esperança e a renovação, com força o suficiente para superar as dificuldades impostas pela vida em seu significado mais profundo e amplo.

Disponível na playlist “Brasil Sem Fronteiras…”

Ced retorna ao Brasil e single “Já Faz Tempo” acompanha seu regresso

Após três anos em Lyon (França), o cantor e compositor brasileiro Ced faz sua estreia com o elegante, refinado e “pop” single “Já Faz tempo”. Com produção de Danilo Cutrim (Ex-Forfun e atual vocalista da BRAZA) e Jean Charnaux (violonista destacado da nova geração), a canção é uma bossa que bebe do pop, ou o contrário, não dá bem para saber, já que Ced e sua equipe técnica capricharam na originalidade. É uma opinião de Ced que assinamos em baixo: “Já Faz Tempo” tem o poder inusitado de agradar diversos públicos e de várias idades. Sua composição sonora e poética garantem tal resultado.

Quanto o clipe, Ced mostra sua despedida da França, com o tempo sendo refletido por ele. Vídeo e música se colocam neste meio tempo em que Ced esteve fora do país. Como dizem, brasileiro bom sente saudade dessas terras tropicais, abençoadas por Deus e bonitas por natureza (Jorge Bem que disse!).

Apesar de “Já Faz tempo” ser seu primeiro lançamento, Ced é do mundo da música há tempos. Seria estranho se não fosse assim. Ced, um artista pra estampar mais uma edição do Lupa!

Disponível nas playlist “Brasil Sem Fronteiras…”

O interessantíssimo single “Vira” de Marco Vincit[Mini Entrevista]

– Qual é o tema tratado em “Vira”? A música é uma reflexão sobre o que todos nós temos vivido no mundo. Inicialmente pode parecer apenas uma canção sobre toda a tensão do mundo político, mas é mais sobre a relação entre as pessoas, a relação atual entre as pessoas, o mundo e a tecnologia do que necessariamente política no sentido de poderes.

– Qual o contexto que fez esta canção surgir? A ideia da música surgiu da minha forma de ver o cenário mundial atual. Hoje a desinformação e a forma como as palavras ganham novos significados todos os dias é uma coisa muito incrível. Então eu comecei a brincar com o conceito de como uma simples mudança de uma letra na palavra pode ter significados distintos.  

– Comente sobre a sonoridade e arranjos do single. A produção dessa música completa o conceito do texto, trazendo ironia e contradição com toda “festa sonora”. Acredito que existem duas coisas marcantes, a percussão e os metais. A percussão brinca com muitos timbres e traz surpresas durante toda a canção para quem tem ouvidos atentos. Os metais trazem essa animação toda que acaba trazendo um espírito bem brasileiro. Ainda assim, os violões se divertem, e tem uma sonoridade linda que traz um brilho incrível. Na verdade, tudo isso é uma grande forma de representar como nós brasileiros lidamos com tanta coisa trágica.

– Há alguma história ou curiosidade relevante sobre o lançamento? No início do processo de composição eu fiz uma lista com muitas palavras que ganham significados diferentes com a troca de uma das letras. Foi um desafio fazer com que se encaixassem no que eu queria dizer e nas repetições que eu queria fazer.

Respostas de Marco Vincit

Disponível na playlist “Brasil Sem Fronteiras…”

Madhu decide ser pop e o aviso é com o single “Eu Vou”

Madhu é uma cantora e compositora que estreou em 2022 ao lançar com a banda Mauna o single “Novo Amor”. Logo de cara, com este lançamento, já foi escutada por mais de 200 mil vezes. Depois, a jovem lançou outros três singles individuais, todos lançados em 2022. Ou seja, ano cheio, mas também de encontro.

O encontro é com a música pop, gênero que parece ter realmente fisgado a alma da artista. O anúncio desse noivado veio com o seu primeiro single de 2023, “Eu Vou”. A música, produzida por Chris Baumgratz, atual guitarrista da banda Onze20, é descrita por ela como de “vibe gostosa, leve, sexy”, o que é, de fato, uma descrição certeira. “Eu Vou” é um pop entre o calmo e o frenético, mas, de qualquer forma, do tipo que “gruda na cabeça”.

O pop vai bem na persona artística de Madhu. É, portanto, uma escolha bem aventurada!

Disponível nas playlists “Novidades da Música Pop Nacional” e “Brasil Sem Fronteiras…”

Tim Maia em 294 palavras

Ícone do pop nacional, Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, em 1942. Antes do sucesso,.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Livro de Autoajuda

Nem todas as pessoas que escrevem livros de Autoajuda conseguiram resolver seus próprios problemas, mas sempre tem a fórmula mágica.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

As “Dancinhas de Tik Tok” são inimigas da dança profissional?

Os avanços tecnológicos e suas devidas popularizações presenciadas desde o final dos anos 1990 e início dos anos 2000 se.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS

Mário Rasec: a celebração das coisas simples

 Por eso, muchacho, no partas ahora soñando el regressoQue el amor es simpleY a las cosas simplesLas devora el tempoCesar.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS