16 de agosto de 2026

O novo Indie antigo da banda LeBruce

Divulgação.

Recentemente me peguei refletindo sobre a mudança no estilo da música popular brasileira. Os avanços, o amadurecimento, novas melodias e letras… tudo, claro, devido a como a sociedade tem se comportado nos últimos anos. Esses dias, lembrando da época depois da escola em que a rodinha de amigos sentava para ouvir um “Charlie Brown Jr.” e vivenciar os devaneios adolescentes, quase morri de saudade. Por coincidência, enquanto procurava por novas bandas pela internet, uma delas despertou em mim uma sincera nostalgia. Hoje, falarei para vocês sobre a banda LeBruce:

LeBruce foi fundada no ano passado (2020) na cidade de Pacajus – CE, por Henrique Giacomini (vocalista, guitarrista e compositor da banda) e também conta com a presença de William Silva e Elisson Inácio. Observo na banda um estilo musical puxado para um “Indie” muito forte e singularmente parecido com o rock gaúcho, contando com aquela clássica mexida no sentido das frases e causando a incrível reação de surpresa que todos nós gostamos.

As músicas do seu primeiro EP “Dance seu Tango”, possuem títulos interessantes e chamativos, como “Lágrimas de Nescafé” e “Clássico Grenal” onde as letras e o instrumental não ficam por baixo também. Pra ser sincero, ao ouvir “Lágrimas de Nescafé” pela primeira vez, o que mais passou pela minha cabeça foi a sensação das antigas reuniões pós aula que aconteciam na adolescência. Eu facilmente poderia imaginar ouvir LeBruce na abertura de uma futura edição da novela “Malhação” (Rede Globo), por exemplo.  

No início do mês (12 de setembro de 2021) eles lançaram um novo single chamado “O soneto de um qualquer sozinho”; onde, acredito eu, afasta-se um pouco das antigas obras da banda, mas que demonstra um grande papel no amadurecimento particular dos três e uma busca por novas experiências sonoras.

O que mais me encanta é a sensação que dá ao escutá-los. Sinceramente, é como se o tempo voltasse e eu me encontrasse novamente com o rock brasileiro do início dos anos 2000 que não teme as barreiras e que enfrenta qualquer parada.

Veja: uma banda de pouco menos de dois anos que iniciou seus trabalhos em plena pandemia e que gravou boa parte de suas músicas à distância… é impossível não observar uma garra e criatividade de fazer marejar os olhos.

Para mim, valeu a pena conhecer a banda LeBruce e o resgate da nostalgia do início do milênio.

Uma aula sobre samba paulista com Anderson Soares

Patrimônio cultural imaterial do nosso país, o samba foi descrito e explicado por incontáveis fontes, como estudantes do tema, jornalistas,.

LEIA MAIS

Manuelito: para além de um mestre da fotografia

Oriundo do Ceará,Manuelito veio residir em Mossoró, aqui permanecendo e trabalhando até o final de sua vida. Suas fotografias deixavam.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição23

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

Geometria e metalinguagem em Marieta Lima

  A pintora Marieta Lima estudou geometria e desenho acadêmico com irmã Inês, no antigo Colégio das Freiras. Tendo, posteriormente,.

LEIA MAIS

Heavy metal, juventude e interior paulista; conheça a banda Savage

Porks, um clássico bar de rock n roll em Araçatuba, interior de São Paulo, ousou em convidar uma banda quase.

LEIA MAIS

Uma nova oportunidade de conhecer a censura no Brasil

Gilberto Gil e Caetano Veloso em exílio na Europa, entre 1969 e 1972. Foto: Reprodução do site da Folha de.

LEIA MAIS

CONTO: A ansiedade do vovô na hora que o cometa passou (Gil Silva Freires)

Seo Leonel tinha nascido em 1911, um ano depois da primeira passagem do cometa de Halley neste século vigésimo. Dessa.

LEIA MAIS

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS