18 de março de 2025

Em disco de estreia, Cristiano Oliveira expande a viola para vários gêneros musicais

Capa de “Harmonia Sateliteana”

Preocupado em preservar os conhecimentos sobre as origens da viola, o professor e músico Cristiano Oliveira desenvolveu um “Show-aula”, como ele mesmo descreve. Naquele momento, Cristiano pensou em uma aula com contação de histórias sobre a viola, além de apresentações de músicas. No entanto, essa proposta, mais tarde, se tornou “Tudo tem Viola”, álbum que o artista lançou este ano.

“A ideia central, e o motivo do nome do álbum, nasceu de uma necessidade de mostrar que a viola também pode navegar por outras vertentes, outros gêneros musicais, além daqueles gêneros mais tradicionais rurais, como a Moda de Viola, o Repente. Que são muito importantes também, são nossas raízes, mas sentia a necessidade de expandir a experiência com a viola para gêneros diversos, já me que alimento muito da diversidade da música brasileira e mundial.”, explica Cristiano.

Integrado por doze faixas, o álbum é uma mescla de assuntos, porém, sempre com a intenção de retratar a relação do ser humano com a natureza, algo muito presente, por exemplo, nas canções “Som da Mata” e “Ituá”. “Também trazem a força da ancestralidade, seja pelas entoações de referência aos povos indígenas guaranis, como na música ‘A lua é ela’, seja pelas sonoridades trazida pelo blues, em ‘Blues para Viola’.”, acrescenta ele.

E continua sua explicação: “Já a música ‘Simbora Zé’ é uma canção que expressa a vida do trabalhador nas cidades, que busca descanso e diversão indo ao mercado comer o que gosta, encontrando os amigos, ‘as meninas’ e curtindo música, numa referência às minhas vivências na cidade de João Pessoa. E a música ‘Clara’, por sua vez, é uma declaração de amor de pai para filha, feita para minha filha Ana Clara.”

Assim como já sugere o próprio título do disco, Cristiano faz da viola um instrumento capaz de dialogar com inúmeros gêneros musicais, como o blues, baião, xote, jazz, pop, música de vanguarda etc. Assim, o espaço para experimentações e improvisações é grande, um marco estético e conceitual do álbum.

“O ritmo é o grande orquestrador em ‘Tudo tem Viola’, é ele quem conduz a parte harmônica e melódica, numa dança repleta de variações. Em ‘Harmonia Sateliteana’ por exemplo, tem várias variações rítmicas. A modulação também muda muito nas músicas do álbum, o ‘centro tonal’, mudando assim a ‘cor’ daquilo que estou contando na música.”, conta o músico.

O álbum também é referencial, como pontua Cristiano: “trago também influências dos Mouros na música nordestina, a partir do uso do modo mixolídio, bem como referências do jazz e da música experimental, tão marcantes em minha formação e desenvolvimento musical, como Hermeto Pascoal, Pedro Osmar, Quarteto Novo, Sivuca, Jackson do Pandeiro, etc.”

FICHA TÉCNICA

Viola: Cristiano Oliveira
Vocais: Nina Ferreira, Gláucia Lima, Maurício Soares
Baixo: Chico Limeira
Bateira: Beto Preah
Guitarra: Marcelo Macêdo
Gravação: Marcelo Macêdo e Paulo Tazz
Mixagem e masterização por Marcelo Macedo, no Estúdio Peixe Boi (João Pessoa – PB)
Produção dos lançamentos digitais, redes sociais e assessoria: Patrícia Assad

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #12 – O rock nacional em destaque; Banda Berilo e Kiko Prata

No dia 15 de setembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os integrantes da banda mineira Berilo e.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

Editoras para publicar seu livro de ficção científica e fantasia

Para aqueles que amam a fantasia e a ficção científica, sejam leitores ou escritores, trago aqui três editoras brasileiras que.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #11 – Os “120 por hora” da banda Skarno e o trio americano-brasileiro

No dia 1º de setembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com o vocalista e guitarrista Rudi Ferreira, da.

LEIA MAIS

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS