18 de abril de 2025

Frã Finamore e banda faz tributo em homenagem a Tim Maia na Praça da Colmeia, em SP

Tim Maia, além de cantor, era compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário. Além disso, foi o responsável pela introdução dos gêneros Soul e Funk na Música Popular Brasileira. Sebastião Rodrigues Maia faleceu aos 55 anos, em 15 de março de 1998. Hoje, estaria com 80 anos (28/9/42). 

Frã Finamore reuniu um grupo de músicos para prestar tributo a um dos nomes mais importantes do soul nacional no show “Tim Maia 80 Anos, Baile Do Síndico”. O repertório visitará grandes hits do cantor, mesclando suas músicas mais dançantes e baladas arrebatadoras. O show acontece no Pátio Metrô São Bento, dia 14 de junho, quarta-feira, às 14 horas .

De berço musical, Frã Finamore faz parte da terceira geração de músicos de sua família. Neto de Octavio Franchini, trombonista e saxofonista, que acompanhou orquestras de Silvio Mazzuca, Simonetti e Osmar Milani, é compositor e foi vencedor do primeiro festival de música do Butantã com uma canção de sua autoria intitulada “Brother Soul Funk!”, tema esse que presta uma ode ao movimento Soul.

Paralelo ao trabalho autoral, idealizou o espetáculo “Homenagem Soul”. Em 2021, começou a formatação do Baile Do Síndico, um tributo a uma de suas grandes influências, Tim Maia. Desde então tem circulado em uma edição especial em comemoração aos 80 anos do artista.

O nome do show faz alusão ao apelido dado a Tim pelo amigo e cantor Jorge Ben Jor, na música W Brasil. Jorge Ben disse que se o Brasil fosse um prédio, o síndico, com certeza, seria o carioca Tim Maia.

Serviço

Realização: Pátio Metrô São Bento e Sesc /Florêncio de Abreu

Data: 14/06, às 14h

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Valor: Gratuito

Crédito / Foto de capa: Divulgação/Pátio Metrô São Bento

Texto da assessoria de imprensa

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Se a arte é censurada e incomoda poderosos do capital, juízes, políticos de todas as naturezas, chefões do crime organizado,.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS