22 de outubro de 2026

Zeca Baleiro e Daíra lançam “De Longe Toda Serra é Azul”

Nesta sexta-feira (2/6), Zeca Baleiro lança De longe toda serra é azul, que canta em dueto com a cantora Daíra. Este é o terceiro de uma série de singles, que inauguram as comemorações pelos 26 anos de carreira do artista e estão sendo lançados semanalmente nas plataformas digitais. 

De longe toda serra é azul estava guardada, à espera do momento ideal para ser lançada. “A canção foi feita para o documentário homônimo do cineasta Neto Borges, inspirado livremente na vida e obra do indigenista mineiro Fernando Schiavini, a ser lançado em breve. Gostei tanto da canção que resolvi lançá-la independente do filme. Chamei a cantora niteroiense Daíra, de quem sou fã, pra dividir os vocais comigo”, comenta o artista. 

Zeca Baleiro canta, toca guitarra, baixo, violão e teclados, enquanto Érico Theobaldo se encarregou da programação e ambientes em De longe toda serra é azul, que tem voz e vocais de Daíra. Produzido por Zeca e Érico, o single tem mixagem de Walter Costa e masterização de Flávio Decaroli Sani.

O documentário e a canção têm o nome “roubado” da autobiografia de Schiavini sobre suas andanças por várias aldeias indígenas brasileiras, desde os anos 70 até bem recentemente. A direção e roteiro são de Neto Borges e a produção é da Olho Filmes e da Gaya Filmes.

A celebração pelos 26 anos de carreira do artista começou dia 19 de maio, com o lançamento do single Vento de Outono, seguido de Você goza com dinheiro (26/5), e De longe toda serra é azul, que chega nesta sexta-feira nos aplicativos de música. Nas próximas semanas tem mais, até o lançamento do EP completo, em julho! Os singles são um lançamento da Saravá Discos com distribuição digital da ONErpm.

Para o segundo semestre, o cantor e compositor prepara dois álbuns com produção de Swami Jr. – um autoral de sambas, que vem sendo gravado há 11 anos com a participação de uma nova geração de bambas; e o projeto com Chico César, iniciado com o lançamento dos duplos singles “Lovers + Respira” (2021) e “Verão + Beije-me Antes” (2022). O pacote comemorativo ainda inclui um talk show/podcast com convidados e “Nomes e Coisas”, livro de pequenas memórias, com relatos de histórias vividas e impressões sobre amigos, parceiros e ídolos, e experiências da “longa estrada da vida”.

A música está disponível temporariamente na nossa playlist “MPB – O que há de novo?”

CRÉDITOS

Capa da publicação | Divulgação

Texto da assessoria de imprensa (Adriana Bueno)

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

Olympia Bulhões: a casa de morada e seus emblemas simbólicos

Não te fies do tempo nem da eternidade que as nuvens me puxam pelos vestidos. que os ventos me arrastam contra.

LEIA MAIS

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

A obra de João Turin que sobreviveu a 2ª Guerra Mundial

No Memorial Paranista, sediado em Curitiba (PR) com intuito de preservar e expor a obra do paranaense João Turin, há.

LEIA MAIS

Bethânia só sabe amar direito e Almério também (Crítica de Fernanda Lucena sobre o single

O mundo acaba de ser presenteado com uma obra que, sem dúvidas, nasceu para ser eterna na história da música.

LEIA MAIS

Francisco Eduardo:  a geometria do corpo e suas personas

 Quando quis tirar a máscara,Estava pegada à cara.Quando a tirei e me vi ao espelho,Já tinha envelhecido. Fernando Pessoa  .

LEIA MAIS