28 de abril de 2025

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a importância de refletirmos a arte unicamente como uma possibilidade dada por Deus, e não limita-la em suas variadas manifestações à partir de um viés religioso ou ideológico.

Com isso, não estamos afirmando que a arte é neutra, podemos e devemos julgar o seu conteúdo, seu significado e a qualidade do entendimento acerca da realidade que está incorporada nela e nunca determinar por preconceito o seu valor, nem por especulação, gosto pessoal ou à partir do meio ao qual está inserida.

O termo “secular” muitas vezes atribuído pelo meio religioso não é nada mais do que uma classificação simplista para excluir ou desvalorizar qualquer manifestação artística que esteja fora da bolha gospel, que é atualmente um termo muito mais relacionado ao mercado do que necessariamente à espiritualidade.

Sobre o “Mosaico Cristológico”

Apresentado, produzido e roteirizado por Lucas Ribeiro, o programa tem como proposta dialogar arte e espiritualidade sem tabus ou religiosidade. Queremos conectar e mostrar que, se tratando de espiritualidade, nosso dever é produzir e consumir arte como algo belo para a glória de Deus e não considerar como profano tudo aquilo que foge de nossa redoma “sagrada”.
Como diria Rookmaaker, “As coisas têm valor por aquilo que são, e não pelas funções que exercem, por mais que estas sejam importantes”.

Vá e Veja ou Mate Hitler

Falas do filme: Homem #1: “Você é um otimista desesperado.” Homem #2: “Ele deveria ser curado disso.” Eu particularmente considero.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Livro de Autoajuda

Nem todas as pessoas que escrevem livros de Autoajuda conseguiram resolver seus próprios problemas, mas sempre tem a fórmula mágica.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

Pincel, o novo companheiro do cantor e compositor Bryan Behr

Reprodução/instagram do artista. Do seu atelier, Bryan Behr se mostra um artista inquieto, em constante atividade. O catarinense de 24.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS