19 de abril de 2026

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a importância de refletirmos a arte unicamente como uma possibilidade dada por Deus, e não limita-la em suas variadas manifestações à partir de um viés religioso ou ideológico.

Com isso, não estamos afirmando que a arte é neutra, podemos e devemos julgar o seu conteúdo, seu significado e a qualidade do entendimento acerca da realidade que está incorporada nela e nunca determinar por preconceito o seu valor, nem por especulação, gosto pessoal ou à partir do meio ao qual está inserida.

O termo “secular” muitas vezes atribuído pelo meio religioso não é nada mais do que uma classificação simplista para excluir ou desvalorizar qualquer manifestação artística que esteja fora da bolha gospel, que é atualmente um termo muito mais relacionado ao mercado do que necessariamente à espiritualidade.

Sobre o “Mosaico Cristológico”

Apresentado, produzido e roteirizado por Lucas Ribeiro, o programa tem como proposta dialogar arte e espiritualidade sem tabus ou religiosidade. Queremos conectar e mostrar que, se tratando de espiritualidade, nosso dever é produzir e consumir arte como algo belo para a glória de Deus e não considerar como profano tudo aquilo que foge de nossa redoma “sagrada”.
Como diria Rookmaaker, “As coisas têm valor por aquilo que são, e não pelas funções que exercem, por mais que estas sejam importantes”.

Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Bodoli – de Mauricio Duarte

 Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Boboli – de Mauricio Duarte   O que acontece quando um mestre da arte.

LEIA MAIS

Pincel, o novo companheiro do cantor e compositor Bryan Behr

Reprodução/instagram do artista. Do seu atelier, Bryan Behr se mostra um artista inquieto, em constante atividade. O catarinense de 24.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

O que acha de ser homem como sua avó foi? É o que sugerira composição

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)” é uma composição que foge de tudo que é comum. Se trata.

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

Andinho de Bulhões: ausência de lume na justaposição e na aglutinação

O sol novifluentetransfigura a vivência:outra figura nascee subsiste, plena Orides Fontela 1. Andinho de Bulhões nasceu em um povoado pertencente.

LEIA MAIS

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS