29 de outubro de 2026

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Augusto dos Anjos? (com Augusto César)

Augusto dos Anjos

O 9º episódio do Investiga buscou informações sobre os principais pontos da trajetória pessoal e profissional do poeta brasileiro Augusto dos Anjos, bem como buscou comentários e definições de sua literatura. Quem nos guiou nesta missão foi o professor Augusto César, formado em Letras pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). A ideia é fornecer ao ouvinte uma leitura dinâmica e simplificada sobre Augusto dos Anjos.

https://open.spotify.com/episode/3PaUxlcZy435X0m4lX4HgA?si=CJddCAI5QoG7LjVnaI5YCw

Sobre o Podcast Investiga

Programa jornalístico no qual o jornalista fundador e editor da Revista Arte Brasileira Matheus Luzi investiga algum assunto, tema e ideia artísticas, sempre por meio de um entrevistado, seja ele artista ou não. Este episódio sobre Augusto dos Anjos é um ótimo exemplo.

Apoie nossa causa

Temos o prazer diário de fazer o bom jornalismo em tempos tão desafiantes, como foi gravar este programa sobre Augusto dos Anjos. É um trabalho minucioso, que exige muita dedicação e tempo, o que exige fundamentalmente, por sua vez, financiamento. Sem apoio financeiro tudo fica muito difícil, e nossas atividades limitadas. Acreditamos que, em um dia não muito distante, poderemos dedicar 100% do nosso tempo profissional a este projeto, mas, para isso, precisamos de você, caro público. Nos apoie com o que puder, e nós ficaremos muito felizes.

Acesse o nosso cartão de visita e confira algumas possibilidades de apoios

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Podcast Investiga: O funcionamento de um cineclube (com Cadu Modesto e Tiago Santos Souza)

Quem é Priscilla Pugliese, protagonista da premiada websérie “A Melhor Amiga da Noiva”?

Créditos: Lukkas Marques Formado em Cinema pela Faculdade Nu Espaço, Priscilla Pugliese é atriz, empresária e produtora, funções que exerce.

LEIA MAIS

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

O disco que lançou Zé Ramalho

Zé Ramalho sempre foi esse mistério todo. Este misticismo começou a fazer sucesso no primeiro disco solo do compositor nordestino,.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

Maria do Santíssimo e o seu caleidoscópio das coisas modestas

O  tempo farejou a fábulacontaminou-a. Projetou-atalhada à sua própria imagem.                 Henriqueta Lisboa 1. Maria Antônia do Santíssimo (São Vicente, 1890-1986).

LEIA MAIS

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS

O Som do Passado: Como os Equipamentos Vintage Estão Reconectando Gerações

Mais pessoas, a cada dia, vão além de um breve lazer em ambientes que fazem da viagem no tempo sua.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS