13 de janeiro de 2026

Podcast Investiga: O quê realmente faz o diretor de imagem? (com Diogo Pace)

Diretor de imagem

Este episódio tem o intuito de investigar uma profissão essencial de toda produção audiovisual, como programas de entretenimento e jornalismo, novelas, reality shows, entre outros, tem um profissional que atua como “diretor de imagem”. Basicamente, é o responsável por selecionar as imagens e seus devidos enquadramentos que deverão chegar aos olhos do público.

Não é um trabalho mecânico, de apenas “apertar os botões”. É o contrário. O diretor de imagem tem sensibilidade, técnica e relacionamento com o restante da equipe técnica, em especial o diretor da produção, câmeras, fotografia. O diretor de imagem contribui para que a história de determinada produção seja contada com sucesso, em todos os seus detalhes.

É, em síntese, isso que Diogo Pace nos contou nesta entrevista. Bacharel em publicidade e propaganda, Diogo passou por duas grandes emissoras de rádio e televisão brasileiras: Globo e Record, onde atuou como diretor de imagem em programas de diversos gêneros, como jornalismo, reality show, dramaturgia, talkshow, entre outros, tendo o BBB, A Fazenda e Telenovelas globais como destaque.

É nítido o quanto estamos bem acompanhados nesta nova investigação… se liga!

Sobre o Podcast Investiga

Programa jornalístico no qual o jornalista fundador e editor da Revista Arte Brasileira Matheus Luzi investiga algum assunto, tema e ideia artísticas, sempre por meio de um entrevistado, seja ele artista ou não. Este episódio sobre o diretor de imagem é um ótimo exemplo.

Apoie nossa causa

Temos o prazer diário de fazer o bom jornalismo em tempos tão desafiantes, como foi gravar este programa sobre o diretor de imagem. É um trabalho minucioso, que exige muita dedicação e tempo, o que exige fundamentalmente, por sua vez, financiamento. Sem apoio financeiro tudo fica muito difícil, e nossas atividades limitadas. Acreditamos que, em um dia não muito distante, poderemos dedicar 100% do nosso tempo profissional a este projeto, mas, para isso, precisamos de você, caro público. Nos apoie com o que puder, e nós ficaremos muito felizes.

Acesse o nosso cartão de visita e confira algumas possibilidades de apoios

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Explore o universo literário

Você tem que se aventurar no campo literário e fazer novas descobertas. Você como leitor não pode ficar só focado.

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

Iaponi: a invenção de uma permanente festa de existir

As formar bruscas, a cada brusco movimento, inauguram belas imagens insólitas. Henriqueta Lisboa   1.   Iaponi (São Vicente, 1942-1994),.

LEIA MAIS

CONTO: O Medo do Mar e O Risco de Se Banhar (Gil Silva Freires)

Adalberto morria de medo do mar, ou melhor, mantinha-se distante do mar exatamente pra não morrer. Se há quem não.

LEIA MAIS

CONHEÇA BELZINHA DO ACORDEON

Por Fernanda Lucena – Diretamente da cidade de Buritirama, no interior da Bahia, Belzinha do Acordeon é uma menina de.

LEIA MAIS

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS