14 de janeiro de 2026

RJ: Exposição “Verde, Amarelo, Azul e Preto” de Alex Frechette reúne retratos de marcantes personalidades negras brasileiras

A exposição “Verde, Amarelo, Azul e Preto” tem como objetivo homenagear e destacar a riqueza de personalidades negras brasileiras que deixaram marcas indeléveis em diversas esferas da cultura e da sociedade. Com cerca de 60 pinturas em tinta acrílica sobre papel, a exposição celebra as ricas contribuições dessas personalidades para a cultura brasileira, ao mesmo tempo que busca lembrar a importância das ações antirracistas na sociedade.

A mostra reúne retratos de figuras como Lélia Gonzales, Beatriz Nascimento, Ruth de Souza, Milton Santos, Gilberto Gil, Margareth Menezes, BNegão e muitos outros que moldaram a cultura, política, artes, ciência e esportes no Brasil. Esses retratos visam promover um diálogo sobre o racismo e a luta por igualdade. Por meio da arte, os visitantes são convidados a refletir sobre os legados dessas personalidades e a reconhecer a importância da luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária, combatendo as estruturas, práticas e atitudes que perpetuam a discriminação racial.

A admiração por Abdias Nascimento, Heitor dos Prazeres, Arthur Bispo do Rosário e Marielle Franco, por exemplo, foi o motor inicial para o artista desenvolver essas pinturas, que inicialmente foram intituladas de “O Lado Certo”. Alex Frechette compartilhou vídeos de seu processo de criação no seu canal do YouTube (youtube.com/alexfrechette), mostrando as pinturas sendo feitas de cabeça para baixo e depois colocadas na posição correta, simbolizando a busca pelo lado certo da história.

Onde e quando?

A exposição estará aberta ao público a partir de 1º de julho no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, Rio de Janeiro. A abertura ocorrerá no dia 1º de julho de 2023, entre 13h e 17h, e a visitação poderá ser realizada de quinta a domingo, das 10h às 17h, até 6 de agosto de 2023. O local da exposição é o Memorial Municipal Getúlio Vargas, situado na Praça Luís de Camões, s/nº, Glória, Rio de Janeiro.

É importante ressaltar que o espaço não possui acessibilidade e a classificação da exposição é livre para todos os públicos.

Texto enviado pelo próprio expositor Alex Frechette

O folk voz e violão de Diego Schaun no EP “Durante Este Tempo

Quatro canções formam o novo EP do baiano Diego Schaun, cantor e compositor de música folk que estreou nas plataformas.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS

Mário Rasec: a celebração das coisas simples

 Por eso, muchacho, no partas ahora soñando el regressoQue el amor es simpleY a las cosas simplesLas devora el tempoCesar.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS