13 de janeiro de 2026

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Cambismo

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar (2) muitos desconhecem que a prática do Cambismo é um crime (3) talvez você não saiba que o Cambismo tem este nome.

Levando em consideração que “talvez você não saiba que esta prática se chama Cambismo”, permita-me uma explicação ligeira e objetiva: De acordo com informações do site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a prática do Cambismo é caracterizada como crime quando o praticamente fornece, desvia ou facilita a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete/bilheteria.

Enquanto Lei, o nome “Cambismo” aparece no Estatuto do Torcedor (2003), mas a jurisprudência brasileira entende unanimemente como crime a prática cometida em bilheterias de outros setores, como artísticos, o que justifica, então, o nosso interesse em investigar o assunto.

Quem irá nos esclarecer os pontos mais fundamentais sobre o Cambismo é o Advogado e Bacharel em Ciências Ednilton Farias Meira. Prontos para mais uma investigação?

Sobre o entrevistado Ednilton Farias Meira: Advogado e Bacharel em Ciências. Atuou com sucesso em milhares de causas. Foi gerente bancário. Tem como hobby a música, viagens e gastronomia. Nasceu em Botucatu-SP e vive atualmente em Andradina-SP.

Sobre o Podcast Investiga

Entre 20 e 40 minutos aproximadamente, o jornalista fundador e editor da Revista Arte Brasileira, Matheus Luzi, investiga algum assunto, tema e ideia artísticas, sempre por meio de um entrevistado, seja ele artista ou não. Este episódio sobre o cambismo é um ótimo exemplo de como trabalhamos.

Apoie nossa causa

Temos o prazer diário de fazer o bom jornalismo em tempos tão desafiantes, como foi gravar este programa sobre o Cambismo. É um trabalho minucioso, que exige muita dedicação e tempo, o que exige fundamentalmente, por sua vez, financiamento. Sem apoio financeiro tudo fica muito difícil, e nossas atividades limitadas. Acreditamos que, em um dia não muito distante, poderemos dedicar 100% do nosso tempo profissional a este projeto, mas, para isso, precisamos de você, caro público. Nos apoie com o que puder, e nós ficaremos muito felizes.

Acesse o nosso cartão de visita e confira algumas possibilidades de apoios

“Os americanos acreditam que ainda se ouve muita bossa no Brasil atual”, diz o músico

8 de outubro de 1962. Aproximadamente 2.800 pessoas na plateia do Carnegie Hall, a casa de shows mais importante de.

LEIA MAIS

Conhecimento abre horizontes

Durante anos a ignorância era atribuída a falta de conhecimento e estudo. Mas não ter conhecimento ou estudo não é.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS

Resenha do filme “O Dia em que Dorival Encarou o Guarda”, de 1986 (por Tiago

Olá a todos! Feliz ano novo! Vida longa e prospera! Bom, a primeira obra do ano se chama “O Dia.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

Clarice Lispector – Como seria nos dias atuais?

(Crônica de Brendow H. Godoi) Quem seria Clarice Lispector se nascida na década de noventa? Talvez, a pergunta mais adequada.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Medicina amazônica é a oração de SHAMURI, artista folk do Reino Unido

EXCLUSIVO: Artigo escrito por Shamuri em julho de 2025 sob encomenda para a ARTE BRASILEIRA

LEIA MAIS