17 de abril de 2026

Música de Cazuza e Gilberto Gil também é um filme; você sabia?

“São sete horas da manhã
   Vejo o Cristo da janela
   O sol já apagou sua luz
   E o povo lá embaixo espera
   Nas filas de pontos de ônibus
   Procurando aonde ir”

Trecho da música “Um Trem Para As Estrelas” (Gilberto gil e cazuza)

Esse filme foi uma grande surpresa. Eu o encontrei enquando escrevia o artigo sobre os 20 anos de lisbela e o prisioneiro. Acontece que a Paula Lavigne fez uma participação no filme. Fiquei curioso apos ver o nome, seguido do poster e por fim a sinopse. O filme é baseado na musica de mesmo nome. Antes de iniciar o filme ouvi a musica umas 3 vezes seguidas. Musica esta composta por Cazuza e Gilberto Gil. O filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes e o candidato brasileiro para concorrer ao Oscar de 1987.

O jovem saxofonista Vinícius passa por diversas experiências pelas ruas do Rio de Janeiro enquanto procura por sua namorada desaparecida, após uma noite de amor. Durante essa busca, ele vivencia, pela cidade, violência, miséria e injustiças, sempre envolvido pela música.

O filme é dirigido por Cacá Diegues. Diretor do fanatastico Bye,Bye Brasil (1979) e Alguns outros filmes  como Quando o carnaval chegar (1973),  Xica da silva (1976), Dias melhores virão(1989) e Orfeu(1999). O roteiro é dele, e de  Carlos Lombardi. Autor das novelas O Todo Poderoso(1980), Uga,uga (2000), Pé na jaca (2006), Guerra e Paz(2008)

Eu me diverti muito com o filme. Exitem alguns momentos que sao inacreditaveis. Porem… ele é inprevisivel. A trama muda rapidamente de  direção conforme avança. Somente no final do terceiro ato, temos a conclusao da trama principal. É meio frustante, porque partes que eu queria ver desenvolvidos, não foram. Eu cortaria algumas partes para desenvolve-las. Aqui podemos ver o ator Guilherme Fontes antes do seu papel iconico com alexandre em A Viagem(1994). O proprio Cazuza atua no filme. A Trilha sonora é sua de Gilberto Gil. Incluindo a que da nome ao filme. Temos tambem no elenco Marcos Plameira, Betty Faria, Jose Wilker e a Lenda Milton Gonçalves. Todos estão otimos em seus papeis, mais o milton… ele rouba a cena sempre que ele aparece.

Infelismente, não encontrei muitas informaçoes sobre o filme na internet. Porem, tenho otimas noticias. Tanto o filme quando a trilha sonora estao disponiveis no youtube. Abaixo estarei colocando o link do filme para voces assistirem.

“- Ta ouvindo? O som da cidade. Tudo tem um som. Sabia?”

A Cena do nascer do sol é linda. O saxofone é um dos meus instrumetos favoritos. Adoro. Fiquei encantado vendo a silhueta do personagem tocando enquando o sol nasce. A trilha sonora é imcrivel.

ELENCO

Guilherme Fontes, Ana Beatriz Wiltgen, Beth Prado, Betty Faria, Cazuza, Cristina Lavigne , Daniel Filho, Ezequiel Neves, Fausto Fawcett, Flávio São Thiago, José Wilker

SP/RJ: Bloco dos Dubladores se manifesta contra o uso indiscriminado da inteligência artificial no enredo

O carnaval deste 2024 nas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo também questiona o uso indiscriminado das Inteligências Artificiais.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

“Fiz da arte um motivo para viver” – por Pedro Antônio

Quadro “Cinco Girassóis” de Pedro Antônio   Meu nome é Pedro Antônio, tenho 23 anos, e hoje eu posso afirmar que.

LEIA MAIS

Alguns livros que você precisa ler antes de morrer

A morte dá alusão ao fim do mundo, o Apocalipse e até mesmo o fim da vida de uma pessoa,.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

A nossa relação com os livros 

Como diz um autor anônimo, “a leitura nos traz amigos desconhecidos”, e de alguma forma inesperada constrói essa relação “leitor.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS

Analice Uchôa: o vinco da arte nas dobras da realidade

Se acaso me tivessem dado o jugo e o poder de apontar a obra de um pintor naïf como um.

LEIA MAIS