30 de abril de 2025

ALÉM DA BR – Uma lista de lançamentos focada em música cristã internacional (#1)

Já é um sucesso o nosso quadro ALÉM DA BR, focado em artistas não-brasileiros. Com o ALÉM DA BR, já divulgamos mais de três mil músicas de artistas de todas as partes do mundo. Agora, apresentamos um novo lado desta lista, no qual iremos focar em músicas cristãs, que nos chegam do sul ao norte, da Ásia à América e Oceania, da Europa à África e ao Oriente Médio, das ilhas e penínsulas. Ou seja, sem fronteiras nenhuma. Para isso, selecionaremos e entrevistaremos sempre cinco artistas, que irão apresentar seus lançamentos.

Vale dizer que o conteúdo é exclusivo da Arte Brasileira, escrito sob encomenda. A sequência foi escolhida via sorteio, ou seja, não há “melhores e piores”.

Vamos nessa?

A Una Voz – “A dónde podría huír” – (México)

O que você diz especificamente na letra da música e qual é a sua mensagem?

“Pode escurecer ou a terra tremer E ainda assim você está no controle, não importa o mal que venha, você sempre vencerá, sua é a glória, sua é a honra, seu é o poder para sempre” – Refere-se ao fato de que Deus está no controle de tudo, e tendo controle sobre tudo, nada escapa do seu poder

(Refrão): Para onde fugirei da tua presença, da tua palavra, do teu amor, se ao menos tivesses a vida para mim, se ao menos tivesses tudo o que eu te pedi, se ao menos fosses o dono do meu amor, se ao menos tivesses tudo”.

Já que Deus tem o controle de tudo e está acima de tudo, não preciso ir a nenhum outro lugar , já que ele me dá tudo o que preciso, não tenho necessidade Nele.

O que originou a composição, qual passagem bíblica?

Naquele momento eu estava passando por um momento de solidão, onde esta e junto com outras duas músicas foram as primeiras que escrevi, graças a Deus que ele não me abandonou mas pude ver seu amor por mim, e agradeço a ele por esses momentos de dor e tristeza, pois tive um lindo encontro com Ele. E foi baseado no Salmo 139, que podemos ouvir na mesma gravação. 

Dentro da música cristã, em que você trabalhou musicalmente?

Nesse sentido, eu só escrevi a letra e o ritmo, mas arranjos, melodia e tudo mais, tudo foi desenvolvido pela equipe do estúdio de gravação MARRO RECORDS, especificamente Luis Alcaraz, que tocou cada instrumento, sendo essencial para a música. 

Quem é A Una Voz?

Durante minha infância eu sempre quis ter uma banda, sempre via meu irmão tocando bateria na igreja e posso dizer que ele foi minha primeira motivação para querer tocar. Com o tempo fui querendo cada vez mais ter uma banda, embora não tivesse talento , prática e paciência, mas acima de tudo Deus me levou a poder começar a tocar na igreja. Com o tempo fui conseguindo começar a ter contato com outros músicos e com a ideia de poder gravar e etc. Não quero me aprofundar em certas situações que complicaram tudo por um tempo, mas, com o passar do tempo e depois de muitas coisas, eu sabia que não queria ser eu quem brilharia, não queria que meu nome aparecesse em um cartaz, eu queria o nome de uma banda, porque não é meu plano brilhar, não é meu plano que eles me vejam , mas sim que eles vejam uma banda consagrada a louvar a Deus, A Una Voz existe porque Deus foi bom e teve misericórdia, A Una Voz é chamada assim porque a glória é de Deus e não nossa, nem minha, nem de ninguém mais. 

Respostas do integrante Israel Reyes

Janie May“Heal My Soul (HMS)” – (EUA)

Qual reflexão que você fez para que nascesse essa composição? 

Inicialmente, escrevi esta música para um concurso de música católica que buscava uma canção para o Reavivamento Eucarístico. Senti-me inspirado a escrever algo que capturasse como a presença de Cristo nos transforma e nos cura, e foi isso que deu origem à música. 

E, enfim, o que diz a letra e qual sua mensagem ao mundo?

Basicamente, eu queria que essa música fosse uma mensagem de como Deus trabalha em nós e através de nós, de como ele busca nos transformar e transformar nossas vidas e nunca nos esquece ou abandona, mesmo em tempos difíceis.

Musicalmente, qual a ideia e proposta dessa música? 

Eu queria criar uma faixa que tivesse uma textura sombria e áspera. A maioria das músicas cristãs não soa assim, mas sinto que geralmente é quando passamos por momentos sombrios e difíceis que encontramos Deus ou mais precisamos de sua cura e ajuda. No fim das contas, foi isso que inspirou o estilo de produção menos tradicional. 

Há algo de curioso sobre o lançamento que você queira destacar? 

Esta faixa foi lançada no meu álbum de estreia, The Rules, que saiu em 28 de fevereiro. Costumo compor músicas de R&B alternativo com alguns elementos pop e gospel. 

Afinal, quem é a artista Janie May?

Sou natural de Nova York, de ascendência porto-riquenha e ítalo-argentina. Passei muito tempo em Porto Rico quando criança, passando quase todos os verões lá. Estudei balé clássico e piano na infância e quase me profissionalizei na dança. Apaixonei-me por compor canções aos vinte e poucos anos, depois de passar meus anos de formação escrevendo poesia e sempre adorando cantar e ouvir música. Trabalhei como terapeuta por vários anos. Nesse período da minha vida, busco criar músicas que elevem e inspirem outras pessoas. 

Respostas de Janie May

AMÓ“Una Oración Mas” – (EUA)

Qual é a melhor descrição para este lançamento?

A essência deste lançamento está capturada no próprio título da música: acreditamos no poder da oração. Quando a vida fica difícil, como tem acontecido conosco, nos voltamos para a fonte da nossa força—o Senhor, o Criador dos céus e da terra. Como nos lembra o Salmo 121:2, “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”

O que você retrata na letra e qual é a sua mensagem?

O que tentamos transmitir na letra é a importância de nos voltarmos para Deus com paciência e fé, confiando que Ele pode fazer o impossível. É sobre esperar o tempo d’Ele, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Uma história pessoal do nosso grupo é de um casal que lutou contra a infertilidade durante os primeiros dois anos de casamento. Eles oraram durante várias perdas gestacionais e agora, foram abençoados com um bebê saudável. Muitos de nós ainda estamos esperando nossos próprios milagres, mas estamos confiando na fidelidade de Deus para continuar trabalhando em nossas vidas. A mensagem central que estamos tentando compartilhar é simples: confie em Deus. Ele é sempre fiel, e o tempo d’Ele é perfeito.

O que inspirou a composição?

A inspiração por trás da composição veio de uma mistura de influências de reggaeton com os sons únicos que criamos usando sintetizadores. Recentemente, adquirimos o Moog Grandmother e o Prophet-600, e os sons que conseguimos criar com eles desempenharam um papel fundamental na formação da música como você a ouve agora, particularmente aquela vibração de synth mais sombria. Também queríamos destacar todos que cantam no grupo, garantindo que cada voz fosse parte da história que estávamos contando.

Sobre os arranjos e os instrumentos na música, qual seu comentário?

Meus pensamentos sobre os arranjos e instrumentos para a música foram criar uma mistura de vibes de synth sombrias com uma batida tropical. Tentamos fundir o reggaeton moderno com os sons pulsantes e atmosféricos dos sintetizadores dos anos 80. Como mencionei antes, usamos o Moog Grandmother e o Prophet-600, mas também incorporamos um plugin chamado Octave Deluxe para obter o som de sino lo-fi que dá aquele toque tropical.

Há algo curioso sobre o lançamento que você gostaria de destacar?

O que mais me chama atenção nesse lançamento é provavelmente o aspecto mais óbvio: ele reúne todos nós, unidos sob uma só mensagem.

Respostas de AMÓ

Aaron Goodhew“Fill Us Again” – (Austrália)

Qual é a melhor descrição dessa música, seu conceito geral? 

Esta canção, retirada de Efésios 3:16-19, junta-se à oração dos crentes ao longo da história, pedindo que sejamos “fortalecidos com poder pelo seu Espírito” e “cheios de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:16,19). Esta canção é uma oração para que Deus faça o que só Ele pode fazer e sopre novo sobre a sua igreja. 

O que especificamente você diz na letra da música e qual é a sua mensagem?

Os versos desta canção apresentam uma breve teologia da obra contínua do Espírito na vida de um crente. Ela está repleta de declarações de fé sobre a proximidade de Deus, seu ouvido atento ao seu povo e sua obra de ousadia e confiança com a qual ele o enche. O refrão e a ponte personalizam a oração com a expressão “Enche-nos de novo”. 

O que originou a composição?

A música foi escrita para nossa igreja cantar. Estávamos lendo uma série do livro de Atos e queríamos escrever uma música que traduzisse as orações que fazíamos como igreja.

Em termos musicais, o que você propõe e quais artistas/gêneros são referências?

Alguns dos meus artistas favoritos no momento são Phil Wickem, Brandon Lake e The Belonging Co. Essa música tem referências de gênero a todos esses artistas. 

Respostas de Aaron Goodhew

Diecarmat “Mi Fortaleza” – (Espanha)

Afinal, quem é o artista Diecarmat?

Diecarmat é um projeto musical que tem como propósito transmitir fé, esperança e força através de músicas que conectam com a alma. É uma mistura de sons afro house lo-fi com letras cristãs que convidam à reflexão e à adoração. A música nasce do fundo do coração, com o desejo de inspirar outros a seguir em frente com confiança em Deus.

Qual a melhor sinopse desse lançamento?

“My Strength” é uma canção de adoração que expressa total confiança em Deus em meio às dificuldades. Por meio de um ritmo suave e envolvente, convida o ouvinte a lembrar que nos momentos mais sombrios, Deus é nossa rocha firme e refúgio. É uma declaração de fé e um cântico de vitória.

E quando surgiu essa composição?

A música nasceu durante um momento de oração e reflexão pessoal. Surgiu como uma necessidade de expressar gratidão pela força que Deus dá todos os dias, especialmente em tempos de incerteza. Foi composta em 2024 e faz parte de uma série de músicas dedicadas ao fortalecimento da fé.  A letra expressa como, em meio à escuridão, o amor de Deus é uma fonte constante de força, conforto e renascimento. Ele fala sobre encontrar luz no olhar dela, ouvir as batidas do seu coração em meio ao barulho e se sentir acolhido mesmo na dor. É uma mensagem de resiliência espiritual: nada nos quebra quando Seu amor nos sustenta. Por meio de imagens poéticas como: “seu amor me dá asas para voar” ou “seu amor é um caminho sem fim “, a música transmite uma fé que permanece firme diante da tempestade.

Por fim, peço que deixe uma mensagem para nossos leitores cristãos.

A todos os leitores cristãos, eu os encorajo a não soltarem a mão de Deus. Que cada dificuldade seja uma oportunidade para nos aproximarmos Dele e que cada dia seja vivido com gratidão e propósito. Não estamos sozinhos: Seu amor nos sustenta, sua luz nos guia e sua força nos impulsiona. Um abraço fraterno e muitas bênçãos da Diecarmat!

Respostas de Diecarmat

Newsletter

Uma melodia que deixa líquida a palavra e impulsiona o despertar dos seres – crítica

Que sons tocam em seu interior? Que vozes falam em sua cabeça? Que trilha sonora explica o seu agora? Em.

LEIA MAIS

Cuba, a Ilha da Utopia

Artigo escrito em maio de 2024 pelo maestro Kleber Mazziero sob encomenda para a Arte Brasileira Em fevereiro de 2023,.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #10 – Piêit e sua “Maré de Pé” e o reggae “Lean On

No dia 18 de agosto de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com o cantor e compositor Piêit sobre seu.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #6 – O rock underground da banda Seu Juvenal e o indie rock

1º Convidado A banda Seu Juvenal é de rock underground, formada em Minas Gerais, e oficializada em 1997, ao gravar.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS