26 de janeiro de 2025

ALÉM DA BR – Uma lista de lançamentos focada em produção musical e gravação em estúdio (#4)

Já é um sucesso o nosso quadro ALÉM DA BR, focado em artistas não-brasileiros. Com o ALÉM DA BR, já divulgamos mais de três mil músicas de artistas de todas as partes do mundo. Agora, apresentamos um novo lado desta lista, no qual iremos focar nos processos de produção musical e de gravações em estúdio. Para isso, selecionaremos sempre cinco artistas, que irão contar com suas próprias palavras como foram estes processos de sus novas músicas. Vale dizer que o conteúdo produzido por eles tem exclusividade da Arte Brasileira, escrito sob encomenda. A sequência foi escolhida via sorteio, ou seja, não há “melhores e piores”.

Vamos nessa?

Ichinomoto Yu“STAND PROUD” – (Japão)

“STAND PROUD” é uma música que reflete a busca por ordem no caos e a determinação de avançar com paixão. A inspiração veio do desejo de superar limites e construir um novo futuro.

No processo de produção, devido a limitações físicas que me impedem de usar DAWs de forma plena, utilizei principalmente a ferramenta Suno.AI. Esse recurso foi essencial para transformar minha visão artística em som. A fusão entre tecnologia e criatividade desempenhou um papel crucial na realização deste projeto.

Durante a gravação, busquei traduzir a essência das letras e da arte do álbum em uma atmosfera sonora única. Experimentei diversas possibilidades e aceitei a imperfeição como parte da identidade da obra, criando uma expressão autêntica e original.

Cada etapa foi desafiadora, mas também trouxe muitas descobertas e aprendizados. Foi uma grande alegria unir emoção e técnica para dar vida a uma obra que considero verdadeiramente minha.

Com esta música, espero que os ouvintes sintam a importância de acreditar em si mesmos e de seguir em frente. E, acima de tudo, expresso minha profunda gratidão por este momento e compartilho minha alegria de coração.

Comentário de Ichinomoto Yu

Icarus Phoenix “Old Sleep Singer” – (EUA)

Sim. Gravamos em junho o Audio em Provo, Utah, com o produtor Jed Jones. Trabalhei com ele em todos os álbuns do Icarus Phoenix. Recentemente, ele começou a trabalhar com o Killers e Post Malone. Estou animado por ele. Ele é talentoso. Sou grato por trabalhar com tanto talento.

Comentário de Drew Danburry

D D Colvin“Moonlight Boogie” – (Reino Unido)

“Moonlight Boogie” começou a produção com a seção de contrabaixo em uma escala húngara em sol menor (é uma escala que sempre gostei, mas até agora não lancei nenhuma faixa utilizando-a). Isso deu a estrutura à qual então sobrepus várias partes de sintetizador.

Ela veio junto com o órgão distorcido e o piano mellotron que definiram o som assustador para mim, para então construir um vocal de duas partes que era um terapeuta falando e ouvindo seu paciente desequilibrado. Eu realmente só queria escrever e produzir uma faixa que fosse bem diferente das minhas outras músicas e tivesse uma natureza lúdica. Acontece que a escrita foi logo antes do Halloween, o que ajudou a influenciar a direção.

Tenho meu próprio estúdio em casa que construí ano passado, onde gravo usando o Cubase. Toco vários instrumentos, mas costumo me apoiar em sintetizadores e teclados, todo o resto é adicionado como uma necessidade de gravar e escrever por conta própria. Você pode ver meu estúdio neste link https://www.ddcolvin.com/rock-bottom-studio

O processo de gravação desta faixa foi bastante direto, usando um Cherry Audio CR88 para o som clássico de loop de bateria Roland com reverb e eco, com o baixo fixo no centro e os outros instrumentos panorâmicos para a esquerda e direita.

A mixagem foi toda sobre criar um espaço para cada instrumento no campo estéreo, deixando espaço para as faixas vocais ressoarem. Sou bem novo em mixagem e masterização, mas estou melhorando gradualmente a cada novo lançamento.

Comentário de DD Colvin

Danny End the Dictators“Waiting for the Sun (The Doors Cover)” – (Antártica)

Após uma sequência impressionante de quatro álbuns de estúdio com músicas originais — começando com seu álbum de estreia “Relentless” em 2021 , seguido por “The Death of Sovereignty” e “Coincidence Theory” em 2022, e seu último lançamento “Prostitutes of Propaganda” em 2024 — Danny End the Dictators está inovando com seu primeiro cover, uma homenagem ao clássico do The Doors, “Waiting for the Sun”.

Fãs de longa data do The Doors, particularmente o vocalista e compositor Dan D’Angelo , a banda abordou a capa com um profundo senso de respeito e admiração. “Não nos propusemos a melhorar o The Doors — como alguém poderia? Queríamos simplesmente honrar seu som lendário enquanto o infundíamos com o estilo inconfundível de Danny End the Dictators “, disse D’Angelo.

O processo de gravação foi uma mudança refrescante para a banda. Livre das pressões usuais de escrever originais, o foco mudou para fazer justiça à música. “Foi divertido, orgânico e realmente sem pressão. Fazer cover do The Doors nos permitiu celebrar seu legado atemporal enquanto trazíamos nossa própria energia criativa para a faixa”, acrescentou D’Angelo.

Com “Zaiting for the Sun”, Danny End the Dictators presta homenagem a uma das bandas mais icônicas do rock, entregando uma versão que é autêntica e exclusivamente deles.

Comentário de Danny End the Dictators

Pink Chameleons“Sunshine Honey” – (Finlândia)

Gravamos as faixas básicas para a música no Altai Studios em Helsinque, no outono de 2023. Bateria, baixo e guitarra base foram feitos ao vivo no estúdio. Configuração muito básica: 5 microfones para bateria, 2 para baixo e 1 para guitarra. O Altai tem bons pré-amplificadores e capturamos um som de bateria muito agradável e orgânico.

Quanto à sobreposição, esta foi a última música em que trabalhei para o novo álbum. Eu sempre gravo bastante “coisa”, ou seja, diferentes variações de riffs e teclados, e então na fase  de mixagem eu decido o que usar na versão  final. Para esta música, primeiro gravei duas tomadas de violão acústico para o canal esquerdo e direito para tornar a faixa de guitarra base mais robusta. Depois disso, gravei os vocais principais, sempre duplico ou triplico os vocais de faixa. Hoje em dia, gosto de ter o som vocal pronto antes de gravar as tomadas reais e para esta música usei overdrive suave e um pouco de vibrato junto com bastante reverb.

Gravei o riff de órgão com um velho Yamaha PS-20 (de 1980!) através do Fender Twin Reverb. Eu tinha um delay analógico que eu usava para variar o tempo de delay para fazer aqueles sons espaciais borbulhantes. Finalmente, eu gravei um pouco de cítara elétrica de Jerry Jones dobrando o riff de órgão através da música.

Eu mixei a música com o Logic Pro X. Essa música foi bem fácil de mixar, já que eu tinha uma visão bem clara de como ela deveria soar. Apenas equalização básica e compressão. Eu adoro usar master reverb e overdrive para fazer tudo se fundir.

Comentário de Paltsa-Kai Salama, vocalista, guitarrista, compositor, produtor e engenheiro da banda

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