18 de janeiro de 2025
Além da BR

Do Chile, Amix lança single fora da curva e conta detalhes do lançamento em entrevista à Arte Brasileira

Artista: Amix (Chile)

Lançamento: single “Aquarhythm”

Compositor: Amix

Data do lançamento: dezembro de 2024

Fonte: 768469 Records DK

Qual é a melhor sinopse deste lançamento?

Uma transição de Santiago para Miami. O dom de criar música e ritmos facilitou minha navegação por momentos fáceis e difíceis durante minha adaptação a Miami. 

O que você retrata na letra e qual é a sua mensagem?

“Aquarhythm” é uma representação lírica do meu relacionamento comigo mesmo, minha esposa, meu Rebe e Deus. Também representa minha viagem pessoal estudando a Torá, a Bíblia judaica e me conectando a Deus com aquilo que eu mais amo — fazer música. A mensagem é perseguir seus sonhos seguindo seu próprio ritmo interno de forma responsável e organizada.

Em que momento surgiu a composição?

O instrumental foi feito no ano de 2020 durante a Covid, ele representava minha necessidade de me mudar. Deixei a música lá para qualquer projeto futuro. Quando  visitei o Chile a trabalho 3 anos depois  (hoje moro em Miami), disse que gravaria um álbum lá porque seria mais barato. Então, tive cinco dias para  gravá-lo . O engenheiro me disse para adicionar vocais e torná-lo mais comercial. Eu disse que tudo bem. Era inverno, com montanhas, chuva e um relógio correndo. A pressão me ajudou a focar e lembro de escrever a letra no terraço com menos 0 graus Celsius. Então, há um grau de crueza nisso. Como psicólogo clínico, sempre precisei escrever rápido, então esta foi uma boa oportunidade de fazer isso acontecer.

Quais artistas/bandas e movimentos musicais influenciaram essa música?

Não sei como separar a persona musical da música em si, mas Kanye West tem sido uma grande influência na maneira como ele canaliza a criatividade. Daft Punk. Na maneira como eles escolhem e conectam os sons de uma forma muito melódica, rítmica e mágica, e Nine Inch Nails  com sua abordagem sem barreiras. Eu não tenho  uma  voz para cantar, mas pensei: “Quem se importa?  Eu canto” .

E o que a arte da capa do single representa?

A foto da capa foi tirada durante uma viagem em família para as Bahamas. Meu irmão nos convidou para um iate e, quando estávamos prestes a mergulhar, tirei uma foto da água. Eu estava mixando e masterizando o Aquarhythm na época, então parecia a combinação perfeita — natureza encontra música.

É possível estabelecer uma conexão entre essa música e a cultura e a música do Chile?

Absolutamente. O Chile foi meu lar por 30 anos, e a influência está lá. Politicamente é um país que vem tentando equilibrar esquerda e direita há anos. Ambos os partidos e pessoas tentando se comunicar. E essa música também é sobre equilíbrio. Você pode ouvir o lado mais amoroso no refrão e na parte do rap restrito. Um equilíbrio entre meu lado direito do cérebro/coração e o lado esquerdo. Haverá um dia em que perceberemos que a mão direita precisa do lado esquerdo para trabalhar em paz e vice-versa.

Artistas chilenos como Pablo Neruda, La Ley, Lucho Jara, Glup! Jorge Tacla, Boraj, Nicanor Parra e Marcela Paz são grandes influências nesta música que venho tocando.

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.