16 de julho de 2026

Em respostas exclusivas à ARTE BRASILEIRA, o franco-venezuelano Amílcar comenta sua feliz-jazz canção “Dança das Estrelas”

Nesta mini entrevista, conversei com o artista franco-venezuelano Amílcar sobre o seu novo lançamento, o single “Dança das Estrelas”, lançado em 9 de julho de 2026. A música, em tom alegre e que celebra a felicidade de viver, tem sonoridade, sobretudo, de jazz, que funde o Nu-Bossa, Nu-Jazz, Lougne e música eletrônica contemporânea.

Leia, na sequência, as cinco perguntas que fizemos a Amílcar.

Qual o conceito geral de “Dança das Estrelas”?

Dança das Estrelas é uma celebração da alegria, do movimento e da magia dos momentos mais felizes da vida. Imaginei as estrelas dançando pelo céu noturno, não em silêncio, mas em uma vibrante celebração repleta de ritmo e luz. Essa imagem tornou-se a base de toda a composição.

A faixa foi criada para fazer as pessoas sorrirem, se sentirem mais leves e abraçarem a energia positiva que a música pode transmitir. Seja contemplando um pôr do sol, dirigindo pela costa, compartilhando momentos com amigos ou simplesmente aproveitando um instante tranquilo ao ar livre, quis que Dança das Estrelas fosse a trilha sonora daqueles momentos que tornam a vida mais bonita.


De onde surgiu a inspiração para compô-la?

A inspiração nasceu do meu amor pela música brasileira e da sua incrível capacidade de transmitir felicidade com elegância e sofisticação. Há algo especial na forma como os ritmos brasileiros conseguem elevar o nosso estado de espírito instantaneamente, mantendo ao mesmo tempo uma atmosfera suave e relaxante. Quis capturar essa sensação e combiná-la com influências contemporâneas do Nu-Jazz, Lounge e da música eletrônica.

O título foi inspirado pela imagem das estrelas dançando em um céu limpo e estrelado. Em vez de enxergá-las como objetos distantes, imaginei-as celebrando juntas em uma alegre dança cósmica. Essa sensação de movimento, otimismo e liberdade tornou-se o coração emocional da composição.


Qual sua mensagem por trás do instrumental?

A mensagem de Dança das Estrelas é simples: celebrar o momento presente. A vida passa depressa e, muitas vezes, esquecemos de valorizar os pequenos instantes que nos trazem felicidade. Esta música é um convite para desacelerar o suficiente para aproveitar esses momentos, sorrir um pouco mais e permitir que a música nos lembre de que a alegria pode ser encontrada em quase qualquer lugar.

Por ser uma composição instrumental, cada pessoa é livre para criar a sua própria história. Alguns ouvintes podem se imaginar dançando sob as estrelas; outros podem recordar uma viagem inesquecível, um relacionamento especial ou simplesmente uma agradável noite de verão. É isso que mais gosto na música instrumental: ela oferece a liberdade para que cada um se conecte de forma única e pessoal.


Musicalmente, como você descreve este lançamento?

Eu descreveria Dança das Estrelas como uma elegante fusão de Nu-Bossa, Nu-Jazz, Lounge e música eletrônica contemporânea. A faixa combina o calor e o charme rítmico da música brasileira com harmonias suaves de jazz, timbres de piano Rhodes e sintetizadores, percussões orgânicas e técnicas modernas de produção.

Embora seja uma música relaxante, ela também possui uma energia contagiante que impulsiona a melodia do início ao fim. É o tipo de faixa que naturalmente faz você marcar o ritmo com os pés, balançar o corpo ou simplesmente se sentir bem. Meu objetivo foi criar uma sonoridade sofisticada, mas acessível — uma música que possa ser apreciada tanto em uma escuta atenta quanto como trilha sonora para um momento especial.


Como foi o processo de construi-la em estúdio?

Toda a produção foi guiada por uma única pergunta: “Isso me faz sorrir?” Comecei pela melodia principal do sintetizador, porque queria que a música transmitisse imediatamente uma sensação de alegria e movimento. Depois de estabelecer essa base, construí o arranjo cuidadosamente, adicionando percussões rítmicas, linhas de baixo envolventes e discretas texturas eletrônicas.

Uma das minhas maiores prioridades foi preservar um fluxo natural ao longo da música. Cada instrumento desempenha um papel importante, mas nenhum domina a mixagem. Em vez disso, eles interagem como se fossem dançarinos, cada um contribuindo para o groove enquanto deixa espaço para os demais. Esse equilíbrio foi essencial para criar a sensação leve e espontânea que eu buscava.

A produção final teve como principal objetivo preservar esse sentimento de positividade. Em vez de buscar complexidade, concentrei-me em criar uma sonoridade vibrante, elegante e acolhedora. Espero que, ao terminar de ouvir Dança das Estrelas, cada pessoa se sinta um pouco mais feliz do que estava antes de apertar o play.

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até.

LEIA MAIS

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

A luta da mulher e a importância de obras que contribui nessa jornada

Não tem uma receita básica, não nascemos prontas. Aprendemos com a vida. Diariamente temos que lutar para se afirmar. Porque.

LEIA MAIS