9 de setembro de 2024
Além da BR

Playlist “Além da BR” #188 – Sons do mundo que chegam até nós

Além da BR

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 188ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

Tulegur“Wind Dance” – (China) – [MINI ENTREVISTA]

Como você definiria essa música em geral? Essa música parece uma espécie de música funky, mas a melodia vem do nosso estilo mongol. Por isso, eu a chamei de rock nômade.

Qual é o tema e a mensagem dessa música? Essa música fala sobre a grama da pradaria da Mongólia dançando com o vento e também fala sobre o estilo de vida dos pastores, que gostam de beber e dançar depois de um dia de trabalho duro.

Como e por que essa música surgiu? Eu gosto de música funky. Então, tentei escrever uma música com um som funky e um som rock. Você pode ver que cada música minha é diferente e eu sempre procuro fazer algo que misture estilos musicais, porque é muito divertido.

O que essa música diz sobre a cultura e a música de sua região? Na Mongólia Interior, quando terminamos nosso trabalho diário, as pessoas sempre se reúnem e comemoram. Bebendo, dançando, rindo e cantando, você pode imaginar como é

Há algo especial sobre esse lançamento que vocês gostariam de destacar? Vamos lançar um novo álbum no próximo mês e nos apresentaremos no World Music Festival @‌Taiwan em outubro. Não há uma palavra que possa descrever minha música e continuarei buscando maneiras diferentes de fazer música. Basta nos seguir (INS: @‌tulegur_cn FB: http://facebook.com/tulegur YT:@tulegur1113 )! Obrigado!

Respostas de Gangzi (líder da banda e vocalista)

Gooseberry – “Baby Do You?” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

Sobre o que é essa música, especificamente? Baby Do You? é uma música punk divertida e boba sobre ficar chapado e assistir HBO. O mundo fica cada vez mais louco a cada ano, ou pelo menos é o que parece. Cada vez mais parece que estamos saindo dos trilhos sem muita habilidade para mudar as coisas. Então por que não ficar chapado e se perguntar se o ET já está aqui postando paixões por celebridades no Tumblr?

O que a letra diz e qual é a sua mensagem para o mundo? Nosso produtor, Colin Bryson, gosta de salientar que, embora eu possa rejeitar a música como sendo “boba”, a letra toca em temas mais profundos que atraem a todos nós: mortalidade, compreensão, frustrações com o quão pouco podemos impactar o mundo ao nosso redor e quão final é cada momento que passa. Se há alguma mensagem, ela provavelmente está na ponte. Justamente quando você pensa que é fraco e não consegue continuar, você continua, e então acontece que você é muito forte, não é?

Como e por que essa música surgiu? Aconteceu bem rápido, pelo que me lembro. No metrô para praticar, eu ficava ouvindo essa melodia na minha cabeça, então, quando entrei no estúdio, comecei a tocar os acordes em loop até que parecesse certo. Os caras entraram na brincadeira imediatamente e a música toda meio que se encaixou. É legal quando acontece assim!

O que essa música diz sobre seu país? Bem, a música fala sobre o medo existencial que grande parte da nossa geração vivencia diariamente. Seja o desastre climático ativo (e crescente) — ei, pelo menos este é o verão mais frio das nossas vidas! — ou a maravilha do nosso lugar no universo quando tudo parece tão trivializado e comercializado, acho que todos podem encontrar algo que se relacione com sua própria terra natal. Os EUA são um grande contribuidor para tudo em uma escala global, então dessa forma se relaciona com o nosso país, mas eu diria que essa música é menos focada politicamente do que outras músicas nossas, como Swindle .

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que você queira destacar? Esta faixa tem um crédito bônus! Nosso produtor, Colin Bryson, canta vocais de gangue com nosso baixista Will e eu naqueles momentos “1234”. Na criação dos vocais, tentamos vários cenários ridículos diferentes para construir os vocais de fundo. Há algumas tomadas normais, algumas tomadas com sotaque cockney, em um ponto eu canto como Mickey Mouse. Está tudo misturado e enterrado, mas se você apertar os olhos com força suficiente e focar corretamente, você pode ouvir toda a loucura surgindo.

Respostas Gooseberry

lovers apart“will you please go away” – (Hungria) – [MINI ENTREVISTA]

Em resumo, o que é essa música? A música é sobre eu não conseguir administrar as coisas na vida devido a maus hábitos. “I forget, I regret” vem de ter dificuldades em estar no topo do meu trabalho ou qualquer outra atividade. Eu nomeei a faixa em homenagem aos meus “pensamentos” e sim, foi um momento difícil na minha vida em que eu não conseguia produzir ou encontrar tempo para isso.

Qual a mensagem da música? Eu queria que as pessoas se divertissem com essa música , não há uma mensagem específica que a letra tenha, mas meus problemas pessoais eu gritei no microfone na época . Mas se alguma coisa, não deixe que os eventos da vida o desencorajem de conectar seu instrumento e tocá-lo !

O que você trouxe dentro do universo do rock e da música psicodélica? Acho que o que ofereço com essa faixa é alta energia, psicodélico influenciado pelo punk e surf rock.  Pegando tropos de diferentes eras do psych-rock e tentando implementar meu próprio toque neles. Não tenho medo de experimentar diferentes sons, efeitos de instrumentos e se você gosta e me segue, verá que o que eu faço não fica necessariamente apenas no rock e na música psicodélica. Eu faço o que sinto vontade de fazer e isso pode ser algo que ninguém pediu.

O que esta música diz sobre o seu país, a Hungria? Na verdade, sou de Izmir, Turquia. Sempre amei surf rock/surf punk em geral e, morando em uma cidade costeira, sempre quis fazer música influenciada pelo surf de qualquer maneira. Izmir é muito quente e tem muitas praias legais, então é muito fácil encontrar inspiração lá.

Há alguma curiosidade que você queira destacar? Lovers Apart na verdade era uma dupla, começou como uma dupla durante uma celebração de ano novo. Na época eu estava em Varsóvia e ele em Budapeste e daí o nome Lovers Apart . Mas nunca chegamos a fazer música juntos ainda lol.

Respostas lovers apart

David Voulga – “Saint-Louis Senegal” – (França) – [MINI ENTREVISTA]

O que é esta música, em especial? O título “Saint-Louis Sénégal” evoca uma viagem que fiz a África quando era adolescente. Originário de França, descobri no Senegal um mundo maravilhoso e libertador. As danças, os grupos de batuque de Casamance, a fraternidade, os sorrisos nas margens do rio Saint-Louis marcaram a minha relação com o mundo.

Quais suas intenções e propósitos com esta faixa? Com esta faixa, quis recriar a energia que retirei das minhas viagens no Senegal, o ritmo constante evocando a dança, a linha de baixo e os tambores misturando-se com um solo de flauta, uma forma de misturar as culturas musicais de diferentes países, convidando-nos a juntarmo-nos nas nossas diferenças.

Respostas David Voulga

Moon Kissed“Cycles” – (EUA) – [MINI ENTREVISTA]

Qual a melhor definição desta música? Nós definiríamos essa música como uma música punk dançante. É algo que você pode ouvir em uma boate com um sentimentalismo punk.

Qual sua mensagem? Ela fala sobre ficar preso em padrões negativos familiares com homens cis. Ter que cuidar de homens e atendê-los enquanto deixa de lado sua própria vida.

Como ela surigu? Em e Khaya criaram a faixa e a letra originais e então nós a desenvolvemos como uma faixa ao vivo e eu adicionei a parte da bateria.

Há alguma curiosidade? Algo especial sobre esse álbum é que ele se concentra em tempo e lugar. É uma espécie de culminância do nosso tempo até agora como uma banda na cidade de Nova York.

Respostas Moon Kissed

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.