27 de maio de 2024
Extras Google News Mais publicações

Editoras para publicar seu livro de ficção científica e fantasia

Para aqueles que amam a fantasia e a ficção científica, sejam leitores ou escritores, trago aqui três editoras brasileiras que tem um grande foco nesses gêneros. E se tem interesse em trabalhar com alguma delas, publicar seu livro, se prepare para algumas dicas.

ROCCO

A editora ROCCO, é uma das maiores editora de todo Brasil. Com mais de 1.500 títulos referentes a conteúdos diversos, essa editora tem um grande foco na fantasia e ficção, sendo jovens e adolescentes seu público com maior peso. Além disso, a editora faz publicação de livros internacionais, os queridinhos best-sellers do New York Times como “Harry Potter”, “Jogos Vorazes”, “Renegados”, “Animais Fantásticos”, “Eragon”, entre outros títulos famosos, e publicações de livros nacionais como “O Império dos Mortos”, “Por um Toque de Magia”, “O Mundo das Vozes Silenciadas”, e muito mais.

Autores como J.K. Rowling, Sophia Abrahão, Thalita Rebouças, Margaret Atwood, André Gordirro, Alice Oseman, Fredrik Backman, Anne Rice, Carolina Munhóz, Suzanne Collins e outros, estão presentes na editora Rocco.

Deu para perceber o porquê é uma das mais prestigiadas do Brasil, não é mesmo?!

Se você, escritor ou escritora, tem interesse de publicar seu livro com a Editora Rocco, envie um e-mail para editorial@rocco.com.br se apresentando e especificando o seu interesse, que o setor responsável irá te orientar.

Mas há um porém, essa editora é conhecida por publicar livros famosos, seja nacionais ou internacionais, e com isso, dão mais atenção à livros que provavelmente terão um grande reconhecimento nacional. E por mais que recebam vários originais de autores que estão decolando na carreira, poucos são selecionados.

Não que farão descaso de você, de forma alguma, mas saiba que a Rocco segue a maneira tradicional de lançar livros. Eles recebem os envios dos livros originais e os conduzam por uma fase de revisão em que o livro será selecionado ou não. Até porque são eles que arcam com todo o custo da personalização, diagramação, revisão e tudo mais necessário para a publicação do livro.

Mas saiba que para distribuição dos livros é uma perfeita opção, por ser uma grande editora é mais fácil para envio dos acervos em livrarias e lojas, físicas e virtuais, garantindo assim a expansão de sua obra.

Espero que essas informações tenham sido úteis e que tenham ajudado.

Este é o link do site da Rocco: https://rocco.com.br/

Galera Record

A editora Galera Record é a “casa” da fantasia, contendo autores como Cassandra Clare, Sarah J. Maas, Giu Domingues, Holly Black entre outros nomes super conhecidos do gênero, inseridos em seus acervos. Seu público são todos aqueles que ao ler, mergulham na história e vivem ela como se estivessem presentes. Seu foco, além da fantasia, é levar a diversidade para seus leitores, para que assim se sintam representados e descontraídos para ler.

É importante saber que a Galera Record é uma das subdivisões do Grupo Editorial Record, voltado para o público jovem. As outras subdivisões desse grupo editorial é a Galerinha, tendo o publico infantil como seus leitores, a Galera Junior, voltada para o público infanto-juvenil, e a Galera, para os jovens adultos. Cada subdivisão com seu próprio selo.

Dentre as obras publicadas pela editora encontramos: as séries “Trono de Vidro”, “De sangue e Cinzas”, “Corte de Rosas e Espinhos”, a duologia “Boreal”, sendo essa nacional, assim também como “Sob a Capa Vermelha”.    

Bom, esses títulos e outros são os queridinhos do TikTok e da internet. A editora também faz as publicações no Instagram (@galerarecord) dos seus acervos como propaganda e publicidade. Para chamar mais atenção do que já chama, não sei vocês, mas muitos dos livros de fantasia que encontro nas livrarias tem a selo da Galera Record, não é a única, claro. Mas está presente em diversos livros do gênero espalhados pelo país.

Imagina como seria ver seus livros em várias livrarias de todo o país carregando o selo da Galera Record?!

Bom, como fazer a publicação do livro? Simples, envia seu original para o e-mail originais@record.com.br, EM FORMATO PDF, a editora não aceita o envio de outra forma, nem impresso e nem em outro formato. E junto com seu original deve ser enviado uma carta de apresentação do autor e um resumo da obra, adivinha?! É, em PDF também. A não ser que seja escrito no corpo do e-mail. 

A editora não dá retorno do recebimento, mas se seu livro for escolhido para publicação, eles entrarão em contato com você.

Espero que essas informações tenham sido uteis e que tenham ajudado.

Este é o link do site da Galera Record: https://record.com.br/editoras/galera/

Viseu

A editora Viseu diferentemente das outras citadas, não é a “casa” dos “queridinhos” internacionais. Na verdade, essa editora é o abrigo dos livros de autores nacionais. As categorias presentes nessa editora são variadas, incluindo claro, a fantasia e a ficção. Seu foco não está nos gêneros que publicam, mas sim no espaço que proporcionam para os autores nacionais.

Mas como tudo isso é para os amantes dos mundos fantásticos e ficcionais, saibam que há vários autores desses gêneros que trabalham com a editora Viseu.

Saiba que os livros dessa editora são encontrados em várias livraria físicas e virtuais e lojas como a Amazon, Estante Virtual, Americanas, Magalu, L’a Casa del Libro, Submarino, Livraria Cultura, IBooks entre outros. Além disso, tem parcerias com mídias que fazem publicações de autores, entre eles estão a Terra, Estadão, Uol e mais.

Uma coisa bem interessante que achei na Viseu, é que ela proporciona materiais para autores iniciantes. Esses produtos são completamente de graça, sem custo algum, você só precisa fazer o download. Ao todo são 4 volumes, cada um contendo um conteúdo diferente de dicas para ajudar no desenvolvimento de sua obra, “Guia de Marketing para Escritores” (dicas de marketing), “Como Publicar um Livro” (dicas de publicação), “Guia definitivo de desenvolvimento de personagens” (dicas de escrita – para personagens), e, por fim “Manual do desenvolvimento de narrativas” (dicas de escrita – para história).

E claro, a publicação do livro é de maneira customizada!

Ei, se interessou?!

Bom, mas como publicar com a editora Viseu? A resposta para essa pergunta é bem simples. Ao concluir seu original, você pode enviá-lo para o seguinte e-mail: originais@editoraviseu.com. Seu livro deve estar entre as seguintes formatações: Word, PDF ou Google Docs. com link compartilhado.

A editora fará uma revisão básica sobre o texto e depois entrará em contato.

Este é o link do site da Viseu: https://editoraviseu.com/sobre-nos/

Espero que essas informações tenham sido uteis e que tenham ajudado.


É claro que sobre ambas as editoras, há mais coisas para serem mencionadas e até mesmo discutidas tanto pontos positivos quanto negativos, por isso recomendo que acessem ao site de cada editora mencionada no fim de cada texto. Mas não estou aqui para criticá-las, mas sim, para ressaltar pontos que acho importantes referente a cada uma delas para que você escritor, de fantasia e/ou ficção cientifica, que pretende lançar sua arte para o mundo, deva saber.

Espero que tenha ajudado!! (Se não também, mil perdões!!!!!!)


Artigo assinado por Any Caroliny

Cristã, estudante de Letras e leitora voraz. Amante dos livros.