13 de janeiro de 2025
Além da BR

Playlist “Além da BR” #201 – Sons do mundo que chegam até nós

Além da BR

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”. Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 201ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes que nos são apresentados.

Até o primeiro semestre de 2024 publicávamos também no formato de texto corrido, produzido pela redação da Arte Brasileira. Contudo, decidimos publicar apenas no formato minientrevista, em resposta aos pedidos de parte significativa dos nossos leitores.

Shehehe – “Elton John” – (EUA)

Diz-nos, resumidamente, o que é esta canção? “Elton John” é o resultado de estarmos a conduzir o nosso carro e ouvirmos que um dos nossos heróis musicais acabou de morrer e, momentos depois, descobrirmos que ainda não morreu, apenas está doente e a recuperar, ufa! Uma declaração de que a canção todo-poderosa é imortal e que dará força e inspiração para sempre.

O que é que a canção retrata na letra e qual é a sua mensagem? O sentimento é que a música nos afecta de muitas maneiras. Pode ajudar-nos a aguentar os momentos difíceis, pode trazer alegria e uma sensação de ligação e pode também recordar-nos o passado. Isto foi escrito há alguns anos, quando tínhamos perdido recentemente Prince e David Bowie. Eu ia a conduzir, estava a chover e na rádio alguém disse que o Elton John estava no hospital. Pensei: Não, os meus heróis estão todos a morrer! Felizmente, Elton John recuperou totalmente, mas a canção foi escrita ou, pelo menos, o refrão foi escrito naquela viagem chuvosa para o trabalho. O Jason acabou a letra nessa semana e a Noelle entrou com a guitarra e as harmonias.

Relativamente ao som, quais são as vossas considerações? Mantivemos esta canção animada apesar do tema sombrio. Fiquei muito contente por descobrir que as pessoas cantam durante muito tempo, pois esse tipo de interação com o público é um dos temas da própria canção. A bateria é forte, a guitarra é groovy e as harmonias vocais parecem-me certas.

O que é que a capa da música representa? É uma referência ao trabalho artístico? Temos uma imagem no Spotify quando partilhamos esta música que é uma referência aos Sex Pistols, mas em vez da rainha é o Elton John. É tudo muito divertido e só serve para dar um toque ao título do álbum, “Namedroppers”.

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que gostasses de realçar? Na semana em que lançámos o single Elton John estávamos em digressão e uma das nossas paragens foi em Cleveland, Ohio, onde fica o Rock and Roll Hall of Fame. Passámos o dia no museu e tivemos a oportunidade de ver de perto alguns dos objectos de Elton John, incluindo roupas de palco, o que foi muito divertido. Todo o museu foi inspirador. Fez-me refletir sobre a diversão de tudo isto. É muito divertido desenhar, atuar e partilhar música, o que é realmente partilhar ligação e alegria com as pessoas.

Respostas Shehehe

Patrick Sampson – “Row” – (Estados Unidos )

Qual é a melhor sinopse dessa música para alguém que vai ouvi-la agora? “Row” é, em sua essência, uma canção acústica de cantor/compositor/folk indie. É sonhadora e meditativa, com um vocal masculino suave e baixo acompanhado por harmonias mais altas, distantes e arejadas. É uma música para relaxar e também para pensar!

Qual é o retrato e a mensagem dessa música? “Row” está liricamente nadando em metáfora. Essa ideia de que; nos preparando para o inverno e construindo um barco para navegar no rio, o rio da vida e suas mudanças. No refrão, o personagem está remando contra as “marés atuais”. A rima, tanto lírica quanto narrativa, é que o ouvinte também está se afogando nos “tempos atuais”. Todos nós temos esses sentimentos ao entrar em estações de mudança e crescimento. A mensagem, suponho, é construir seu barco e remar de qualquer maneira, contra essa mesma maré.

Musicalmente, como você a descreve? Sonoramente, “Row” é uma música acústica, ambiente e poética que tem uma construção estável, com ondulações de guitarra elétrica que carregam o tom. Eventualmente apresentando um efeito de guitarra de delay reverso transformador na seção de ponte instrumental, a performance vocal do cantor e compositor/indie folk é calorosa e gentil na maior parte desta.

O que a capa da música diz e representa? A capa de “Row” foi, na verdade, desenhada pela minha amiga musical &Tilly, com quem lancei recentemente um single chamado “Paper Planes”. Enviei a ela a faixa e perguntei se ela criaria um design e foi isso que ela respondeu! Achei adorável e simples! Também reflete muito bem a imagem da música. O pequeno barco está navegando sobre o nome da música e meu nome também. Acho que isso fala muito bem da jornada da narrativa!

Afinal, quem é Patrick Sampson? Sou um cantor e compositor em turnê e gravação e guitarrista oficialmente aprovado da Gretsch que viaja pelos Estados Unidos tocando em casas de shows e salas de audição! Continuo trabalhando para alcançar o máximo de pessoas possível com música que espero que elas achem significativa de alguma forma! Estou muito feliz em ver que a nova música pareceu se conectar com tantas pessoas, e alcançar dezenas de milhares de novos ouvintes mensais recentemente tem sido muito gratificante! Sou muito grato.

Respostas Patrick Sampson

Riverside Brothers Band – “On The Road – Extended Version” – (Espanha)

O que diz a letra da música e sobre o que ela fala? “On the road” é uma música que fala de esperança, de coisas que ainda estão por descobrir. Convida você a deixar para trás qualquer medo ou experiência ruim e o incentiva a contemplar a vida como uma jornada cheia de possibilidades. Além disso, refere-se ao fato de que esse caminho não se percorre sozinho, há sempre alguém que segura sua mão e te ajuda a seguir em frente.

O que inspirou esta composição? Todos nós passamos por momentos ruins na vida em que é difícil encontrar o lado positivo do que acontece. “On the road” surgiu depois de ter passado por uma dessas experiências, quando surgiu a possibilidade de olhar para além do presente.

O que essa música diz sobre o seu país? O bom dessa música, e das demais músicas do álbum, é que elas falam sobre circunstâncias e experiências que podem acontecer com qualquer pessoa, independente de onde nasceu ou onde mora.

O que procuramos é que quem ouve a nossa música se sinta identificado com o que é contado porque as músicas são baseadas em experiências de vida que todos nós vivemos em algum momento na primeira pessoa ou através de alguém que nos rodeia.

Conte-nos sobre o álbum em que essa música é uma das faixas. Intitulámos precisamente o nosso álbum com o nome da música que vos apresentamos: “On the road”. Todo o álbum gira em torno da ideia de que estamos sempre em movimento: caminhando para onde queremos ir, evitando obstáculos, escalando montanhas ou tropeçando e levantando. A nossa mensagem é positiva porque, mesmo que haja dificuldades, haverá sempre um lugar para ir, um motivo para continuar a caminhar, alguém com quem o fazer e muitos locais para visitar.

O que essa música diz sobre você como artista e ser humano? Talvez o que essa música possa mostrar sobre a Riverside Brothers Band seja sua perseverança e desejo de continuar. Tanto a nível pessoal como musical, parte do sucesso reside em não desistir e perseguir o que se pretende alcançar. Neste momento estamos nesse ponto, “a caminho” desta jornada musical.

As perguntas foram respondidas em conjunto por Teresa Lidón (vocalista) e Edu Ribera (compositor e violonista)

Men Who Wave – “Why Are We Alive (feat. Restless J)” – (EUA)

Qual é a melhor sinopse dessa música? Resumindo, é sobre a questão: Por que estamos vivos? A música toca em quão absurdos todos nós podemos ser.

O que a letra da música diz e o que ela retrata? As pessoas estão presas em um transe. Às vezes, todos nós podemos ser feios. Nascemos em algo que todos nós temos que descobrir e isso pode parecer inútil. O jogo do limbo em que todos nós nos sentimos frustrados por participar pode ser assustador. Acho que a música é um reflexo dos meus pensamentos atuais sobre a posição em que todos nós caímos de vez em quando.

O que inspirou esta composição? Acho que a abertura da faixa me deu espaço para me expressar dessa forma. Eu mesmo me senti frustrado e a música me encontrou em um momento de reflexão.

Musicalmente, como você descreve essa música? Men Who Wave: Esta é uma versão moderna de uma música de rock inspirada nos anos 80. O sintetizador kalimba e a produção moderna fazem com que pareça novo e atual. Os vocais altos em falsete no refrão trazem uma sensação nostálgica. Algumas pessoas disseram como Queen.

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que você gostaria de destacar? Men Who Wave são produtores musicais, compositores e músicos de estúdio de Chicago que apresentam uma variedade de nossos talentosos amigos cantores. Restless J é um vocalista, ator e produtor de cinema de Chicago/Los Angeles/Atlanta. Este é o segundo single lançado por Men Who Wave e a primeira colaboração com Restless J.

Respostas Men Who Wave – Restless J

Prince Enoki – “Knowledge is a Garden” – (Canadá)

O que dizem as letras da música e qual é a sua mensagem? Esta canção é inspirada nas “pontes de raízes vivas” de Meghalaya, Índia, onde as raízes das figueiras são incentivadas a crescer e se entrelaçar sobre desfiladeiros e rios, formando pontes vivas que duram séculos. As letras usam essa metáfora para nos incentivar a trabalhar juntos e nos abraçar. Através do amor e compaixão, podemos conectar os espaços que nos separam, assim como as raízes se conectam e fortalecem com o tempo.

O que inspirou você a escrever “Conhecimento é um Jardim”? Esta música faz parte de um álbum sobre figueiras. Fiquei impressionado ao descobrir que as figueiras fornecem alimento, abrigo, inspiração e até arquitetura! Eu queria capturar e compartilhar esse senso de admiração, mostrando como algo simples como uma árvore pode oferecer tanto ao mundo.

Quais são as referências líricas e sonoras nesta música? Sou inspirado pelas ricas texturas da Tropicália, pelas melodias introspectivas do Folk, pelos ritmos vibrantes do Psychedelic Soul, pela inovação do Nu Jazz e pela energia dinâmica do Breakbeat. Liricamente, a canção se baseia nas obras de Mary Oliver, Rainer Maria Rilke e Rachel Carson, cujas reflexões sobre a natureza e o espírito humano me influenciam profundamente.

Finalmente, o que essa música diz sobre você, Prince Enoki? Esta música reflete minha crença no poder da empatia e compaixão para nos ajudar a elevar uns aos outros e construir comunidades mais fortes. É sobre encontrar paz e unidade em nossa humanidade compartilhada. Paz!

Respostas Prince Enoki

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.