13 de dezembro de 2024
Além da BR

Playlist “Além da BR” #222 – Sons do mundo que chegam até nós

Além da BR

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”. Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 222ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes que nos são apresentados.

Até o primeiro semestre de 2024 publicávamos também no formato de texto corrido, produzido pela redação da Arte Brasileira. Contudo, decidimos publicar apenas no formato minientrevista, em resposta aos pedidos de parte significativa dos nossos leitores.

Rachael Mann“O Come O Come Emmanuel” – (EUA)

Que história ou mensagem você retrata na música? Esta é uma linda música, perfeita para a temporada de festas. Eu queria que as pessoas experimentassem paz e esperança quando ouvissem esta música.

O que inspirou essa composição? Eu tinha uma ideia de como eu queria que a música soasse. Quando entrei no estúdio com Nathan, fiquei completamente espantada porque ele ouviu os sons da música que eu queria gravar. Foi uma verdadeira bênção.

Qual gênero musical você define como sendo essa música e quais artistas/bandas são suas inspirações? Eu defino essa música como uma música cristã/de Natal. “Eu cresci ouvindo artistas como Michael W. Smith. Ele realmente me inspirou quando eu estava crescendo.

É possível estabelecer alguma conexão entre essa música e seu país, os EUA? Eu acredito que essa música pode ser cantada em todo o mundo, não apenas nos EUA. Mas essa é uma música muito popular nos EUA.

Por que você escolheu essa foto para a capa do single? Eu sabia no meu coração que tipo de ideia eu queria para a foto da capa. Eu queria que ela retratasse o significado da música. Eu realmente criei a capa. Ela representa muito do que a música é sobre.

Respostas Rachael Mann

Lonesome Handsome“In This Ghostly Domain” – (Suécia)

Quem é Lonesome Handsome ? Lonesome Handsome é meu alter ego, um personagem nascido do meu amor pelas paisagens selvagens e pelo isolamento tranquilo das Montanhas Rochosas, embora eu nunca tenha estado lá. Ele é uma figura solitária, assombrada e confortada pela natureza, e canaliza um anseio poético por liberdade e exploração. De certa forma, ele é uma extensão da minha própria imaginação — um contador de histórias que vive para a natureza selvagem e encontra significado na beleza da solidão. Ele também é uma maneira de escapar das dificuldades cotidianas de uma vida comum.

O que diz a letra dessa música? A letra de In This Ghostly Domain explora temas de perda, memória e a atração de lugares distantes. É sobre ser atraído por paisagens desconhecidas e talvez inalcançáveis, tanto reais quanto emocionais. Há uma sensação de vagar por um terreno assombrado, onde cada verso reflete sobre a natureza frágil e transitória da vida

Musicalmente, você acredita que trouxe algo novo, especial? Acho que sim! Há uma mistura de dark americana com influências folk escandinavas, o que acrescenta um toque ligeiramente místico ao som. Cresci com música folk sueca, então essa é minha língua principal. Eu queria trazer algo que parecesse íntimo e expansivo — música que soasse como se pudesse ecoar por um cânion, mas ainda parecesse próxima, como uma confissão sussurrada. Sou inspirado por artistas como The Handsome Family e Timber Timbre, mas estou sempre buscando meu próprio tom e voz, algo que reflita as paisagens em minha mente.

Por que você escolheu essa arte de capa? A arte da capa reflete a beleza misteriosa de uma figura solitária em uma vasta paisagem, que é central para o mundo de Lonesome Handsome . É misterioso e um pouco surreal — é como se a pessoa estivesse carregando a natureza selvagem dentro de si. Eu queria que a arte evocasse aquela sensação de estar na beira de algo desconhecido e atemporal, um lugar onde a natureza e a memória se misturam. É uma obra de arte feita pelo artista Jeff Olsson e estou muito feliz que ele me deixou usá-la para Lonesome .

Há algum outro fato interessante que você gostaria de destacar? Bem, eu fiz turnê no Brasil com meu outro projeto musical, Siri Karlsson, há muito tempo! Toquei em favelas e na biblioteca nacional, por exemplo. Tive os melhores momentos explorando seu lindo país e a música!

Respostas Lonesome Handsome

Hydro Wonky – “Captain Barbabassa”

Qual é o melhor resumo desta música, “Captain Barbabassa”? Capitão Barbabassa é o nome do capitão do “dub express” (nome do álbum), conceitualmente parecia certo apresentar o capitão do navio no início do álbum,

A faixa tem como objetivo apresentar o caráter melancólico e descolado do capitão.

O que inspirou esta composição? A composição é inspirada na minha própria experiência no estúdio, brincando com designs de baixo e padrões de bateria descolados. Os instrumentos visam capturar vibrações de terras distantes.

E, claro, me inspirando em grandes dubladores psicológicos antes de mim, como Quanta, Land Switcher e MantisMash.

Você tem três playlists para adicionar essa música; quais gêneros musicais e temas você escolheria? Psydub/chill, Global Bass e Experimental Bass

É possível estabelecer alguma conexão entre este lançamento e seu país? Na verdade não, sou americano de origem, mas me mudei para Israel quando era criança. Desenvolvi um profundo interesse por diferentes culturas, adoro world music e a implemento sempre que sinto que se encaixa.

E finalmente, quem é Hydro Wonky? Um explorador sonoro e feiticeiro do baixo, hiperfocado em criar experiências emocionantes e transformadoras para os amantes da música e especialmente do baixo.

Respostas Jacob (Hydro Wonky)

Stonehocker“Take Everything” – (Canadá)

Que história você retrata na letra da música e qual é sua mensagem universal? Eu começo a música descrevendo diferentes emoções ou estados como raiva, desdém, ficar ofendido, sentir-se sozinho, procurar se esconder. Esses são temas comuns na sociedade hoje em dia, parece que todos podem se identificar. Eu acho que tenho essas emoções em resposta a coisas na vida sobre as quais não tenho controle, a única solução para mim tem sido entregar minha necessidade de controle. Me render a algo maior do que eu, me render a Deus.

Em que momento e por que essa música surgiu? Eu geralmente sou muito bom em datar minhas letras, mas eu não namorei Take Everything e não me lembro exatamente quando a escrevi. Embora, tenha sido depois que eu finalmente comecei a entender o que era se render e comecei a fazer isso ativamente; eu me rendo diariamente. Esta é uma música que eu posso cantar para mim mesmo todos os dias, é um tema constante.

Em qual gênero musical “Take Everything” pode ser categorizado? Eu geralmente rotulei minha música como rock alternativo, sempre que minha música é resenhada é assim que eles a rotulam.

Qual é a proposta simbólica da arte da capa? A arte da capa é um personagem que visivelmente viveu uma vida mais difícil ou para quem a vida foi difícil. No entanto, apesar do desgaste visual, ele está distintamente feliz, ele renunciou à sua necessidade de controle e isso lhe permitiu ficar bem com quem ele é e onde ele está.

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que você gostaria de destacar? Este single faz parte de um próximo álbum, e será a faixa final do álbum. É a conclusão de uma história envolvendo todas essas emoções e a busca por Deus.

Respostas Stonehocker

Magic Fever“Stuck Inside of Your Mind” – (Suécia)

Qual história ou mensagem você retrata na música? Esta música conta a história de alguém que, por uma razão ou outra, não consegue chegar a lugar nenhum na vida. Essa pessoa tem medo do mundo exterior ou medo de mudanças e prefere viver dentro de si mesma e dentro de sua mente. Meu desejo é que ela pare de acreditar no que ela mesma se convence e comece a aproveitar a vida.

O que inspirou esta composição? A música é realmente sobre alguém próximo a mim

Por que a escolha dessa foto para a arte da capa do single? Gostamos das partes psicodélicas da capa e ela combina bem com nossos lançamentos anteriores

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que seja importante de ser destacada? Tentamos fazer com que nossa música seja ouvida pelo maior número de pessoas possível.

Afinal, qual a melhor descrição de Magic Fever? Costumamos dizer que a Magic Fever   é especialista em experiências sonoras de cura analógicas.

Respostas Magic Fever

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.