16 de junho de 2026

Tendo a união da família humana como princípio, banda francesa Giramundo une reggae e música latina em novo single que exalta a felicidade das coisas simples [entrevista]

Banda: Giramundo (França)

Lançamento: single “A Tu Lado”

Compositores: Asuncion Robles Martinez, Pierre André Foy e robles

Ano de lançamento: 2024

Queremos usar a música como uma linguagem comum para vivermos juntos em uma sociedade cada vez mais dividida em dois blocos que não se comunicam mais. A situação na França e a ascensão do nacionalismo nos preocupam particularmente, e difundir valores de fraternidade, solidariedade e humanismo ao maior público possível nos parece de utilidade pública hoje em dia. É por isso que escrevemos em francês, inglês e espanhol, para ilustrar nossa abertura ao mundo e sermos compreendidos pelo máximo de pessoas.”, disse o integrante AD na entrevista à seguir

Como você definiria essa música de uma maneira geral?

AD: Nós propomos com “A tu lado” um reggae Two Step com influências latinas. A seção de bateria e baixo é inspirada na música jamaicana, enquanto as melodias vocais em espanhol e os arranjos de guitarra acústica e metais trazem a cor latina para a faixa.
SUN: Esta canção é uma ode ao amor e às coisas simples da vida. É uma música “easy listening” e dançante, que me parece perfeita para passar um momento festivo com amigos durante uma noite ou para ouvir de manhã ao acordar para se animar!

O que a letra retrata?

SUN: As letras são um diálogo entre duas pessoas de um casal apaixonado. Elas enumeram momentos felizes e simples da vida, como caminhar de mãos dadas na praia ou ouvir o parceiro cantarolar de manhã no chuveiro. Elas também evocam a busca e a celebração do amor.

Qual é a sua mensagem para o mundo?

AD: Queremos usar a música como uma linguagem comum para vivermos juntos em uma sociedade cada vez mais dividida em dois blocos que não se comunicam mais. A situação na França e a ascensão do nacionalismo nos preocupam particularmente, e difundir valores de fraternidade, solidariedade e humanismo ao maior público possível nos parece de utilidade pública hoje em dia. É por isso que escrevemos em francês, inglês e espanhol, para ilustrar nossa abertura ao mundo e sermos compreendidos pelo máximo de pessoas.
SUN: Também queremos espalhar amor e positividade. Rir, dançar, viajar, celebrar com os entes queridos, homenagear a beleza da vida e compartilhar momentos de festa!

Como e por que essa música surgiu?

SUN: Estávamos em residência artística em nosso estúdio de gravação para compor novas músicas. As linhas gerais da canção foram compostas em algumas horas. AD, PAF (beatmaking, bateria, DJ) e PITA (baixo) compuseram o refrão antes de eu chegar e eu fui rapidamente inspirada pelo riddim que era muito solar.
AD: Queríamos criar uma música que pudéssemos cantar em shows neste verão e dançar com o público em torno de um ritmo simples e alegre. Começamos com acordes de guitarra bem simples e depois encontramos o hook para o refrão. Estava muito quente no estúdio e eu me imaginei à beira da praia, com o vento soprando levemente e a sensação de areia molhada sob os pés. Pensei na história de alguém que gostaria de ver o mar novamente e caminhar ao lado da pessoa que ama. Sun chegou e escreveu dois versos que terminaram de estruturar a música.

Musicalmente, como você a descreveria?

AD: É um reggae two step com influências latinas, ideal para dançar, esquecer os problemas e pensar nas férias.

Há alguma curiosidade sobre este lançamento que você gostaria de destacar?

SUN: Sim! (risos) Para realizar o clipe, decidimos usar as imagens de arquivo da nossa lua de mel (AD e eu somos casados) dez anos atrás na Croácia! Achamos que usar imagens autênticas cheias de amor ilustraria perfeitamente a mensagem que queríamos passar com esta música: a nostalgia feliz de recordar coisas passadas mas ainda presentes. Não hesitem em assistir ao clipe no nosso canal do YouTube: Giramundo Music Officiel.

Respostas de AD (voz, teclados, composição e arranjos) e SUN (voz, composição)

Letra de “A Tu Lado”

Para voltar a ver o mar
E caminhar ao teu lado
Ouvir-te cantar
E caminhar ao teu lado

Hoje quero ver-te e voltar a ver-te
Quero sonhar contigo, quero amar-te
Posso encontrar-te e prometer-te
Vou abraçar-te muito mais
E assim compreender-te e ser corajoso
Saio para te procurar entre as pessoas
Vou oferecer-te um sol ardente
Que te acompanhará

Para voltar a ver o mar
E caminhar ao teu lado
Para te ouvir cantar
E caminhar ao teu lado

Na espuma vejo o teu reflexo
O teu riso é o meu único refúgio
Em terra e no mar tenho andado à procura
Para te ver de novo, para te ter ao meu lado para sempre
És a minha bússola quando navego neste
mundo incerto. Quando a maré está a subir,
Com o farol dos teus olhos me guiarei

Hoje quero ver-te e voltar a ver-te
Quero sonhar contigo, quero amar-te
Posso encontrar-te e prometer-te
Vou abraçar-te muito mais
E assim compreender-te e ser corajoso
Saio para te procurar entre as pessoas
Vou oferecer-te um sol ardente
Que te acompanhará

Para voltar a ver o mar
E caminhar ao teu lado
Para te ouvir cantar
E caminhar ao teu lado

Traduzido mecanicamente com DeepL

BINGO: O REI DAS MANHÃS – Tudo o que você precisa saber!

Lançado em 2017, é o primeiro longa do diretor Daniel Rezende (montador de “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite.

LEIA MAIS

Explore o universo literário

Você tem que se aventurar no campo literário e fazer novas descobertas. Você como leitor não pode ficar só focado.

LEIA MAIS

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Dá para fazer livros razoáveis com Inteligência Artificial. Há casos de autores com centenas de livros já publicados com a.

LEIA MAIS

Editoras para publicar seu livro de ficção científica e fantasia

Para aqueles que amam a fantasia e a ficção científica, sejam leitores ou escritores, trago aqui três editoras brasileiras que.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

Resenha do filme “O Dia em que Dorival Encarou o Guarda”, de 1986 (por Tiago

Olá a todos! Feliz ano novo! Vida longa e prospera! Bom, a primeira obra do ano se chama “O Dia.

LEIA MAIS

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

É tempo de celebrar o folclore brasileiro (Luiz Neves Castro)

FOLCLORE BRASILEIRO – Em agosto, comemoramos o Mês do Folclore no Brasil com a passagem do Dia do Folclore em.

LEIA MAIS