20 de setembro de 2026

Artista visual Lucas Duarte mescla arquitetura, o programa paint e a arte

 

Meu nome é Lucas Henrique Duarte, tenho 23 anos, me formei em Arquitetura e Urbanismo em 2017. Nasci no estado do Paraná, mas meu desenvolvimento pessoal aconteceu em Campo Grande (MS), cidade que moro atualmente.

Minha história com a arquitetura começou em 2003, quando tinha 8 anos de idade, e ganhei meu primeiro computador, o famoso “Windows xp 2003”. Como na época os computadores não tinham tantos recursos para jogos, e como eu não tinha vídeo game, eis que eu descubro o Paint. Naquele momento, já sabia o que queria fazer para o resto da vida: desenhar casas. Comecei com desenhos de paisagens e casas avulsas, e dedicava-os aos meus pais, como forma de carinho. E eles percebendo minha facilidade em criar, sempre incentivaram.

 

 

O Paint era a minha diversão. Lembro-me de ficar pelo menos umas 5 horas por dia na frente do computador, criando cidades, das quais eu apelidava de “VILINHA”, que foram aumentando para “VILINHA 02”, “VILINHA 03”, “VILINHA 04”, e assim sucessivamente, até a “VILINHA 75”, que foi o último desenho de cidades.

 

 

 

 

 

Além desses, eu sempre praticava outros desenhos no paint, como carros, telas e até pessoas. Possuo uma pasta com mais de 100 desenhos realizados no programa, que guardo como tesouros. Parei de desenhar no paint aos 16, 17 anos, quando iniciei a faculdade, comecei a trabalhar, e não tive mais muito tempo livre. Espero ter a mesma inspiração para seguir minha carreira de arquiteto, que está apenas começando, e quem sabe um dia ainda voltar a desenhar com o “esquecido” paint, pois é a melhor lembrança da minha infância.

 

 

 

 

 

 

 

 

Bethânia só sabe amar direito e Almério também (Crítica de Fernanda Lucena sobre o single

O mundo acaba de ser presenteado com uma obra que, sem dúvidas, nasceu para ser eterna na história da música.

LEIA MAIS

O folk voz e violão de Diego Schaun no EP “Durante Este Tempo

Quatro canções formam o novo EP do baiano Diego Schaun, cantor e compositor de música folk que estreou nas plataformas.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

Filme nacional que arrecadou mais de R$ 19 milhões, “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado

No dia 22 de agosto de 2003, ia aos cinemas “Lisbela e o Prisioneiro”. Aposto que não sabiam, mas estavam.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS