24 de junho de 2026

O dia que a canção fez a diferença na maternidade

Em um conhecido hospital de São Paulo, não foi apenas uma criança que nasceu. Ali, entre suspiros de alívio e olhares marejados, nasceu também um milagre — o milagre da superação.

Teresa, a mãe, viveu uma gestação desafiadora, repleta de limitações, dores e incertezas. Cada mês foi uma batalha, cada exame uma oração. Mas ela seguiu firme, com fé e coragem. Até que, finalmente, nasceu Gabriela, cheia de luz, saúde e vida.

E diante de tanta luta e amor, a família decidiu: aquele momento precisava ser eternizado.

Sem que ninguém soubesse, a trupe da Serenata & Cia. já estava no hospital, escondida, cúmplice de uma surpresa mágica. Quando o silêncio do quarto se preparava para ser rotina, os primeiros acordes de “Gabriela”, de Tom Jobim, começaram a soar. Era a música que inspirou o nome da bebê.

Teresa chorou. Os olhos disseram tudo: valeu a pena.

Mas a emoção só cresceu.

Entre as canções,  Fredi Jon apareceu com sua cartola. E de lá, tirou não um coelho, mas uma carta:                                                                                      “Hoje não celebramos só o nascimento de Gabriela. Celebramos a bravura de sua mãe. Teresa, que dançou com a dor e venceu. O mundo agora é mais bonito com vocês radiando alegria e luz”

O quarto se encheu de lágrimas, sorrisos, palmas. Médicos emocionados, enfermeiras em silêncio, familiares de olhos fechados. Até que, de repente, a emoção virou festa. Balões apareceram, doces chegaram, alguém improvisou confetes com papel de receituário. Era como se o hospital inteiro quisesse dizer: o amor venceu.

E em meio àquele cenário tão simples quanto extraordinário, alguém comentou: “Essa ideia foi genial. Uma daquelas lembranças que ficam com a gente pra sempre.”

Gabriela dormia no colo da mãe, alheia ao espetáculo. Mas sem saber, já era protagonista de uma das cenas mais lindas que a vida pode escrever.

E você? Se pudesse fazer uma serenata para alguém que te deu amor incondicional…

Qual música tocaria?  Qual palavra diria que nunca teve coragem?

Não espere.
Abrace hoje.
Cante hoje.

Agradeça enquanto é tempo.  Porque o verdadeiro amor, sempre deve ser celebrado.

Artgio de Fredi Jon

Newsletter

CONTO: O Medo de Avião e o Vôo na Contramão (Gil Silva Freires)

Alcindo ganhou uma passagem pra Maceió. Acontece que era uma passagem de avião e Alcindo tinha pavor de avião. O.

LEIA MAIS

CONTO: A ansiedade do vovô na hora que o cometa passou (Gil Silva Freires)

Seo Leonel tinha nascido em 1911, um ano depois da primeira passagem do cometa de Halley neste século vigésimo. Dessa.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

O lado cineasta de Oswaldo Montenegro

  O lado musical e poético de Oswaldo Montenegro é reconhecido Brasil afora, mas o lado cineasta do artista é.

LEIA MAIS

BEDEU – Em emocionante entrevista, a compositora Delma fala sobre o músico gaúcho

Em Porto Alegre (RS), no dia 4 de dezembro de 1946, nascia aquele que daria o ar da graça ao.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS

Goreth Caldas: um sistema de metáforas (das tantas esperas)

Entre os escaravelhos e o arbustodo peito frágil existemsegredos buscando alívioatravés de sussurros. Henriqueta Lisboa 1. Goreth Caldas (Caicó, 1958), embora.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

A nossa relação com os livros 

Como diz um autor anônimo, “a leitura nos traz amigos desconhecidos”, e de alguma forma inesperada constrói essa relação “leitor.

LEIA MAIS