Eu amei o tema da redação da prova do ENEM de 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Uma menina passou na prova com nota máxima ao citar na redação Djamila Ribeiro.
Vi o comentário da escritora, foi bem sucinta nas suas palavras. Isso me fez pensar: E a mulher com deficiência física que está na invisibilidade e tratada como incapacitada?
No Brasil das quase 19 milhões de pessoas com deficiência 10,7 milhões são mulheres. E de forma geral, tanto homem como mulher, 77% já sofreram ou sofrem preconceito de deslocamento pela cidade. Mas esse preconceito muitas vezes não acontece só nas ruas, às vezes dentro do ciclo familiar, profissional e amigável também acontece. Muitas vezes isso é percebido por 31% das pessoas, segundo os dados 45% entre quem tem deficiência ou convive com quem tem.
A invisibilidade da mulher existe em todos os campos, é muito triste isso. Quando se vê muitas abordagens sobre o tema, inclusive sobre a rejeição, a exclusão, o machismo, a violência sofrida, não se trata de falatórios feministas ou modismo, mas sim de uma luta concreta para conscientização de todos.
Texto escrito por Clarisse da Costa em novembro de 2024