23 de fevereiro de 2024
Extras

Conheça a Associação Aliança Artística de Andradina

SUMÁRIO
1) Introdução – O que é a Aliança Artística……………………………….3
2) Contexto do cenário cultural de Andradina…………………………..3
3) Nossa Importância…………………………………………………………….4
4) Nosso Objetivos/finalidades……………………………………………….4
5) Projetos……………………………………………………………………………5
6) Utilidade pública……………………………………………………………….5
7) Conclusão…………………………………………………………………………6

  1. INTRODUÇÃO – O QUE É A ALIANÇA ARTÍSTICA?
    O conceito e a ideia da Aliança Artística de Andradina-SP surgiram nos últimos meses de 2020 quando artistas e interessados na promoção artística se reuniram com o propósito de criar uma instituição que pudesse ser capaz de unir a classe e realizar eventos e ações de forma orquestrada, regulamentada, imparcial, apartidária, independente e duradoura. Desta forma, semanas depois, foi realizada a primeira votação para a primeira diretoria e conselho fiscal, que fundou oficialmente a entidade.
    A proposta da Aliança, desde as primeiras reuniões, é de promover a cultura e a arte em Andradina e cidades próximas, que ainda carecem neste quesito. Música, artes cênicas, artes plásticas e visuais, fotografia, literatura, artesanato e dança são os principais campos de atuação. Vale dizer que os associados não são necessariamente artistas, mas também pessoas que, de alguma forma, se interessam por esta causa.
    Com o apoio do advogado Leandro Mendes Haddad, foi criado também o estatuto, que regimenta todas as ações e atividades burocráticas da Aliança, como: Finalidades; Formas de receita; Gerenciamento, direitos e deveres dos associados e novos associados; Órgãos de poderes como Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal; Alteração das disposições estatuárias; Da dissolução da Associação; Contas e finanças.
    De acordo com este estatuto, a Aliança Artística é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza civil. O documento garante também o perfil democrático e independente da instituição e a coloca como “sem prazo definido para ter suas atividades encerradas”.
    Atualmente, a Aliança Artística está em sua segunda diretoria/conselho, formado por nove membros, com Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro e três conselheiros. A sede está localizada no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, com sala cedida pela Prefeitura. A instituição recebeu, em 2022, o título de Utilidade Pública e o direito à uma sede em algum espaço público, com aprovação unanime da Câmara Municipal de Andradina-SP e sancionado pelo atual Prefeito da cidade Mário Celso Lopes.
  2. CONTEXTO DO CENÁRIO CULTURAL DE ANDRADINA
    Para compreender a Aliança Artística é necessário compreender Andradina. A cidade vive há mais de três décadas momentos de escassez quanto ao lazer e às manifestações artísticas e culturais, embora esta situação tenha melhorado há pelo menos 5 anos. São poucas opções. As poucas que há são monopolizadas pela área musical e, dentro da área musical, restritas ao sertanejo e o funk, com recente espaço aberto para o rock.
    É neste cenário de ausência de diversas manifestações artísticas que a Aliança surgiu, justamente com a intenção de preencher este espaço e oferecer diversidade artística e cultural para todos os públicos, todas as idades, todas as classes e todas as localidades. Nascemos com o objetivo não somente de fazer isso, mas também de estimular os munícipes de Andradina e região a apreciarem cada vez mais a arte a cultura, uma missão difícil, mas não impossível.
  3. NOSSA IMPORTÂNCIA
    Muito já se tentou fazer o que a Aliança Artística se propõe, mas raramente estas ações têm sucesso. Geralmente quem se aventura nesta missão são grupos de pessoas sem relevância e desorganizados. Estes grupos não têm apoios de alta relevância, como os apoios da Prefeitura, de vereadores e de outras entidades. Quanto à isso, a Aliança Artística não tem com o que se preocupar, uma vez que temos várias parcerias, do privado ao estatal.
    Esses grupos isolados não tem todo o aparato burocrático que a Aliança tem: CNPJ, Estatuto, Sede, diretoria/conselho consolidada e constituída democraticamente e dezenas de associados. Esses aparatos facilitam várias questões, como inscrições em editais, leis de incentivo a cultura, parcerias público-privado, assim como confiança dessas instituições no momento de prestações de contas.
    Vale dizer que o maior exemplo desta máxima é o apoio que tivemos da Prefeitura e Câmara Municipal, o que culminou no reconhecimento da Aliança como Utilidade Pública.
    Por outro lado, a Aliança, por ser uma instituição democrática e apartidária, não pertence a ninguém em específico, mas sim a sociedade como um todo. Como em qualquer democracia, de dois em dois anos há novas eleições e qualquer associado (desde que respeite as normas) poderá criar uma chapa e concorrer, e qualquer pessoa da sociedade civil pode se tornar um associado. Isso é importante porque reforça o caráter sem fins lucrativos e social da instituição.
    Com isso, tendo em vista que a diretoria e o conselho não são renumerados, a instituição é comandada por uma equipe que tem como único objetivo alcançar suas finalidades. Além disso, temos associados dos mais diversos segmentos e não enxergamos a Associação como o braço de apenas um segmento, dois pontos que tornam possível a implantação de uma diversidade artística nos locais de atuação.
    Não para por aí. A Aliança, desde os seus primórdios, tem como objetivo atuar nas periferias, mudando, desta maneira, a rota dos eventos que costumam acontecer sempre nas praças e locais centrais da cidade, a forma clássica de se fazer eventos em Andradina.
    Por fim, apoiar a Aliança Artística é apoiar todos esses valores.
  4. NOSSOS OBJETIVOS/FINALIDADES
    A Aliança Artística, como já foi mencionado anteriormente, tem uma mentalidade de fornecer cultura e arte para todos, sem distinção alguma. Além disso, também funciona como um núcleo para o desenvolvimento de artistas e de união entre a classe. O nosso estatuto deixa claro esses objetivos de uma maneira geral, veja:
  5. PROJETOS
    Desde sua fundação, a Aliança Artística realizou diversos eventos, todos em Andradina-SP. Tivemos em nossas primeiras experiências bons resultados e trouxemos novidades para Andradina, como teatro, literatura, artes plásticas/visuais e na música gêneros pouco difundidos, a exemplo do reggae, rock e hip hop.
    Para este ano e para os próximos temos a intenção de expandir nossos eventos e ações para bairros periféricos e escolas, com uma divulgação que pretende tornar essas atividades com abundância de públicos. Também está em nossas discussões oficinas gratuitas para a população, em especial, crianças, e palestras sobre diversos temas da cultura e da arte.
    Por fim, a Aliança Artística não é somente uma produtora de eventos, mas, sobretudo, uma entidade preocupada com a disseminação artística em todos os seus âmbitos: educacional, social e artístico. São essas as três características que valorizamos em nossas ações.
  6. UTILIDADE PÚBLICA
    Em 2022, tivemos o prazer de receber o título de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Andradina, numa votação unânime, sancionado, depois, pelo Prefeito Mário Celso Lopes. Desta forma, fica evidente que o nosso trabalho é reconhecido como importante e útil para a sociedade andradinense.

7. CONCLUSÃO
Desde 2021, quando foi fundada, a Aliança Artística já realizou diversos eventos, todos levando em consideração a proposta apresentada nos tópicos anteriores. Essa trajetória, embora de apenas pouco mais de dois anos, já rendeu diversos frutos e reconhecimento da sociedade civil, dos artistas, do poder público e de outras entidades como a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Andradina) e o parque aquática Aqualinda.
A Aliança está dando seus primeiros passos rumo a uma “nova Andradina”, cheia de arte e cultura e com a classe bem organizada, para uma cidade que, para nós, merece um dia ter a atividade artística como algo rotineiro. No entanto, para isso, precisamos de apoio, assim como toda entidade sem fins lucrativos e independente necessita. É por este motivo que estamos encaminhando esta apresentação para a Raízen. Acreditamos muito nessa parceria!

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.