11 de fevereiro de 2025

Ajude a construir a maior biblioteca de artes online do Brasil

 

O Projeto apresentado pela REDARTE/RJ e selecionado pelo BNDES é “Artes sem fronteiras: bibliotecas em rede“, um sonho antigo da Rede, que começa a se realizar.

Será uma grande contribuição para a área da pesquisa em Artes. Um projeto pioneiro nas bibliotecas de arte no país.

 

Para contribuir, clique aqui, e saiba mais.

 

 

Trata-se de um Portal que vai contemplar um Catálogo Integrado Online de acervos de Bibliotecas da Rede, inicialmente reunirá num mesmo local virtual os acervos das bibliotecas dos seguintes museus: o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, os Museus Castro Maya e o Museu Casa de Rui Barbosa, todos nos Rio de Janeiro, e  futuramente, outras bibliotecas poderão aderir ao portal.

Participando da nossa campanha, você contribuirá para a disseminação da informação em Arte e o fortalecimento das bibliotecas. Contamos com a colaboração de todos e desde já agradecemos! “Juntos somos mais fortes e podemos fazer mais e melhor”.

 

(Reprodução do texto retirado do site do projeto)

 

 

 

 

 

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a.

LEIA MAIS

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS

Cuba, a Ilha da Utopia

Artigo escrito em maio de 2024 pelo maestro Kleber Mazziero sob encomenda para a Arte Brasileira Em fevereiro de 2023,.

LEIA MAIS

BEDEU – Em emocionante entrevista, a compositora Delma fala sobre o músico gaúcho

Em Porto Alegre (RS), no dia 4 de dezembro de 1946, nascia aquele que daria o ar da graça ao.

LEIA MAIS

Pincel, o novo companheiro do cantor e compositor Bryan Behr

Reprodução/instagram do artista. Do seu atelier, Bryan Behr se mostra um artista inquieto, em constante atividade. O catarinense de 24.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

A invisibilidade da mulher com deficiência física (por Clarisse da Costa)

Eu amei o tema da redação da prova do ENEM de 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

Dos livros às telas de cinema

Não é de hoje que muitas histórias de livros despertam desejos cinematográficos, algumas dessas histórias ao pararem nos cinemas até.

LEIA MAIS