21 de abril de 2026

ALÉM DA BR – Uma lista de lançamentos focada no processo criativo das canções (#16)

Já é um sucesso o nosso quadro ALÉM DA BR, focado em artistas não-brasileiros. Com o ALÉM DA BR, já divulgamos mais de três mil músicas de artistas de todas as partes do mundo. Agora, apresentamos um novo lado desta lista, no qual iremos focar no processo de composição e criativo. Para isso, selecionaremos sempre cinco artistas, que irão contar com suas próprias palavras como foram estes processos de sus novas músicas. Vale dizer que o conteúdo produzido por eles tem exclusividade da Arte Brasileira, escrito sob encomenda. A sequência foi escolhida via sorteio, ou seja, não há “melhores e piores”.

Vamos nessa?

Peter Kruse – “Indigo” – (EUA)

Esta música é sobre minhas viagens pelos Grandes Lagos, no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Sempre me inspirei e encontrei esperança nessas magníficas massas de água doce. A mensagem é sobre encontrar beleza na natureza e esperança ao nosso redor. Às vezes, ao escapar da agitação da cidade, conseguimos encontrar consolo e serenidade. Meu som já foi comparado ao de Jack Johnson e Hollow Coves. Adoro esses artistas e tento criar uma vibe acústica orgânica com algumas vozes femininas me acompanhando. Gostaria de destacar as cantoras do coro. Ambas são da Indonésia e acho que elas dão um toque especial à minha música.

Comentários Peter Kruse

Alyssa Caroline – “Fire to Ash” – (EUA)

” Fire to Ash “ é um hino emocionalmente carregado de desilusão amorosa que mergulha profundamente nas complexidades de relacionamentos tóxicos e na luta pela autolibertação. O processo criativo por trás desta música foi alimentado por experiências pessoais e insights sobre a tendência humana de se apegar ao que é, em última análise, prejudicial. Alyssa Caroline buscou capturar essa tensão por meio de letras vívidas, ilustrando o impulso e a atração de querer deixar ir enquanto se sente irresistivelmente atraído de volta.

A inspiração para “ Fire to Ash ” veio de momentos de vulnerabilidade e autorreflexão. Alyssa explorou as emoções associadas ao reconhecimento de que alguém não é a pessoa certa para você, mas ainda assim se encontrar presa no ciclo de esperança e desespero. Essa mistura de coragem e vulnerabilidade tornou-se um elemento vital para transmitir a poderosa mensagem da música.

Compor ” Fire to Ash ” foi uma jornada intensa e gratificante. Alyssa experimentou diversas melodias e arranjos para criar um som cinematográfico que correspondesse ao peso emocional da letra. A produção pop pulsante adiciona profundidade à música, amplificando os sentimentos de urgência e anseio que a permeiam. A colaboração com produtores talentosos permitiu que ela desse vida a um som rico e complexo, aprimorando sua poderosa entrega vocal.

A produção visa elevar o tema da recuperação da autoestima diante de verdades dolorosas. Alyssa elaborou meticulosamente cada elemento musical — das melodias vibrantes às batidas pungentes — para garantir que transmitissem a dualidade do empoderamento e da dor. A faixa final se apresenta como uma reflexão comovente e um hino de resiliência, convidando os ouvintes a refletirem sobre suas próprias experiências com o amor e a perda.

Em última análise, ” Fire to Ash ” trata de reconhecer o momento de desapego, transformando a dor em combustível para o crescimento pessoal. Ela encoraja qualquer pessoa que tenha lutado com uma conexão tóxica a encontrar clareza em meio ao caos. Com esta música, Alyssa espera proporcionar uma sensação de conexão e empoderamento, lembrando aos ouvintes que eles podem brilhar intensamente sem se esgotar.

Comentários Alyssa Caroline

Jeremy Mage (EUA) x Wunmi (Nigéria) – “In Gaza Today (feat. Wunmi & Slow Commotion)”

Às vezes, uma música te escolhe e você simplesmente tem que deixar acontecer. Quando o pé do meu filho de três anos me atingiu durante a noite, e eu me levantei de um salto, a música já estava lá, exigindo que eu levantasse da cama e a soltasse. E tudo começou com a pergunta que me queimava: O que significa ser um pai amoroso em 

Gaza hoje ? De manhã, era hora de ligar para a Wunmi para soltar o verso dela.Trabalhamos muito rapidamente, com urgência para levantar nossas vozes. Nenhum de nós pode ficar sentado e relaxado enquanto um genocídio está acontecendo. Isso me atinge de forma especialmente dura, como americano de ascendência judaica: a destruição de Gaza está acontecendo em meu nome e com o dinheiro dos meus impostos.Mas, independentemente de como você se identifique politicamente, você pode se dar ao luxo de dedicar tempo e imaginação para abordar uma questão humana muito simples: O que significa ser um pai amoroso em 

Gaza hoje ?Compor esta música foi um processo rápido. Há tanto a dizer sobre esta situação. O ritmo do verso é uma mistura estranha de compassos, mas parecia perfeito. O refrão com Wunmi está em 5/4, um compasso estranho para o afrobeat, mas transmite a urgência desequilibrada da situação.

Em nome da paz!

Comentários Jeremy MageWunmi

Longing Louisa – “Waterphile” – (Finlândia)

 Comecei a compor essa música anos atrás. Na época, eu pensava muito sobre amizades, apego, união e independência. É sobre querer manter um amigo bem próximo, mas ao mesmo tempo tentar lembrar que você não pode possuir ninguém. Sinto que a vida adulta traz essas paredes invisíveis entre nós e geralmente está tudo bem, mas às vezes ainda me deixa um pouco melancólica. Amei essa música desde o primeiro dia em que comecei a escrevê-la e sabia que queria gravá-la algum dia. A parte original era bem simples: apenas dois acordes e sem refrão. Alguns anos depois de escrever os versos, adicionei a parte final da música. 

A fase de produção foi maravilhosa. Comecei a brincar com alguns plug-ins de vocais e delay, e de alguma forma a música começou a ganhar uma vibe subaquática bacana. Eu queria enfatizar essa vibe com um movimento ondulatório para o equalizador, através do filtro passa-altas para a faixa de piano acústico, para que parecesse que o piano está realmente flutuando na água. 

Comentários Longing Louisa

Stefan – “Guitarra Apasionada (Para Mario)” – (EUA)

Bom, essa música simplesmente aconteceu.

Comecei apenas com a melodia do verso, que então facilmente levou à melodia da ponte.

Depois disso adicionei os acordes.

Depois de uma breve construção, a melodia do refrão surgiu. Eu precisava de algo um pouco mais forte ali.

Tentei manter a orquestração bem vazia. Um bom amigo acrescentou o contrabaixo, e o Alessandro fez uma parte incrível de flugelhorn.

É isso…nada muito complicado, apenas uma memória colocada em forma de música.

Geralmente eu apenas ouço a melodia na minha cabeça.

Comentário Stefan

OS COMENTÁRIOS PUBLICADOS NESTA EDIÇÃO DO ALÉM DA BR NÃO REPRESENTAM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO EDITORIAL DA REVISTA ARTE BRASILEIRO E DE SUA EQUIPE.

Newsletter

ENTREVISTA – Literatura de Renan Wangler reforça ancestralidade e luta da população negra

A população negra precisa estar conectada com a literatura, cultura e arte, dessa forma podemos estar conectados com a nossa.

LEIA MAIS

Pietro desce às regiões pelágicas do ser

Apesar dos sete mares e outros tantos matizes somos um. Henriqueta Lisboa 1. Malgrado as secas periódicas e as terras nem.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

CONTO: A Falta de Sorte no Pacto de Morte (Gil Silva Freires)

Romeu amava Julieta. Não se trata da obra imortal de Willian Shakespeare, mas de uma história de amor suburbana, acontecida.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

Editoras para publicar seu livro de ficção científica e fantasia

Para aqueles que amam a fantasia e a ficção científica, sejam leitores ou escritores, trago aqui três editoras brasileiras que.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS