7 de outubro de 2026

Antologia destaca personagens LGBTQIA+ com finais felizes

Uma das primeiras publicações da Psiu Editora foi “Somos”, livro que contava com contos com a temática LGBTQIA+. No entanto, o jornalista e organizador da obra, Ednan Gomes, se inquietou ao perceber que a maioria das histórias terminavam sem finais felizes.

Como num inshgt, Ednan sentiu a necessidade de mudar esse rumo, algo, inclusive, muito comum na literatura nacional, quando se trata dessa temática. Assim, ele sugeriu à equipe da Psiu um novo formato, no qual os personagens LGBTQIA+ chegavam nas últimas páginas com a felicidade no coração. É por isso que foi batizado o livro que iremos apresentar hoje, “Nossos Finais Felizes”.

O LIVRO

“Nossos Finais Felizes” é uma antologia de contos que reúne autores nacionais, que escrevem sobre protagonistas LGBT, que, como numa missão, terminam com finais felizes.

“Em muitas representações culturais, as histórias dessas pessoas circulam apenas nos mesmos nichos: como a pessoa de descobre LGBT+, sua aceitação. Nessa obra, a possibilidade otimista, com finais felizes é um objetivo latente.”, explica Ednan, que também acredita no poder transformador deste livro. “Um livro desse nesse momento, é fazer a resistência a esse tipo de ideia.”, acrescenta.

“É importante mostrar para sociedade que pessoas como nós, são “normais” e podem ser felizes. Mesmo estando no século XXI, ainda existe uma ignorância e preconceito muito grande dessa temática, para muitas pessoas em nosso país, o que nos levou ao desgoverno em que chegamos, em que temos um presidente abertamente homofóbico (e transfóbico), com pessoas os apoiando por ele ‘renegar’ esses grupos.”

Clique aqui para comprar

APOIE!

“A literatura brasileira é uma das mais belas do mundo, na minha humilde opinião. E a Psiu Editora, assume esse papel de colocar no mercado editorial novos escritores que precisam de apoio para serem publicados. Então, pelo para todos aqueles que possam apoiar esse projeto no catarse, para realizar esse sonho. Você está apoiando o desenvolvimento da cultura em nosso país.”, convida Ednan.

Clique aqui para apoiar

OS AUTORES E AS OBRAS

Alexia de Lima – Olhos de Jade

Alice Stamato – Meu segundo primeiro beijo

Aline Hahn Pereira – Elas, o tempo e o amor

Alvaro Tallarico – Rei de Copas

Amanda Galvão – Em dias nublados raios e trovões também são luz

Ana Basileu – Conectadas

André Machado de Azevedo – E se amor for cor, arco-íris sou

K. OLIVEIRA – TE ADORO, TEODORO

Bia Chaves – Uma nova chance de dançar

Caio Matando – Formado

Cadu Mohrstedt – Permita-se

Carol Sampaio – Hoje me descobri completo

Douglas Luis Binda Filho – Hoje em dia, temo justamente onde dragões e tigres não estejam

Edson Amaro de Souza – Depois do Carnaval

flora isabelle – Tudo que sua mãe quis

Gabriel Castellamare – Sob dois pontos de vista

Íris Bisof – O envelope vermelho

Isabella Tagata – Ametistas e Safiras

Júlia Rodrigues – Existe amor em 2.706,40 quilômetros

LARISSA ALMEIDA – O match de uma vida

Larissa Nacif – No meio do caminho, tinha o amor

Luis Henrique Pilger Machado – O futuro em direção ao desconhecido

Mell Marzola – O Ladrão do Bingo

Patricia de Campos Occhiucci – O que tem que ser, será

P. B. Araripe – Verdade ou Consequência

Priscilla Thuany da Costa – O Segredo de Catarina

Fernanda Irada – Príncipe Leão

Nabi Rocha – A morada do tempo

Vanessa Freitas – Corrompendo o Sistema

Vanessa Souza de Oliveira – Momento Oportuno

V.D. Fernandes – A gente se vê

Henrie S Reis – Além do tempo um lugar seguro

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

Espiritualidade de pai para filho, a mensagem da nova música do israelense Ari Fraser

ARI FRASER, músico israelense, cria uma canção de ninar comovente e profundamente espiritual nesta canção. A letra se desdobra como.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Elis Regina em detalhes (com Julio Maria)

O experiente jornalista musical e biografo Julio Maria é autor do livro “Elis Regina. Nada Será Como Antes”. A obra.

LEIA MAIS

Uma aula sobre samba paulista com Anderson Soares

Patrimônio cultural imaterial do nosso país, o samba foi descrito e explicado por incontáveis fontes, como estudantes do tema, jornalistas,.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Conhecimento abre horizontes

Durante anos a ignorância era atribuída a falta de conhecimento e estudo. Mas não ter conhecimento ou estudo não é.

LEIA MAIS

Mercedes Sosa em 241 palavras

Mercedes Sosa é uma cantora argentina nascida em 1935, na província de Tucumán. É considerada como “a voz da américa.

LEIA MAIS

Francisco Eduardo:  a geometria do corpo e suas personas

 Quando quis tirar a máscara,Estava pegada à cara.Quando a tirei e me vi ao espelho,Já tinha envelhecido. Fernando Pessoa  .

LEIA MAIS