21 de abril de 2026

Cooperação do rock progressivo com a música brasileira brilha na estreia de LUNA’S TANGRAM, e a mãe natureza agradece!

A música, com feat. do aclamado cantor alemão Oliver Hartmann, ecoa a preocupação global quanto à emergência climática. A canção já disponível em todas as plataformas de áudio e em videoclipe no Youtube

LUNA´S TANGRAM, o projeto solo do músico e produtor paulista Du Gama, anuncia o lançamento de seu single de estreia, “Silent Pain”. A canção chega às plataformas digitais no dia 26 de setembro de 2025 e conta com a notável colaboração do aclamado cantor alemão Oliver Hartmann. Este lançamento inaugural serve como um prelúdio para o álbum “Anthropos”, uma obra que promete uma fusão inovadora de rock progressivo, AOR e a rica sonoridade brasileira. 

A origem da canção reside em um “grito interno do espírito”, que precisava ser exteriorizado. Mais do que uma simples composição, a música foi concebida como uma contribuição para o planeta e a mãe natureza, plantando uma “corrente do bem” e servindo como um alerta sonoro para o futuro. Este grito, silenciado por anos, agora se expande como uma semente, uma contribuição às novas gerações. 

Essa mesma urgência e senso de propósito transbordam em cada verso. A letra destaca a conexão e a interdependência profunda entre a humanidade e a natureza, com a repetição da frase “Listen to the sound of nature’s heart”, um convite a ouvir e respeitar o ritmo do planeta. Embora aborde a destruição ambiental, a mensagem central é de esperança e renovação, simbolizada pela imagem da fênix que renasce das cinzas. 

A sonoridade da faixa acompanha a sua mensagem, soando ao mesmo tempo poderosa e frágil, capaz de acalentar e desafiar o ouvinte simultaneamente. Camadas e mais camadas de arranjos e instrumentos se entrelaçam em uma trama musical que incita a uma escuta atenta, revelando novos sons e sentimentos a cada audição. 

É uma riqueza sonora cujo resultado é fruto de uma fusão inovadora entre a roupagem do pop/rock e a tradição musical brasileira. O single integra instrumentos regionais como a viola caipira e a sanfona, além de percussões exclusivas, em arranjos que se harmonizam perfeitamente com a entrega vocal de um artista internacional. 

A produção de “Silent Pain” reflete a meticulosa atenção do artista à qualidade. A canção apresenta uma clareza e profundidade sonora que valorizam cada detalhe, especialmente os instrumentos acústicos que compõem 90% do projeto. É um trabalho artesanal que se destaca no cenário contemporâneo, transmitindo toda a carga de “profundidade e de nuances”, lembra o artista. 

Sobre o Artista 

A trajetória musical de Du Gama, nascido e residente em São Paulo, começou aos 11 anos, quando ele se apaixonou pelo rock, influenciado pela avó violonista. Essa dualidade o levou a uma carreira de sucesso na produção musical para televisão, rádio e streaming em sua produtora F/X Studios, atuando no mercado há quase 30 anos. LUNA´S TANGRAM é a culminação de sua jornada artística, refletindo suas influências ecléticas, que vão de bandas icônicas como Toto e Def Leppard a mestres brasileiros como Tom Jobim e Sérgio Mendes. 

A faixa de estreia traz a colaboração de Oliver Hartmann, cantor, compositor e guitarrista alemão de 55 anos. Ele é conhecido por seu trabalho com sua própria banda de AOR/hard rock, HARTMANN, e por ser o vocalista e guitarrista em diversos projetos internacionais, como o Tobias Sammet’s Avantasia. 

Du Gama em foto de Cauê Angeli 

Ficha técnica 

“SILENT PAIN” feat. Oliver Hartmann 

Luna´s Tangram 

“Anthropos” LP & CD 

Music & Lyrics by Du Gama 

Produced & Arranged by Du Gama 

Du Gama: Acoustic Guitars / Piano 

Oliver Hartmann: The Voice 

Bruno Godinho: Co-Arranger 

Gabriel Levy: Accordion 

João Paulo Amaral: Brazilian 10-stringed viola 

Marcos Pontes “Caixote”: Grand Piano 

Ocimar de Paula: Electric bass 

Célio Barros: Acoustic bass 

Luís “Guello”: Percussion 

Maguinho Alcântara: Drums 

Jotinha Napoli: guiding vocals 

Recording Engineer: Rodrigo Reis / Edu Garcia at FX Studios – São Paulo – SP – Brazil 

Mixed by: Edu Garcia at Moby Dick Audio – São Paulo – SP – Brazil 

Mastered by Felipe Tichauer at Red Traxx Mastering – Los Angeles – California – USA  

 Art, logo & avatar by Gustavo Sazes 

Siga LUNA’S TANGRAM 

Instagram – Youtube  

Música de Cazuza e Gilberto Gil também é um filme; você sabia?

“São sete horas da manhã   Vejo o Cristo da janela   O sol já apagou sua luz   E o povo lá.

LEIA MAIS

“DO MEU LADO” – Curta de 2014 dirigido por Tarcísio Lara Puiati

Eu descobre esse cura por acaso mas recomendações do YouTube. Acredito que por conta do meu interesse em curtas metragens.

LEIA MAIS

Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Bodoli – de Mauricio Duarte

 Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Boboli – de Mauricio Duarte   O que acontece quando um mestre da arte.

LEIA MAIS

Carlos Gomes: um naïf registra e exulta uma pintura lúdica

O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. Provérbios, 11, 17.

LEIA MAIS

Olympia Bulhões: a casa de morada e seus emblemas simbólicos

Não te fies do tempo nem da eternidade que as nuvens me puxam pelos vestidos. que os ventos me arrastam contra.

LEIA MAIS

“Minha jornada musical entre o Brasil e a Alemanha” – Um relato de Juliana Blumenschein

Sou Juliana Blumenschein, cantautora alemã-brasileira, nascida em 1992 em Freiburg, no sul da Alemanha. Filha de brasileiros de Goiânia, meus pais migraram.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

LITERATURA DO RAP, por Luiz Castelões

O rap é o mais importante gênero musical-literário do final do séc. XX.Assim como o post de rede social é.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS