21 de junho de 2025

Bruno Ruy leva positividade ao mundo em seu EP de estreia

Fernanda Dapper – Divulgação.

Em 2020, Bruno Ruy lançou “Trilhos”, uma estreia no Youtube que posicionou um pequeno fragmento de sua mensagem, do que ele tem a entregar ao mundo. Esse caminho se prolongou ao longo deste ano de 2021, no entanto, com mais profissionalismo e objetivos, já que conta com o apoio de duas grandes instituições musicais: o selo Gear Music, liderada por Giba Moojen (este, inclusive, o próprio produtor musical de Bruno) e a gravadora Midas Music, do fantástico Rick Bonadio.

Essa parceria, que foi gestada durante meses, teve o seu primeiro resultado apresentado no dia 24 de setembro, quando Bruno lançou a canção “Âmago”, e dias depois, o consequente clipe. A partir de então, com um espaço de aproximadamente um mês, o jovem cantor gaúcho aterrissou nos aplicativos digitais outros três singles, todos com audiovisuais como acompanhantes.

Esses lançamentos agora estão compactados no EP de estreia de Bruno Ruy, “Âmago”. Então, pode-se dizer que, enfim, o artista realmente é dono de um material mais completo, denso e definitivo. Assim, o próprio músico deixa claro que este é o início de uma história atemporal, o que quer dizer o quanto suas ideias demasiadamente reflexivas, contemplativas e existenciais servem como norte para ajudar o mundo, servindo para todas as pessoas, todas as gerações.

Conceitual, o EP traz quatro faixas que, apesar de distintas, formam um mosaico do que é o mundo e a vida para Bruno. A começar pela faixa-título, podemos dizer que sua letra é algo como “olhar para dentro de si, e ter um encontro com a própria essência”. Na sequência, “Vem Coruja” é bem semelhante, mas chega como uma reverência à alma, a evolução e a sabedoria. A terceira canção “Dores do Mundo”, no entanto, já é um Bruno repleto de compaixão para com as dores do próximo. Por fim, “Reme” tem como intuito pensar no transcender, ocupar a vaga da dor com a felicidade e a harmonia.

Os temas do EP são bastante complexos, mas a forma de escrever de Bruno transcende essa complexidade, tornando-as leves e acessíveis para todos. Indo além, essa comunicação é mais agradável ainda, porque Bruno faz de ritmos populares como o pop, MPB, reggae e o rock como guias. Porém, mais lindo é a forma como as brasilidades envolvidas nas músicas ecoam.

Para o futuro próximo, Bruno Ruy não nos deu muitos detalhes, mas alertou que muitas coisas boas estão por vir.

Divulgação.

SOBRE BRUNO RUY

Nascido no ano 2000, em Novo Hamburgo-RS, e atualmente residente de Morro Reuter (serra gaúcha), Bruno Ruy se inspira na música pop/MPB, assim como outros gêneros, como o rock e o reggae. Dessas referências, o artista escreve suas letras que tem como missão promover reflexões a quem as ouve.

“A intenção constante nas letras das minhas músicas, é tocar o coração e estimular a evolução do ser humano, provocando reflexões internas, sobre diversos assuntos pertinentes à existência humana no mundo atual.”

Recentemente, Bruno lançou o seu EP de estreia, “Âmago”, em parceria com as gravadoras Gear Music (Giba Moojen) e Midas Music (Rick Bonadio).

FICHA TÉCNICA

Produzido por: Giba Moojen

Arranjos: Giba Moojen

Gravado: G.E.A.R Studio

Engenheiro de Gravação: Giba Moojen

Assistente de Gravação: Nathan Ricardo

Pós-produção de áudio: Nathan Ricardo

Mixado em: G.E.A.R Studio

Mixado por: Giba Moojen e Nathan Ricardo

Assistente de Mix: Nathan Ricardo

Masterizado em G.E.A.R Studio

Masterizado Por: Nathan Ricardo

Músicos participantes: Giba Moojen

Selo: Gear Music e Midas Music

Calu Manhães estreia como atriz  na Amazon Prime em filme musical “Um ano  inesquecível –

Estreou na Amazon Prime o filme “Um ano inesquecível – Outono”, dirigido por Lázaro Ramos. Com ele, nasce uma atriz,.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca.

LEIA MAIS

A conexão musical entre Portugal e Brasil, contada pela siberiana Svetlana Bakushina

Artigo escrito por Svetlana Bakushina com exclusividade para Arte BrasileiraPortugal, agosto de 2024 Nasci e cresci na Sibéria, onde a.

LEIA MAIS

CONTO: A Falta de Sorte no Pacto de Morte (Gil Silva Freires)

Romeu amava Julieta. Não se trata da obra imortal de Willian Shakespeare, mas de uma história de amor suburbana, acontecida.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

BEDEU – Em emocionante entrevista, a compositora Delma fala sobre o músico gaúcho

Em Porto Alegre (RS), no dia 4 de dezembro de 1946, nascia aquele que daria o ar da graça ao.

LEIA MAIS