18 de agosto de 2026

Com a canção “Um Minuto Só”, Dentinho Arueira recebe prêmio no Festival de Música de Rio do Sul

(foto/Divulgação)

 

Um dos principais nomes dos festivais musicais do país, Dentinho Arueira ficou em 2º lugar no Festival de Música de Rio do Sul, em Santa Catarina. O músico radicado em Bombinhas foi acompanhado pelo Música Orgânica, grupo de Porto Belo. A canção premiada foi “Um Mundo Só”, composição inédita gravada no ano passado e que fará parte do próximo disco do artista.

“O tema da canção é minimalista e aborda o lúdico do cancioneiro popular, onde o rio com suas veias e veios enche o mar de sereias e violeiros. Pondo todos a navegar”, explica Dentinho Arueira que também contou que a premiação da música significa um apelo ao ouvido do público e dos jurados, mostrando o potencial da composição.

As lendas e alegrias de navegar o mar, de conhecer o mundo, são contadas em “Um Mundo Só”. A letra escrita por Dentinho Arueira usa de metáforas em relação ao corpo humano para falar poeticamente sobre a viagem pelos mares, rios e riachos.

O grupo Música Orgânica, que acompanhou Dentinho Arueira na apresentação, é formado pelos músicos André de Miranda (voz e cordas), Cezinha Silva (contrabaixo) e Carlinhos Ribeiro (percussão).

Com quase 30 anos de carreira, Dentinho Arueira pode ser considerado um veterano. O músico paranaense, radicado em Santa Catarina, já participou de mais de 65 festivais por todo o país. Recentemente, o cantor, compositor e pesquisador musical lançou o disco “Minha Tribo”, que marcou a estreia do artista nas plataformas digitais de música. Antes disso, Dentinho participou de 26 coletâneas com suas músicas premiadas em festivais de música, e lançou os discos “Dentinho nos Festivais” (2008) e “Seu Brasilino” (2014), este último anteriormente lançado como DVD.

 

 

 

 

 

 

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

O cemitério velho da cidade de Patu

  Seguindo na Rua Capitão José Severino até o seu final, antes de adentrar pela Praça Padre Henrique Spitz, observa-se,.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

SP/RJ: Bloco dos Dubladores se manifesta contra o uso indiscriminado da inteligência artificial no enredo

O carnaval deste 2024 nas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo também questiona o uso indiscriminado das Inteligências Artificiais.

LEIA MAIS

Conceição Fernandes: a presença e a valia do silêncio na arte

1. Conceição Fernandes (Mossoró, 16.05.1957) é atualmente professora aposentada, tendo atuado como professora nas redes estadual e municipal. Dedica-se às.

LEIA MAIS

A Via Dolorosa de Iaperi Araújo

A Via Dolorosa de Iaperi Araujo Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.E nasce.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS

Cuba, a Ilha da Utopia

Artigo escrito em maio de 2024 pelo maestro Kleber Mazziero sob encomenda para a Arte Brasileira Em fevereiro de 2023,.

LEIA MAIS

Uma nova oportunidade de conhecer a censura no Brasil

Gilberto Gil e Caetano Veloso em exílio na Europa, entre 1969 e 1972. Foto: Reprodução do site da Folha de.

LEIA MAIS